Airborne

Marca: Hasbro (EUA)
Série: 2
Ano: 1983
Equipe/sub-time: G.I. Joe
Significado do Nome de Código: Transportado pelo ar

Informações da ficha:

Nome de Código:AIRBORNESoldado de Ataque por Helicóptero

Nome de arquivo: Talltree, Franklin E.
Número de série: RA030446233
Especialidade Militar Primária: Soldado de Infantaria Aerotransportado
Especialidade Militar Secundária: Artilheiro de Helicóptero
Local de Nascimento: Reserva Navaho, Arizona
Graduação: E-5 (Sargento)


Os pais de Airborne são Navahos ricos em petróleo que permitiram seu filho mais velho fazer paraquedismo. Talltree também estudou direito e passou nos exames da Ordem dos Advogados no Arizona. Entrou para o exército e optou pelo treinamento aerotransportado, comentando: “Eu prefiro pular de aviões do que escrever resumos legais”. Graduado em primeiro da turma da Escola de Transporte Aéreo, no Forte Benning. Especialista Qualificado: Helicóptero Hughes com Canhão Automático, M-16, M-60 e pistola automática M-1911A.
Airborne brinca e se solta, mas também é sério … sério demais. Você olha para ele e às vezes ele está olhando através de você. Deve ser o sangue indígena. Os navahos chamam isso de “o olhar de longa distância”. Assustador!
Airborne em display no Pit Museum.

Brasil

Versão 1

CONDOR

Marca: Estrela (Brasil)
Série: 4
Ano: 1987
Equipe/sub-time: Comandos em Ação
Nome Desta Versão: Condor
Baseado na Versão: Versão 1

Nome de Código:CONDORCapitão dos Ares
Quando criança, seu maior sonho era poder voar. Por isso, tornou-se paraquedista e juntou-se aos Comandos. Percorrendo os céus, Condor avista lá embaixo um grupo Cobra em manobras suspeitas. Mais que depressa, lança-se aos ares com seu paraquedas, num salto perfeito e exato para atingir um posto seguro de observação. Sua precisão nos saltos é tal que até parece que ao invés de paraquedas, ele tem asas. Não é à toa que os outros Comandos dizem “O céu é domínio do Condor.”
Condor em display no Pit Museum.

Versão 2

GATILHO

Marca: Estrela (Brasil)
Série: 6
Ano: 1989
Equipe/sub-time: Cobra/Força Naja
Nome Desta Versão: Gatilho
Baseado na Versão: Versão 1
Informações Adicionais: Gatilho usava os mesmos moldes do Airborne, mas ganhou as cores da Força Naja. Este personagem foi lançado exclusivamente no Brasil.

Nome de Código:GATILHONaja Pistoleiro
A “fera do fliperama”! Assim era conhecido o jovem “GATILHO”. Com seus óculos escuros para não piscar com o brilho dos disparos, ele quebrava todos os recordes nos jogos! Ao entrar para os Cobras, “GATILHO” saiu-se melhor que a encomenda, com a rapidez do seu indicador, qualquer arma comum parecia uma automática! Assim, tornou-se o principal artilheiro da Força Naja, tropa de elite Cobra para missões que requerem capacidade sobre-humana. Os Tigres que se cuidem, porque “GATILHO” é tiro e queda!

Houve duas versões da cartela de Gatilho. Quando foi lançado, em 1989, ele trazia de brinde duas bisnagas de camuflagem. No ano seguinte, o brinde foi deixado de lado e a cartela mudou para se adaptar.

O Gatilho em exposição no Pit Museum.

Animações

Sunbow

Estreia: O Mecanismo MASS
Informações Adicionais: No desenho, Airborne e seu irmão Tommy (que é psiônico) têm um sexto sentido apurado, e um elo psíquico entre eles, como pode ser observado no episódio Operação Ameaça à Mente.

Airborne em Operação Ameaça à Mente.

HQs

Marvel

Estreia: G.I. Joe – A Real American Hero nº 11

Airborne em ARAH nº 11 (traço de Mark Volsburg).