Storm Shadow

Marca: Hasbro (EUA)
Série: 3
Ano: 1984
Equipe/sub-time: Cobra
Significado do Nome de Código: Sombra da Tempestade
Informações Adicionais: Além de ser um dos bonecos mais cobiçados de toda a coleção e um dos favoritos de muita gente, o ninja cobra também sempre teve um papel proeminente em todas as mídias que a marca esteve presente. Uma curiosidade é que Arashikage é Storm Shadow em japonês.

Informações da ficha:

Nome de Código:Storm ShadowCOBRA NINJA
Especialidade Militar Primária: Assassino
Especialidade Militar Secundária: Inteligência
Local de nascimento: Classificado
Storm Shadow pode traçar sua história familiar ao longo de trinta gerações de assassinos. Ele pode escalar paredes com as mãos e pés nus, mover-se com velocidade ofuscante e suportar dificuldades e dores indescritíveis. Especialista qualificado: Arco longo, espada Samurai; Lançamento de estrelas; Nunchaku; Faixa preta de 8º grau em cinco artes marciais.
“Os grandes clãs assassinos Ninja desapareceram há cem anos. Se eles foram eliminados, ninguém assumiu o crédito por isso e, se eles ainda estão por aí – para quem eles estão trabalhando?”
Storm Shadow com Snake-Eyes em display no Pit Museum.

Versão 2

1987

Marca: Hasbro (EUA)
Série: 6
Ano: 1987
Equipe/sub-time: G.I. Joe
Informações Adicionais: É importante reparar que, nesta releitura, Storm Shadow passou para o lado dos Joes.

Nome de Código:Storm ShadowNinja
Especialidade Militar Primária: Assassino
Nome de Arquivo: Confidencial
Especialidade Militar Primária: Operações Secretas
Storm Shadow serviu com Snake-Eyes no sudeste da Ásia e ambos estudaram artes secretas do Ninjitsu com a família de Storm Shadow, um clã ninja que pode traçar sua história através de trinta gerações de assassinos. Ensandecido pelo assassinato de seu tio e mentor, ele se infiltrou no Cobra, em busca de vingança, mas descobriu que a vingança era uma substituta insuficiente para a vida. Agora, em semi-aposentadoria em um esconderijo remoto na montanha, ele ocasionalmente assume uma missão especial ou duas – se Snake-Eyes o pedir com educação.
“Um ninja é um espectro silencioso com uma lâmina afiada em uma das mãos e uma garra de escalada na outra. Ninjas podem penetrar nas defesas mais sofisticadas e sair sem deixar rastros. Eles são espadachins místicos, espiões, assassinos, acrobatas, artistas quick-change¹ e ilusionistas. A maioria das pessoas vão dizer que ninjas não existem. É exatamente isso que os ninjas querem que você acredite…”

1 – Expressão usada para artistas capazes de trocar rapidamente de traje ou caracterização para representar vários papeis em uma performance.

Storm Shadow v2 em exposição no diorama do Silent Castle.

Brasil

NAJA

Marca: Estrela (Brasil)
Série: 4
Ano: 1987
Equipe/sub-time: Cobra
Nome Desta Versão: Naja  
Versão Usada de Base: Versão 1
Informações Adicionais: Um fato curioso é que, apesar de sua ficha por aqui fazer uma breve menção a artes marciais, a proficiência em ninjitsu não é mencionada. Um palpite meu para explicar isso é que, nos anos 80, a relação do seu uniforme com a arte marcial japonesa não era tão automática porque ela ainda não estava tão presente na cultura pop e o pessoal da fábrica brasileira nem se deu conta, mas essa informação não foi confirmada. Difícil é, no Brasil, entender essa relação com geleiras e a Antártida…

Nome de Código:NajaCobra do Gelo
Faixa preta em artes marciais, Naja também é perito em escalar paredes e montanhas de gelo sem qualquer equipamento. Dotado de grande resistência física e determinação, mesmo a mais difícil condição de clima ou de ambiente consegue fazê-lo recuar. Ele atravessaria até a Antártida para eliminar um último Comando. E é isso o que ele mais deseja. Afinal, graças à sua roupa, Naja se confunde facilmente com as geleiras e vai ser quase impossível, mesmo para um Comando, descobrir seus movimentos.
Naja em display no Pit Museum.

Animações

Sunbow

Estreia: A Vingança do Cobra.

Storm Shadow em Terremoto Cobra.

Interpretado por: Keone Young (EUA). No Brasil, ele não teve um dublador consistente.

Young conosco na JoeFest 2019

Informações Adicionais: Embora seu antagonista principal em quase todas as mídias tenha sido Snake-Eyes, na versão da Sunbow, seu nêmesis era Spirit. O nativo americano revela que Tommy um dia foi um Joe, mas que ele virou a casaca.

HQs

Marvel

Estreia (versão 1): G.I. Joe – A Real American Hero nº 21
Estreia (versão 2): G.I. Joe – A Real American Hero nº 84

Nas HQs, ele tem uma rivalidade com Snake-Eyes, com quem serviu no Vietnã. Lá, ele falava muito em se juntar à “firma” do seu tio no Japão. Na verdade, era um clã de ninjas do qual ele era um dos mestres, e era conhecido como Young Master (Mestre Jovem).

Ele é proficiente em um método chamado “o ouvido que vê”, no qual é capaz de acertar um alvo mesmo que esteja atrás de uma parede sendo guiado apenas pelos sons de movimento, padrão respiratório e batimentos cardíacos.

O clã, incentivado por ele, acolhe Snake-Eyes depois que este perde toda a sua família nos EUA. Seu tio, o Hard Master, quer escolher este como seu sucessor, o que ele não aceita.

Enquanto o mestre ensina Snake-Eyes a confundir o ouvido que vê imitando os padrões de som de outra pessoa, ele é morto por uma flechada.

Pobre Hard Master…

Como ele estava imitando o próprio Snake-Eyes, os membros do clã acreditam que Storm Shadow queria matar o amigo, mas se confundiu de alvo. O que aconteceu na verdade é que ele havia visto o assassino fugindo em um helicóptero cobra. Ele foge para se juntar à organização e, assim, descobrir a identidade do verdadeiro matador. Sem dois de seus principais mestres, o Arashikage se desmantela.

Mais tarde, Storm Shadow descobre que o verdadeiro assassino do Hard Master é Zartan (que havia sido contratado pelo Comandante Cobra para assinar Snake-Eyes, que culpa pela morte do irmão), e falha em mata-lo da primeira vez que tenta.

Tommy se refugia em Nova York, onde treina o filho renegado do Comandante Cobra, Billy, e recupera sua amizade com Snake-Eyes.

Filmes Live-action

G.I. Joe – A Origem do Cobra

Interpretado por: Byung-Hun Lee.
Informações Adicionais: Embora alguns tenham ficado reticentes com a mania de Hollywood de colocar atores não-americanos (BHL é sul-coreano) com nacionalidade diferente do papel, muitas vezes com resultados esquisitos, o ator convenceu os fãs como o ninja que busca vingança contra Snake-Eyes (Ray Park) pela morte de seu mestre.

Storm Shadow em pôster de personagem de G.I. Joe – A Origem de Cobra. Divulgação Paramount.

G.I. Joe – Retaliação

Interpretado por: Byung-Hun Lee
Informações Adicionais: Neste filme, Storm Shadow descobre que foi enganado e Snake-Eyes não havia matado o seu mestre. Ele se une temporariamente aos joes para conseguir vingança contra o verdadeiro assassino: Zartan.

Storm Shadow em pôster de personagem de G.I. Joe – Retaliação. Divulgação Paramount.

G.I Joe Origens: Snake-Eyes

Interpretado por: Andrew Koji
Informações Adicionais: Koji é proficiente em karatê, taekwondo e kung fu, o que o tornou perfeito para o papel. Nesta versão, Tommy é o herdeiro do clã Arashikage e acolhe Snake-Eyes depois que este lhe salva a vida, mas ele pode ter sido muito apressado em confiar no amigo.

Storm Shadow em pôster de personagem de G.I. Joe Origens: Snake-Eyes. Divulgação Paramount.