Monkeywrench

Monkeywrench foi lançado originalmente pela série cinco de G.I. Joe, em 1986.

Informações da ficha:

Nome de código:

Monkeywrench

Dreadnok

Significado do Nome de código: Chave Inglesa
Nome de arquivo: Bill Winkie
Local de nascimento: Rhyl, Norte de Gales

Monkeywrench nasceu em Rhyl, Norte de Gales, onde manufaturou dispositivos explosivos indiscriminadamente para um grupo de terroristas obscuros. Tendo se tornado um pária em sua cidade natal aos dezesseis anos, mudou-se para a East End¹ em Londres para fazer parte de um movimento “new wave”², onde desenvolveu um comportamento antissocial grosseiro e bruto em níveis não conhecidos no hemisfério ocidental. No fim, suas viagens o levaram à Austrália, onde se juntou aos Dreadnoks.
Monkeywrench nasceu no Dia de Guy Fawkes³, que na Grã Bretanha se comemora a frustração da Conspiração da Pólvora para explodir as casas do parlamento. Um boneco do vilão, Guy Fawkes, é enforcado em meio a uma detonação contínua de fogos de artifício. Será que isso explicaria a preocupação de Monkeywrench com explosivos e barulho alto? Sua coleção de discos se limita a “Abertura 1812”4, “Coro de Ferreiros”5, e “Wipeout”6.

1 – Área pobre de Londres associada a ativismo social.
2 – Gênero do rock inicialmente ligado ao punk que depois voltou-se mais ao pop.
3 – Guy Fawkes tem sido lembrado como uma máscara principalmente usada pelo grupo de ativistas Anonymous em protestos no mundo todo. A máscara foi criada por Alan Moore e David Lloyd na celebrada HQ V de Vingança e mais tarde tornada mundialmente famosa pelo filme mediano baseado nela.
4 – Obra de Tchaikovsky celebrando a derrota de Napoleão na Rússia, que inclui uma sequência de tiros de canhão.
5 – Um trecho da ópera Il Trovatore em que ferreiros batem em suas bigornas com seus martelos.
6 – Conhecida música de surf rock que se inicia com o som de uma prancha de surf se quebrando e alguém falando “hahaha, wipeout!”. O título significa um tombo feio no surf, o que em português se poderia usar “vaca” como termo equivalente.
Thrasher, Monkeywrench, Zandar e Zarana no Thunder Machine.

Animações

Sunbow

Monkeywrench apareceu nas animações da Sunbow pela primeira vez na minissérie Arise Serpentor Arise. Nos EUA, sua voz era interpretada por Neil Ross. No Brasil, teve vários dubladores.

Monkeywrench em Arise Serpentor Arise.

HQs

Marvel

Monkeywrench apareceu pela primeira vez nas HQs da Marvel em G.I. Joe – A Real American Hero nº 60.

Monkeywrench em ARAH nº 60 (traço de Todd McFarlane).