O ano de 1991 mostrou novas direções para a linha A Real American Hero. Segundo Kirk Bozidgian contou ao 3D Joes¹, a intenção na década de 1990 era transformar G.I. Joe em referência para brinquedos de meninos. Dessa forma, a marca se tornaria uma linguagem na qual múltiplas tendências poderiam ser verbalizadas não necessariamente tendo que ter um conceito militar. Segundo ele, isso restaurou o status de marca dominante de brinquedos para meninos durante um tempo.
Uma boa demonstração de como eles fizeram isso é que, nos anos 1990, o mundo viveu uma onda ecológica. A Globo, por exemplo, percebeu isso, lançando o programa Globo Ecologia em 1990. Tivemos legislações importantes no Brasil, como a Lei nº 7.797/1989, que criou o Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA), e a nº 8.723/1993, que dispõe sobre a redução de emissão de poluentes por veículos automotores. Não podemos esquecer que foi essa a década da primeira conferência do clima, a Rio 92, que criou mecanismos internacionais que são importantes até hoje, como a Agenda 21, a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), e A Comissão de Desenvolvimento Sustentável (CDS)². Não que tenha evitado as mudanças climáticas que vemos hoje em dia, mas estou mudando de assunto. De qualquer forma, em 1990, o mpresário americano Ted Turner (criador das redes CNN e TNT) criou a série Capitão Planeta³ com o objetivo de conscientizar as crianças sobre o tema.
Com isso em mente, e a Hasbro determinada a extrair um trocado de com assuntos que estivessem em voga, eles aproveitaram o hype em torno do Capitão Planeta para criar os Eco Warriors; Joes e Cobras que, além de educar sobre o meio-ambiente, ainda disparavam água de verdade, e suas roupas mudavam de cor para mostrar danos de batalha.
Além disso, também surgiram os Sonic Warriors, com mochilas que faziam sons quando se apertava os botões.
No Brasil, seguindo uma tendência de se aproximar da linha original, a Estrela passava a lançar os bonecos com os mesmos nomes dos EUA. Curiosamente, essa tendência não durou no ano seguinte, acabou voltando em 1993, para ser abandonada de vez nas últimas séries. Talvez as crianças e pré-adolescentes brasileiros tenham encontrado dificuldades em pronunciar nomes como Monkeywrench, ou Sci-Fi (comumente conhecido por aqui como Cifí).
Nos quadrinhos, a tragédia se abatia sobre a equipe Joe quando Hama decidiu matar um punhado de heróis em poucas edições, a maioria dele pelas mãos de um SAW Viper mais sanguinário.
Na TV, o desenho preparava sua despedida da DIC com o fim da segunda temporada.
Figuras:
Figuras:
Veículos:
Figuras: