Como vimos no capítulo do ano anterior, de acordo com Kirk Bozigian¹, por volta de 1993, os executivos da Hasbro já não estavam satisfeitos com a receita gerada pelo G.I. Joe. Kirk achava que, para retornar ao sucesso inicial, dois ajustes precisavam ser feitos.
O primeiro era abandonar a premissa que vinham adotando de que G.I. Joe era uma linguagem que poderia abarcar qualquer tipo de tema, e voltar à pegada militar do início.
O segundo seria seguir um tom mais cru e adulto. Kirk acreditava que a HQ da Marvel vinha perdendo fôlego depois de dez anos e que precisavam se afastar dessa linha. Para a nova tendência, se interessou pelos temas mais complexos que a Image vinha imprimindo nos quadrinhos, e chamou o grande nome de HQs militares da época, que estava mandando muito bem com o Sgt. Rock para a DC Comics, Joe Kubert, para ajudar a repensar a linha. Foi então que surgiu o Sgt. Savage and The Screaming Eagles, lançado meio como um spinoff de G.I. Joe, ainda no mesmo universo.
A parceria, no entanto, não durou muito, porque a Hasbro decidiu entregar o G.I. Joe para a Kenner², que lançou a linha Extreme ainda em 1995. Como ficamos sabendo no ano de 1982 de nossa linha do tempo, o tamanho padrão de 3" 3/4 foi justamente a Kenner que estabeleceu, ao fabricar os brinquedos licenciados de Star Wars. Em 1991, a empresa havia sido comprada pela Hasbro, que, ironicamente, já havia abandonado esse padrão de tamanho. Essas linhas já fogem do escopo da proposta deste site, então já não vamos nos alongar muito sobre ela. Os lançamentos em mídia, no entanto, estão listados abaixo.
Mas por que diabos continuamos nossa linha do tempo de G.I. Joe em 1995 então? Isso porque, eis que ao sul do Equador, ainda teve uma intrépida fabricante que seguiu carregando a bandeira do padrão O Ring. Sim, estou falando da Estrela. Aparentemente os Comandos em Ação seguiam vendendo bem por aqui, nesta que foi a última série dos Colecionadores de Aventuras em solo nacional nesse padrão.
Curiosamente, este também foi o ano que os Comandos voltaram à telinha dentro da programação da TV Colosso, na Globo. Foram exibidas tanto as reprises da época da Sunbow quanto episódios inéditos da versão da DIC. Não há notícias de que tenham continuado a passar no ano seguinte.