Se tem uma coisa que os fãs de G.I. Joe podem contar é que a Hasbro vai apertar o botão de reboot quantas vezes for necessário para aquecer as vendas. Na primeira década dos Anos 2000, as coisas pareciam estar engrenando tanto na linha de brinquedos quanto nos DVDs lançados em 2003 e 2004 em parceria com a Reel FX Creative, depois de uns anos na geladeira. Era hora de testar novamente o público e lançar uma nova versão da marca.
Dessa vez, a Hasbro se sentiu segura para vir com o pacote todo: brinquedos, HQs e uma nova animação. Se nos brinquedos havia até um novo padrão de tamanho de 8 polegadas (uns 20 cm, muito embora ela seguisse lançando itens de 3 ¾”), no desenho animado, os Joes agora vinham na versão anime.
A produção ficou a cargo da Voice Box Productions e da japonesa Gonzo. O primeiro episódio estreou nos EUA pela 4Kids da Fox no dia 27 de agosto de 2005¹.
Em termos de história, a série traz elementos dos DVDs lançados pela Reel, o que não faz dela exatamente um Hard Reboot. No geral, é uma animação bem divertida, que moderniza elementos da série clássica.
Embora tenham sido encomendadas duas temporadas, o desenho parece não ter empolgado muito, já que a página da Wikipedia menciona que a segunda sequer haveria sido exibido integralmente na TV americana².
A série não foi lançada integralmente em DVD, provavelmente em razão da falta de audiência. Um DVD com a história dos episódios O Ataque, A Fuga, A Captura, Revelação e Sigma reeditados e redublados foi lançado pela Paramount.
Também houve 3 DVDs lançados para acompanhar bonecos. O primeiro, Ninja Showdown, continha o episódio Race (1×06) e inicialmente acompanhava um pack com o Storm Shadow e o Snake-Eyes do Sigma 6, e mais tarde acompanhou bonecos da série 1 em lojas da Toys R Us e Wallmart³.
O segundo, Ninja Showdown part 2, continha o episódio Honra (1×10) e acompanhou agumas versões do Hi-Tech, Actic Duke, Snake-Eyes Jungle Commando e Destro⁴.
O último DVD, chamado de Ambush: Episode 4, continha o episódio A Emboscada, terceiro da segunda temporada. Ele era acompanhado do Ninja Paratrooper Snake-Eyes e de uma mini-HQ⁵.
Felizmente, a Hasbro mais uma vez provou que é gente finíssima (nunca reclamei) e disponibilizou todos os episódios da série no canal oficial do G.I. Joe no Youtube, de graça. Clique aqui, prestigie e divirta-se.
Finalmente teríamos outro desenho do G.I. Joe na TV brasileira, pela primeira vez em mais de dez anos, quando foi anunciado que Sigma 6 entraria na programação da TV Globinho, a parte infantil da grade da Globo, em 31 de maio de 2008, embora a dublagem já estivesse pronta desde 2006⁶.
Mas, para surpresa geral, a alegria duraria só dois episódios antes que a série fosse limada da programação. Felizmente, em 22 de setembro do mesmo ano, o canal pago Jetix passou a exibir o desenho de segunda a sexta às 15h, com reprise às 20h⁷. Aparentemente, ele ficou no ar até 30 de dezembro de 2008.
A dublagem ficou a cargo do estúdio Centauro, que tem muita experiência com animes, sob a direção de Gilmara Sanches, que também fez a voz da Scarlett. De maneira similar ao que ocorreu nos EUA, com a mudança do estúdio, todas as vozes foram alteradas em relação às versões da Herbert Richers. Os papeis do Comandante Cobra e do Duke ficaram a cargo dos sempre excelentes Antônio Moreno e Wendel Bezerra, respectivamente⁸.
Como já estamos acostumados, a versão nacional nunca foi comercializada em home vídeo nem sabemos de nenhum canal de streaming que esteja exibindo oficialmente por aí hoje em dia.
Foram produzidas duas temporadas da animação de Sigma 6. Mais detalhes sobre cada um nos links a seguir: