G.I. Joe: Renegados foi parte de uma parceria entre a Hasbro e a Discovery Comunications para criação de conteúdo para as marcas da fabricante, que seriam exibidos em um canal voltado para crianças, The Hub. A ideia é que a emissora também fosse o lar de releituras de marcas que marcaram época. Nessa mesma linha, Transformers Prime estreou em data próxima¹.
Em 2010, já havia muitas décadas desde o lançamento da marca, e muitas histórias já haviam sido contadas. Foi aí que os criadores de Renegados decidiram dar um passo atrás e contar como surgiu o G.I. Joe. Dessa maneira, quando a animação começa, apenas um punhado de “Joes comuns” havia sido designado para uma missão sem se conhecer direito, e o Cobra não passava de uma empresa farmacêutica respeitável (que ninguém sabia que queria dominar o mundo ainda).
Para quem viveu os anos 1980, é difícil não enxergar a inspiração da premissa em Esquadrão Classe A, uma vez que os personagens principais, Duke, Scarlett, Snake-Eyes, Roadblock, Tunnel Rat e Ripcord, são soldados culpados por um crime que não cometeram, obrigados a fugir enquanto ajudam pessoas normais, e tentam provar que são inocentes e que o Cobra é o verdadeiro vilão.
Ainda que os criadores da animação tenham optado por trabalhar inicialmente com um pequeno grupo de personagens, a cada novo episódio, outros eram apresentados em participações especiais, possibilitando ao espectador ver como cada um se desenvolveria em um Joe. Essa decisão se mostrou acertada para entregar a promessa de que essa série teria o foco nos personagens.
O maior motivo para a reformulação do status entre G.I. Joe e Cobra, segundo Henry Gilroy, um dos criadores de Renegados, foi que os militares americanos não vinham com uma imagem positiva na década de 2010, depois do desgaste causado pelas incursões do país no Oriente Médio².
Muita gente torceu o nariz para a série antes de assisti-la, tanto pela sua inspiração em Esquadrão Classe A quanto pelos novos designs feitos pelo quadrinista canadense Clément Sauvé³. Pois morderam a língua. Ela não é apenas divertida, mas é também muito caprichada, e essas escolhas criativas se mostraram bastante acertadas. A série estreou no The Hub em 26 de novembro de 2010, e é uma das favoritas aqui da casa.
Além de um bom elenco de voz fixo, que trouxe de volta Michael Bell para a voz do Comandante Cobra, (ele já tinha interpretado o vilão em Resolute e, curiosamente, Low Light na série clássica), e contou com Clancy Brown (o eterno Kurgan, vilão de Highlander) como Destro. Além disso, teve cameos de Michael Bell e B.J. Ward (Duke e Scarlett da série clássica, respectivamente), e a participação do Homem de Um Milhão de Dólares, Lee Majors (Duro na Queda), como o Gen. Abernathy.
Infelizmente, a animação teve apenas uma temporada com 26 episódios. Uma segunda temporada já estava sendo pensada na qual a organização Cobra se tornaria um grupo abertamente terrorista após ser exposta como uma iminência parda na Casa Branca no cliffhanger do primeiro ano, e o Comandante Cobra “seria o Osama bin Laden”². Os Joes, então, seriam trazidos de volta para caçar os terroristas.
Aparentemente, a decisão de barrar um segundo ano não teve nada a ver com audiência, mas sim com conflitos com o filme G.I. Joe – Retaliação, porque a trama foi considerada muito similar. Além disso, a Hasbro tem uma política de não ter muitas linhas simultâneas do mesmo brinquedo (lembremos novamente que esse é o ramo deles). Passada essa fase, não ajudou nada o filme ter flopado na bilheteria.
Renegados foi lançado nos EUA pela Shout! em duas versões: DVD e blu-ray. O DVD volume 1 foi lançado em 5 de junho de 2012, e vinha com os 13 primeiros episódios. Tanto o volume 2 com os episódios restantes quanto o blu-ray com a série completa chegaram às lojas em 25 de setembro de 2012⁴.
Para quem quiser ver a série animada completa e de graça (em inglês), a Hasbro a disponibilizou no canal oficial de G.I. Joe no YouTube. Prestigie!
Renegados estreou no Brasil pela Band entre 2016 e 2019, mas passava somente em São Paulo no ingrato horário de domingo, às 9h40, e há evidências que teria passado para as 6h lá por 2017, e também aos sábados às 7h lá por 2018.
A única informação sobre as datas exatas dessa passagem que fomos capazes de apurar, no jornal Estado de São Paulo é que a primeira menção a G.I. Joe Renegades foi feita em 17 de julho de 2016, mas a partir do mês seguinte, com o início dos Jogos Olímpicos daquele ano, não apareceu mais na grade, que parou de ser publicada nessa época, a exemplo de outros periódicos que já não publicavam mais a programação diária dos canais de televisão.
Em 30 de maio de 2021, estreou no canal exclusivamente online Loading⁵ às 9h30, como parte de um acordo de exibição de conteúdo que também incluía outras marcas da Hasbro, como Transformers e Power Rangers e parou de ser transmitida quando o barco da emissora já estava afundando antes mesmo do fim de 2021.
Outra dificuldade encontrada foi achar informações sobre a dublagem PT-BR dessa animação. É possível distnguir que ela foi realizada por algum estúdio de São Paulo, no entanto. O nome dele não é mencionado, e os créditos de elenco não aparecem no final como é a norma hoje em dia. Assim, o fato de Renegados ter passado mais recentemente que as outras versões tem dificultado a pesquisa, mas se fosse um pouco mais pra frente, talvez houvesse mais informações disponíveis. Optamos por não colocar créditos de dublagem nas fichas dos episódios até que consigamos saber um pouco mais sobre ela.
Até onde sabemos, nunca houve uma versão em homevideo da série no Brasil.