Dusty

Marca: Hasbro (EUA)
Série: 4
Ano: 1985
Equipe/sub-time: G.I. Joe
Significado do Nome de Código: Poeirento
Informações Adicionais: Uma curiosidade é que o nome real dele, de acordo com a ficha abaixo, é Ronald Tadur. Trata-se de uma homenagem a Ron Rudat, o designer das figuras do G.I. Joe nos primeiros anos, basta se inverter a grafia do sobrenome.

    Inclui:
  • 1 submetralhadora FMAS preta com bipé removível
  • 1 mochila bege

Informações da ficha:

Nome de Código:DustySoldado do Deserto
Nome de arquivo: Tadur, Ronald W.
Número de Segurança: 371-11-4605
Especialidade Militar Primária: Infantaria
Especialidade Militar Secundária: Manutenção de Refrigeração e Ar Condicionado
Local de nascimento: Las Vegas, Nevada
Graduação: E-4

Dusty ama o deserto. Ele é limpo, puro e implacável. Diferente de Las Vegas, que está sempre disposta a conceder uma segunda chance. Dusty estava trabalhando como técnico de conserto de geladeira e estudando a ecologia do deserto à noite, quando seu pedido de pré-alistamento para a equipe G.I. Joe foi aprovado. Ele fez o Básico em Fort Bliss, TX e adorou cada minuto.
Especialista qualificado: M-16, M-14, M-1911A1, M-60.
“Hoje em dia, não é suficiente ter uma força de reação rápida que responda instantaneamente a situações explosivas em cantos distantes do globo. Essa força deve ser capaz de sobreviver em uma gama diversa de ambientes hostis para atingir seus objetivos. Se isso significa ter um especialista para cada tipo de ambiente em cada equipe para assumir a responsabilidade de sobrevivência nesse terreno, que seja.”
Dusty no convés do USS Flagg, em display no Pit Museum.

Versão 2

TIGER FORCE

Marca: Hasbro (EUA)
Série: 7
Ano: 1988
Equipe/sub-time: G.I. Joe/Tiger Force
Versão Usada como Base: Versão 1

    Inclui:
  • 1 submetralhadora FMAS preta com bipé removível
  • 1 mochila verde

Informações da ficha:

Nome de Código:DustySoldado do Deserto da Tiger Force
Nome de arquivo: Tadur, Ronald W.
Número de Segurança: 371-11-4605
Especialidade Militar Primária: Infantaria
Especialidade Militar Secundária: Manutenção de Refrigeração e Ar Condicionado
Local de nascimento: Las Vegas, Nevada
Graduação: E-4
Dusty ama o deserto. Ele é limpo, puro, implacável e sempre cheio de desafios. Dusty estava trabalhando como técnico de conserto de geladeira e estudando a ecologia do deserto à noite, quando seu pedido de pré-alistamento para a equipe G.I. Joe foi aprovado. Ele fez o Básico em Fort Bliss no Texas e adorou cada minuto. Quando a Tiger Force precisou de um especialista em combate no deserto, ele não perdeu tempo em se inscrever!
“Hoje em dia, não é suficiente ter uma força de reação rápida que responda instantaneamente a situações explosivas em cantos distantes do globo. Essa força deve ser capaz de sobreviver em uma gama diversa de ambientes hostis para atingir seus objetivos. Se a equipe da Tiger Force fosse confrontada por um batalhão Cobra numericamente superior, Dusty embarcaria no Tiger Paw e imediatamente assumiria a ponta no contra-ataque!”
O Dusty v2 em exposição no diorama do Castelo Silencioso.

Versão 3

DUSTY & SANDSTORM

Marca: Hasbro (EUA)
Série: 10
Ano: 1991
Equipe/sub-time: G.I. Joe
Informações Adicionais: Nesta versão, Dusty ganhou um coiote como mascote chamado Sandstorm (Tempestade de Areia)

    Inclui:
  • 1 coiote Sandstorm
  • 1 mochila marrom
  • 1 pistola marrom
  • 1 submetralhadora marrom como coronha deslizante removível

Informações da ficha:

Nome de Código:DustySoldado do Deserto & Coiote
Nome de arquivo: Tadur, Ronald W.
Número de Segurança: 371-1146-RT05*
Especialidade Militar Primária: Infantaria
Especialidade Militar Secundária: Manutenção de Refrigeração e Ar Condicionado
Local de nascimento: Las Vegas, Nevada
Graduação: E-5
Expert Qualificado: rifle M-16A2 5,56mm, pistola automática 0,45 M1911A1, lançador de granadas M-203 40mm. Familiar com todas as armas leves da OTAN e forças aliadas.
Licenciado para operar: Locust, Hammer, Retaliator.
DUSTY sabe que só o pensamento de treinamento no deserto causa dores de barriga terminais até mesmo aos soldados mais experientes. O calor escaldante durante o dia, o frio congelante à noite, cobras, escorpiões, relâmpagos, tempestades de poeira e areia seca e arenosa – nenhuma dessas coisas perturba Dusty e seu Coyote Sandstorm porque eles são as armadilhas naturais do que eles consideram ser sua casa. Fluente em árabe e hebraico, Dusty também fala cazaque e khalkha (mongol oriental).**

“Dusty pode rastrear como um lobo faminto, esconder-se como um cão da pradaria assustado e lutar como um lince ferido. Ele tem a paciência de uma cascavel-diamante-ocidental¹, as graças sociais de um monstro-de-gila² e as papilas gustativas de um coiote. Resumindo, ele não é muito útil para nada, exceto se esgueirar atrás de bandidos no deserto e abrir chumbo.”

*O número de segurança de Dusty foi especialmente modificado para evitar violações na Segurança G.I. Joe.
**Línguas faladas nas grandes regiões desérticas do mundo. (Sim, sabemos que a Austrália tem um deserto maior do a maioria, mas a maioria dos australianos nativos fala inglês).

1 – Espécie de cobra típica de zonas áridas e semi-áridas do México e EUA.
2 – Lagarto peçonhento encontrado nos EUA e México.

Brasil

FELINO

Marca: Estrela (Brasil)
Série: 6
Ano: 1989
Equipe/sub-time: Comandos em Ação/Força Tigre
Nome Desta Versão: Felino
Versão Usada como Base: Versão 1
Informações Adicionais: O Felino tinha diferenças substanciais em relação ao Dusty da Tiger Force. Ele não vinha com o forro de pano no capacete, e a camuflagem de tigre se estendia por todo o uniforme ao invés de só a camisa. Essa versão foi vendida com exclusividade no Brasil.

Informações da ficha:

Nome de Código:FelinoTigre da Selva
Os Comandos souberam de um “índio” considerado o “terror da Amazônia”, que afugentava com bombas os caçadores. “Índio com explosivos?! Só pode ser um Cobra!” – concluíram os Tigres. E saíram à sua captura. Mas, devido à habilidade de embrenhar-se na mata densa, ele é que acabou “caçando” os Tigres e conquistando todos pelo seu caráter! Tratava-se de um mestiço das selvas que apenas protegia os animais e a floresta, explodindo máquinas de desmatamento das madeireiras clandestinas. Logo foi chamado para a FORÇA TIGRE, tropa de elite com super Comandos para missões que requerem capacidade sobre-humana. Nas garras do “Tigre da Selva”, os Najas estão perdidos num mato sem cachorro!
Felino em display no Pit Museum.

Animações

Sunbow

Estreia: A Pirâmide da Escuridão
Interpretado por: Neil Ross (EUA), Marcos Meirelles (Brasil)

HQs

Marvel

Estreia: G.I. Joe – Yearbook nº 2

Dusty em Yearbook nº 2.