Zartan

Marca: Hasbro (EUA)
Série: 2
Ano: 1984
Equipe/sub-time: Cobra/Dreadnoks
Significado do Nome de Código: Zartan é um nome próprio e não tem significado. Trata-se de um anagrama de Tarzan
Veículo: Zartan vinha acompanhado de um esqui próprio para terreno pantanoso chamado Chamaleon.
Informações Adicionais: Um dos personagens mais famosos da franquia, ele vinha com uma máscara para se disfarçar, e ficava azul de verdade quando exposto a luz solar.

Informações da ficha:

Nome de Código:ZartanMestre dos Disfarces
Nome de arquivo: Desconhecido
Pseudônimos: Numerosos demais para listar
Local de nascimento: Desconhecido
Zartan pode alterar sua cor de pele à vontade para se misturar com seu ambiente. Ele também é um mestre de maquiagem e disfarce, ventríloquo, linguista (mais de 20 idiomas e dialetos), contorcionista acrobático e praticante de várias artes marciais místicas. Muito pouco se sabe de seu passado e origem, mas a maioria das agências de segurança concorda que ele deve sido treinado na academia militar européia (provavelmente St. Cyr).
Perfil Psicológico: esquizofrênico paranoico extremo. Desenvolve tantas personalidades múltiplas e a tal ponto que a personalidade original fica enterrada e esquecida.¹

1 – Depois de uma reclamação de uma associação de psicólogos do Canadá, este último parágrafo passou a ser suprimido nas impressões que se seguiram.

Zartan e seu Chamaleon em display no diorama de Broca Beach no Pit Museum.

Japão

ザルタン

Marca: Takara (Japão)
Série: 1
Ano: 1986
Equipe/sub-time: Cobra
Nome Desta Versão: ザルタン
Nome em roomaji: Nome em roomaji: Zarutan (Zartan)
Versão Usada de Base: Versão 1

Informações da ficha:

E-08ザルタン
 

Animações

Sunbow

Estreia: A Vingança do Cobra.
Interpretado por: Zack Hoffman (EUA), Garcia Júnior e Marcos Miranda (Brasil).

HQs

Marvel

Estreia: G.I. Joe – A Real American Hero nº 24

Zartan em ARAH nº 24 (traço de Russ Heath).

Informações Adicionais: Zartan teve papel fundamental nos quadrinhos. Antes de existir o G.I. Joe e o Cobra, ele é contratado pelo Comandante Cobra para matar Snake-Eyes (a quem o futuro líder terrorista culpa pela morte do irmão), e se infiltra como ajudante do ferreiro que fornecia espadas para o clã Arashikage.

Usando seus dons de disfarce e tecnologia, ele tenta culpar Storm Shadow pelo crime, mimetizando sua habilidade do “ouvido que vê”, que permitia atingir inimigos com flechas mesmo através das paredes. O problema é que o Hard Master estava imitando os batimentos e respiração justamente neste momento para ensinar a Snake-Eyes esta habilidade, e morreu em seu lugar.

Pobre Hard Master…

Zartan também foi o responsável pelo desfecho da Guerra Civil do Cobra. Ao observar que seu lado estava encurralado e a ponto de ser derrotado, ele assumiu a responsabilidade e tentou um disparo de flecha conta o líder da coalizão inimigas, Serpentor, que estava exposto na linha de frente. A flechada acerta na testa do Imperador Cobra, colocando um fim ao conflito.

Filmes Live-action

G.I. Joe – A Origem do Cobra

Interpretado por: Arnold Vosloo, Jonathan Pryce.
Informações Adicionais: Neste filme, Zartan passa por um doloroso tratamento com nanomitas que o deixam capaz de mudar suas feições para imitar qualquer pessoa. No final, ele assume o lugar de ninguém menos que o presidente dos EUA.

Vosloo como Zartan.

G.I. Joe – Retaliação

Interpretado por: Jonathan Pryce, Arnold Vosloo
Informações Adicionais: Neste filme, Zartan é um vilanesco impostor, que toma o lugar do presidente dos EUA, e consegue até aumentar sua popularidade. Ao contrário de outros atores que participaram da franquia, o talentoso Pryce parece estar se divertindo com o papel e é uma das melhores coisas do filme.