Zartan

O mestre dos disfarces Zartan fez parte da série três de G.I. Joe, em 1984. Um dos personagens mais famosos da franquia, ele vinha com uma máscara para se disfarçar, ficava azul de verdade quando exposto a luz solar e acompanhava um esqui próprio para terreno pantanoso chamado Chamaleon.

Seu nome é um anagrama de Tarzan.

Informações da ficha:

Zartan

MASTER OF DISGUISE (Mestre dos Disfarces)
Nome de arquivo: Desconhecido
Pseudônimos: numerosos demais para listar
Local de nascimento: Desconhecido

Zartan pode alterar sua cor de pele à vontade para se misturar com seu ambiente. Ele também é um mestre de maquiagem e disfarce, ventríloquo, linguista (mais de 20 idiomas e dialetos), contorcionista acrobático e praticante de várias artes marciais místicas. Muito pouco se sabe de seu passado e origem, mas a maioria das agências de segurança concorda que ele deve sido treinado na academia militar européia (provavelmente St. Cyr).

Perfil Psicológico: esquizofrênico paranoico extremo. Desenvolve tantas personalidades múltiplas e a tal ponto que a personalidade original fica enterrada e esquecida.*

* Depois de uma reclamação de uma associação de psicólogos do Canadá, este último parágrafo passou a ser suprimido nas impressões que se seguiram.
Zartan e seu Chamaleon em display no diorama de Broca Beach no Pit Museum.

Japão | ザルタン

A versão 1 do Zartan foi lançada no Japão em 1986 pela Takara. Ao contrário de sua versão dos EUA, ele não vinha acompanhado do Chamaleon.

Informações da ficha:

ザルタン

E-08
Nome em roomaji: Zarutan (Zartan)

Animações

Sunbow

O Zartan apareceu pela primeira vez no desenho da Sunbow na minissérie A Vingança do Cobra.

Nos EUA, Zack Hoffman fazia sua voz. No Brasil, teve dois intérpretes, Garcia Júnior e Marcos Miranda.

HQs

Marvel

O Zartan apareceu pela primeira vez nas HQs em G.I. Joe – A Real American Hero nº 24.

Zartan em ARAH nº 24 (traço de Russ Heath).

Zartan teve papel fundamental nos quadrinhos. Ele foi o assassino do Hard Master, mestre ninja de Snake-Eyes e Storm Shadow. Usando seus dons de disfarce e tecnologia, ele pôde culpar este último pelo crime, mimetizando sua habilidade do “ouvido que vê”, que permitia atingir inimigos com flechas mesmo através das paredes.

Filmes Live-action

G.I. Joe – A Origem do Cobra

Nesse filme, o vilão foi interpretado por Arnold Vosloo. Ele passa por um doloroso tratamento com nanomitas que o deixam capaz de mudar suas feições para imitar qualquer pessoa. No final do filme, ele toma o lugar de ninguém menos que o presidente dos EUA (Jonathan Pryce).

Vosloo como Zartan.

G.I. Joe – Retaliação

Embora Zartan ainda apareça como Vosloo em algumas breves cenas, ele fica quase o tempo todo na pele de Pryce, que pareceu se divertir no papel.