G.I. Joe – A Real American Hero nº 73 | Divided We Fall

Editora: Marvel
Roteiro: Larry Hama
Lápis: Ron Wagner
Arte-Final: Randy Emberlin
Letrista: Rick Parker
Colorista: Bob Sharen
Editor: Bob Harras
Editor-chefe: Tom DeFalco
Publicação: Julho de 1988

Persondgens nesta edição: Spirit, Sucata, Mutt, Gen. Hawk, Wild Card, Skidmark, Gen. Hollingsworth, Star Viper, Strato-Viper, Zarana, Zartan, Zandar, Comandante Cobra, Crimson Guard, Torch, Croc Master, Baronesa, Serpentor, Major Bludd, Tomax, Dr. Mindbender, Firefly, Buzzer, Xamot, Gung Ho, Sneak Peek, Tunnel Rat, Dial-Tone, Mainframe, Lady Jaye, Flint, Keel Haul, BAT, Slip Stream, Lift Ticket, Cap. Minh, Destro e Iron Grenadiers.

O roubo da caixa preta na última edição deixa o G.I. Joe consternado, e o Pentágono muito irritado. No lado Cobra, a chegada do bem-sucedido Star Viper com o aparelho é preparada com pompa, reunindo os soldados e a cúpula da organização terrorista em sua ilha.

Mas as coisas não acontecem bem como o Star Viper estava antecipando.

Star Viper com a leve impressão de que chegou na hora errada…

Cansado das indiretas e esquemas de Serpentor, o Comandante Cobra (lembrando que o CoCo original foi assassinado pelo Fred VII, que tomou o seu lugar) inicia um bate-boca e chama o amálgama dos maiores ditadores e senhores da guerra da História para o pau, bem ali na frente dos subordinados.

Os dois, de fato, chegam a sair no braço, mas são rapidamente apartados pela turma do deixa-disso, o que não chega a acalmar os ânimos. Está declarada, ali mesmo, guerra civil na Ilha Cobra.

A batalha rapidamente tem início. Em superioridade numérica, o Comandante consegue sitiar Serpentor, que aceita a sugestão do Dr. Mindbender de pedir apoio aos EUA. Os americanos, afinal, prefeririam uma monarquia parlamentar a uma ditadura fascista. E eles tinham a caixa preta para oferecer em troca.

Os Joes ainda estão alheios a tudo o que está acontecendo e, pressionado pelo Gen. Hollingsworth, coloca em prática um plano para recuperar o equipamento roubado.

Uma equipe de reconhecimento liderada pelo Ten. Falcon usa um Mamba trocado com a Guarda de Outubro durante os eventos do Yearbook nº 04 para entrar furtivamente na ilha, e no caminho conseguem salvar Mindbender a caminho dos EUA. Ao chegarem em solo, são recebidos por um anfitrião inesperado.