×

O Ano de 1989

Em 1989, a maior novidade foi a estreia do novo desenho G.I. Joe – A Real American Hero, agora sob o comando da DIC Animation. A minissérie Operation Dragonfire lembrava a versão da Sunbow em muitos aspectos, mas já era visível a queda de qualidade que marcaria essa fase.

No enredo, o Comandante Cobra era mantido em cativeiro por Serpentor em sua forma de Cobra, após os acontecimenotos de G.I. Joe – The Movie. A Baronesa, com ciúmes de Destro, que a havia trocado pela Zarana, resolve usar uma energia ancestral chamada Dragonfire que o Cobra havia roubado e transformado em arma, para recuperar o antigo líder a sua velha forma, e assim reaver seu amado.

Embora a sua transformação não tenha sido completa, o Comandante consegue recuperar o comando da sua organização, somente para ser derrotado novamente pelos Joes no fim.

No Brasil, a Globo exibia a última leva de inéditos da Sunbow no seu estoque, com a segunda temporada no Xou da Xuxa, e G.I. Joe – The Movie na Sessão da Tarde Especial da semana da criança.

Brinquedos

Nos brinquedos, o G.I. Joe continuava com sua pegada cada vez mais futurística. Personagens e veículos repaginados em subtimes com pinturas em cores temáticas ganhavam cada vez mais espaço, com as já conhecidas Tiger Force e Night Force, além do novo Slaughters Marauders.

O Cobra, por sua vez, também ganhava sua primeira equipe de repinturas com a Python Patrol.

No Brasil, a Estrela adotava o padrão de layout mais parecido com o original da Hasbro, com a explosão pixelizada e até a fonte do logo remetia à americana.

HQs

Nas HQs, embora novamente ARAH e Special Missions tenham aumentado a periodicidade a exemplo do ano anterior, parece que a marca já apresentava sinais de desgaste dentro da Marvel

Prova disso é que a Special Missions, linha publicada desde 1986, foi encerrada no número 28, da segunda quinzena de novembro. Já o Yearbook, que teve seu primeiro número em 1985, sequer teve uma edição em 1989.

Na história, novas frentes e revelações bombásticas eram apresentadas. Pela primeira vez, vimos o rosto de Snake-Eyes sem a máscara, e ficamos sabendo que a Baronesa acredita que o ninja é responsável pela morte de seu irmão no Vietnã.

O rosto de Snake-Eyes, revelado depois de sete anos.

Enquanto isso, Zartan revela que matou o Hard Master a serviço do Comandante Cobra, mas porque havia sido chantageado. Ele havia se encontrado como aprendiz de ferreiro e não tinha intenção de seguir adiante em sua missão, mas se viu obrigado.

Caçado pelo Blind Master, ele consegue matar o mestre ninja e assumir seu lugar, usando seus dons de disfarce. Na sua ausência, sua irmã Zarana assume cada vez mais o papel de líder dos Dreadnoks e ligação com os Cobras, levando adiante o plano da criação de uma nova Springfield na cidade litorânea de Broca Beach.

Outro que passa a assumir mais o papel de liderança é Destro, que além de ter agora sua propria equipe dos Iron Grenadiers, chantagia o Comandante Cobra para não revelar que este é na verdade o impostor Fred VII, e assume as rédeas da organização na prática.

Brinquedos nos EUA em 1989

G.I. Joe

Tiger Force

Slaughter's Marauders

Battle Force 2000

Cobra

Dreadnoks

Iron Grenadiers

Python Patrol

Distribuição Exclusiva

Night Force

Brinquedos no Brasil em 1989

Comandos

Força Tigre

Cobras

Força Naja

HQs em 1989

A Real American Hero

Special Missions

Animação em 1989

A Real American Hero (Sunbow)