×

O Ano de 1994

Nos brinquedos, a grande novidade de 1994 foi o 30th Salute, grupo de bonecos que homenageava a linha original de G.I. Joe de 12". Infelizmente, esta foi a última série de G.I. Joe nos EUA. A revista terminava também de maneira melancólica, com uma emocionada carta de Snake-Eyes a um menino que queria entrar para o exército.

A Hasbro não estava contente com o rendimento da marca (apesar de que Kirk Bizigian afirmou que 1993 foi o segundo ano que ela mais vendeu, atrás apenas de 1986; vai entender), e resolveu tomar novas direções, abrindo mão da linha A Real American Hero e sua versão em quadrinhos. Em 1994, as luzes do PIT se apagavam, e um dos últimos personagens originais teria o terrível codinome de Ice Cream Soldier.

Mas tudo bem, pessoal! O G.I. Joe não vai morrer enquanto ainda der para espremer uma graninha para CEOs com visão de negócios. A marca já estava em uma das várias reformulações que teve desde então, como veremos no capítulo de 1995, e, como sabemos, até mesmo Hama voltou à sua continuidade da HQ em 2010.

No Brasil, o Comandos em Ação ainda teria uma sobrevida. Curiosamente, a série de 1994 contou com apenas quatro bonecos da Patrulha do Ar, originais do Brasil, com peças de figuras que já haviam sido usadas por aqui antes. Uma possibilidade é que isso tenha sido uma influência do cancelamento nos EUA, mas não temos como saber isso a esta altura.

Brinquedos nos EUA em 1994

Battle Corps

Star Brigade

Shadow Ninjas

30º Aniversário

Distribuição Exclusiva

Brinquedos no Brasil em 1994

Patrulha do Ar

HQs em 1994

A Real American Hero