O Cobra Café é um site amador com informações sobre G.I. Joe e Comandos em Ação que já está no ar desde 2019, criado pelos irmãos Ricardo e Rodrigo Gonzalez. Inicialmente, a intenção era trocar uma ideia sobre o Pit Museum, um quartinho de 40m² que usado para guardar e expor sua coleção de G.I. Joe, que começaram ainda crianças, e quem sabe compartilhar experiências com outros colecionadores sobre como melhorar a área.
O tempo passou e o site acabou se tornando um objetivo em si mesmo, como parte da diversão de colecionar. Afinal, o colecionismo não é só juntar bonequinhos, mas participar de reuniões com outros aficcionados, construir dioramas, customizar, etc., etc..
Para esclarecer um pouco mais quem somos e o que queremos com o Cobra Café, organizamos uma área de FAQ para responder a algumas dúvidas sobre este site:
PERGUNTA: Por que o nome Cobra Café?
RESPOSTA: É uma piada interna. Ela se refere a um bar sujo que Flint, Mutt e Sucata visitam durante a minissérie “A Vingança do Cobra”. Como éramos crianças em 1987, chegamos a acreditar que a placa estava escrita em português até alguém nos explicar que em inglês era a mesma coisa.
P: O que aconteceu com o Pit Museum, no fim?
R: Continua por lá, e estamos trabalhando nele devagar. No fim, com tanta coisa para colocar, o site acabou se tornando um hobby independente.
P: Então qual é o objetivo do Cobra Café atualmente?
R: A intenção, no momento, é continuar essa busca e catalogação de informações de referência, e, com sorte, ajudar outros colecionadores com informações úteis. Atualmente, este site não é monetizado e não gera renda para os proprietários de nenhuma forma.
P: Já não existem por aí sites com informações sobre G.I. Joe, como Yojoe, 3D Joes e Yojoe Brazil? Como o Cobra Café se diferencia deles?
R: Sim, e muito mais profissionais do que este, diga-se de passagem. Nossa percepção é que, por mais que G.I. Joe tenha sido o brinquedo para meninos mais vendido no Brasil por uma década, hoje não desperta o mesmo interesse e saudosismo que outras marcas similares da mesma época no público em geral. Os sites especializados em cultura nerd costumam ignorar solenemente a franquia, a não ser quando há um lançamento de um filme ou algo assim. A própria Hasbro brasileira não a considera muito relevante. Essa falta de visibilidade é ruim para nós que gostaríamos de ver novamente a dublagem da Herbert Richers no desenho clássico e nunca tivemos um lançamento da série inteira, ou que gostaríamos de ver a Estrela revisitar a marca de alguma maneira. A intenção, portanto, é não somente ter um site com as informações que queremos da maneira que gostaríamos de ver, mas também trabalhar pra não deixar essa época desaparecer.
P: Vocês já notaram que o site está incompleto, e que há erros em algumas fotos e textos?
R: Sim, nós notamos. Tenha certeza que toda a equipe do conglomerado Cobra Café está trabalhando dioturnamente para oferecer um produto de qualidade para você que está aqui porque é um colecionador hardcore ou para aquele que caiu de paraquedas por acaso, como se fosse o Batedor Anti-Fogo que o seu primo menor tacou pela janela do apartamento com o paraquedas do Supercaça Bombardeiro pra ver se ele caía devagar. O volume de informação, no entanto, é absurdo, e levará tempo até que consigamos implementar tudo da forma que gostaríamos. São décadas de itens para catalogar, tomar e editar imagens, pesquisar informações, rever conteúdo, e então postar cada fração aqui, uma por uma.
P: Puxa, é bom saber que vocês estão trabalhando para deixar tudo completo! Quantas pessoas atualmente estão trabalhando nessa empreitada?
R: Para enfrentar este desafio, entre webdesigners, programadores, redatores, fotógrafos, revisores, editores, estagiários, pesquisadores, contínuos, datilógrafos, secretários, pessoas do café e todos os outros, temos uma equipe de exatamente uma pessoa trabalhando no site. Nas horas livres. Claro, meu irmão ajuda sempre que pode.
P: Qual é o foco da catalogação do site? Vocês têm planos para incluir a série Classified?
R: Nada seria mais legal do que fazer a catalogação de tudo o que já se fez até hoje em dia, inclusive incluir outros países e formatos de brinquedo, mas achamos que seria melhor esgotar o que achamos mais básico antes. Atualmente, estamos focando nas séries originais de Brasil, EUA e Japão, e nas mídias relacionadas à marca, independente da época.
P: Vocês têm redes sociais?
R: Tivemos durante um tempo, mas elas acabavam não tendo muita utilidade, porque manter o conteúdo do site e de nossos perfis atualizados acabava sendo um trabalho duplo, e não conseguíamos fazer os dois.
P: Como faço para entrar em contato com vocês então? Por fax?
R: A boa notícia é que já evoluímos tecnologicamente, e não é necessário ter uma máquina de fax para se comunicar conosco. Se você quiser enviar sugestões, dúvidas, elogios, correções, críticas, e etc., mande- nos um e-mail por meio de nosso Fale Conosco!
Aos nossos amigos fãs ou curiosos sobre G.I. Joe: nosso site é simples, mas é limpinho, e nossa intenção é que todos se sintam acolhidos aqui.
Ricardo González