Alguns anos antes do lançamento de Spy Troops, G.I. Joe vinha fazendo uma volta lenta, porém consistente, às prateleiras das lojas de brinquedos. Em 1997 e 1998, uma linha exclusiva da Tous R Us foi lançada para comemorar os 15 anos de ARAH. O resultado foi bom, e a Hasbro resolveu voltar ao varejo em larga escala com a série A Real Amercian Hero Collection em 2000.
Em 2001, o storytelling, que vinha sendo a estratégia constante desde o lançamento da linha ARAH em 1982, estava de volta com a HQ da Image/DDW. Em 2003, a Hasbro achou que havia interesse o suficiente na marca para ousar mais um pouco e decidiu voltar às telinhas com a primeira animação dos Joes em oito anos.
O estúdio contratado foi o Reel FX Creative para a animação em 3D, e o roteirista escolhido para o primeiro foi o já conhecido dos fãs Larry Hama. Embora a tecnologia 3D não fosse propriamente uma novidade (o título de primeiro longa ser integralmente animado pela tecnologia é atribuído a Toy Story, de 1995), ainda era relativamente incipiente, o que se reflete na qualidade da animação quando analisada hoje em dia.
Os filmes não tinham a intenção de virar uma série, mas focar em homevideo com VHS e DVD. Vale lembrar também que Spy Troops, o primeiro, foi exibido no Cartoon Network americano.
Ao todo foram três filmes lançados nesse esquema: o já citado Spy Troops, Valor vs. Venom, e Ninja Battles. Clique nas fichas abaixo para saber mais sobre cada um:
Três filmes foram lançados entre 2003 e 2004 em parceria com a Reel FX. Mais detalhes sobre cada um nos links a seguir: