Shipwreck

Marca: Hasbro (EUA)
Série: 4
Ano: 1985
Equipe/sub-time: G.I. Joe
Significado do Nome de Código: Naufrágio

Nome de Código:ShipwreckMARINHEIRO
Nome de arquivo: Delgado, Hector X.
NÚMERO DE SÉRIE: 924-92-5456
Graduação: CPO
Local de nascimento: Chula Vista, CA
Especialidade Primária: Gunner’s Mate¹
Especialidade Secundária: Mecânico
Shipwreck foi criado sob a sombra da Marinha, especificamente a sombra das Bases Navais da Marinha de San Diego. Ele se alistou na menor idade permitida com a permissão de seus pais e passou a servir com distinção no Delta do Mekong², onde lutas corpo-a-corpo com piratas fluviais, contrabandistas e insurgentes era o trabalho corriqueiro. Serviu em “Gitmo”³ e Yokosuka⁴ e esteve presente em certas operações iniciadas por um porta-aviões no Oriente Médio.
Graduado na Escola de Armamento Naval dos Grandes Lago. Especialista qualificado: M-16, M-14, Browning .50 cal, arma Oerliken AA de 20 mm, M1911A1.
“Shipwreck é um marinheiro por excelência. Ele pode emendar uma amarra, fritar ovos em pó ao barlavento e comê-los, contar mais lorotas do que uma uma Comissão do Senado e tirar três dias de folga Thule, na Groenlândia⁵, e voltar sorrindo.”

1 – Título da Marinha e Guarda Costeira americanas concedido a armeiros que, ou completam um curso especial, ou demonstram aptidão excepcional.
2 – Rio localizado no sudeste asiático, que cruza países como Laos, Camboja e Vienã, palco de um dos maiores conflitos do período da Guerra Fria.
3  – Base Naval de Gantánamo, localizada na baía de mesmo nome em Cuba.
4 – Cidade japonesa onde há uma base americana que prestou apoio durante as guerras no Vietnã e na Coréia.
5 – Base aérea americana, em uma área isolada e com clima ártico.

Shipwreck na Transportable Tactical Battle Platform.

Brasil

MARUJO

Marca: Estrela (Brasil)
Série: 6
Ano: 1989
Equipe/sub-time: Comandos em Ação/Força Tigre
Nome Desta Versão: Marujo
Informações Adicionais: Trata-se de uma figura exclusiva do Brasil que aproveitou quase todas as peças dos moldes de Shipwreck versão 1 (exceto os braços), mas que usava o tema de cores da Força Tigre.

Nome de Código:MarujoTigre Guarda-Costeira
Quem não ouviu falar de “MARUJO”? O filho de um patrulheiro da guarda-costeira, que salvou uma base militar do Comando Tigre! Nascido e criado numa plataforma marítima, o imenso mar era seu quintal e seus amigos, os golfinhos. Quando jovem, “MARUJO” descobriu que os Cobras estavam instalando explosivos submarinos na base militar dos Tigres, e muitas milhas dali, os Comandos chamaram o rapaz, que ficou com a fama de “falar com os peixes”. Mais tarde, “MARUJO” foi para a Força Tigre – tropa de elite composta de super Comandos para missões que requerem capacidade sobre-humana. Desde então, “o mar não está pra Naja!”

A cartela do Marujo veio em duas versões. Quando foi lançado, em 1989, ele trazia grátis duas bisnagas de camuflagem de brinde. No ano seguinte, ele vinha sem as bisnagas e o layout foi adaptado.

O Marujo em exposição no Pit Museum.

Japão

シップレック

Marca: Takara (Japão)
Série: 1
Ano: 1986
Equipe/sub-time: G.I. Joe
Nome Desta Versão: シップレック
Nome em romaji: Shippurekku (Shipwreck)

Informações da ficha:

G-11シップレック
 

Animações

Sunbow

Estreia: A Vingança do Cobra
Interpretado por: Neil Ross (EUA), Luiz Feier Motta (Brasil)
Informações Adicionais: Foi um personagem proeminente no desenho com seu jeito bonachão, mulherengo e preguiçoso, mas que no fim sempre entregava o trabalho, e era o favorito de muitos fãs, entre eles Buzz Dixon, o story editor da segunda temporada. Segundo Ross, a versão animada de Shipwreck foi baseada no personagem de Jack Nicholson no filme A Última Missão, de 1973.

Shipwreck em O Germe.

HQs

Marvel

Estreia: G.I. Joe – A Real American Hero nº 40

Shipwreck em ARAH nº 40 (traço de Rod Whigham).