O G.I. Joe no México foi lançado pela Auriken (às vezes chamada erroneamente de Quiriken, por causa da fonte do logo que faz o a parecer um q) no ano de 1986, e ganhou o subtítulo de Comandos Heroicos. No ano seguinte, a disposição do logo foi trocada, e maior destaque foi dado a Comandos Heroicos, nome pelo qual a versão mexicana é frequentemente referenciada. A diferença mais chamativa da marca no México são as descoladas caixas que substituem as cartelas de bonecos, que eram o padrão em outros países.
A primeira série é composta por bonecos que haviam sido lançados em anos anteriores no Brasil, e por isso os moldes chegaram por lá com a marcação "Estrela" nas costas, que a fábrica brasileira imprimia nas primeiras séries do Comandos em Ação, e que eles não apagaram. Por este motivo, é comum encontrar itens mexicanos dos primeiros anos com esta marcação.
A Auriken surgiu da empresa produtora de plásticos Auriga, fundada por Federico Valdés em 1969. Em 1981, eles decidiram entrar no ramo dos brinquedos por meio de uma parceria com a americana Mattel, e assim fundando uma nova empresa chamada Aurimat, uma fusão do nome das duas (Auriga + Mattel).
Até então, a Kenner licienciava suas marcas como Star Wars para a Lily Ledi. Em 1986, no entanto, a empresa americana achou melhor fazer um contrato com a Auriga, rival da Lily Ledi. O problema é que, como mencionamos, ela também tinha uma parceria com a rival da Kenner nos EUA, Mattel, na Aurimat. A solução para não haver conflito foi criar uma terceira empresa, a Auriken (novamente, a fusão de ambos os nomes; Auriga + Kenner). Embora G.I. Joe fosse da Hasbro, concorrente de ambas, não foi necessário criar uma Aurihas ou algo do tipo.
Informações oficiais sobre a linha G.I. Joe/Comandos Heroicos no México são bastante difíceis de encontrar. Os veículos não acompanhavam catálogo, motivo pelo qual recorremos a informações postadas em grupos de colecionadores mexicanos no Facebook para categorizá-los por séries. Se não fosse a dedicação desse pessoal, é provável que muitas dessas histórias não estivessem disponíveis nos dias de hoje. No entanto, é preciso levar em consideração que elas são muitas vezes baseadas em memórias de décadas atrás ou elocubrações, e nem sempre batem entre si, então considere que pode haver uma margem de erro entre uma série e outra.
Para complicar mais a nossa vida, muitos veículos vinham com bonecos aleatórios, e não tinham um piloto fixo. Aliás, falando em veículos, uma outra característica peculiar da série da Auriken foi que, a partir da série 4 (1989), os bonecos avulsos pararam de ser comercializados, e apenas os que vinham em conjunto com os veículos estavam disponíveis nas lojas do país.
Na década de 1980, estavam em vigor proteções comerciais que tinham como objetivo estimular a produção local no México, o que possibilitava a fabricação do G.I. Joe pela Auriken. Na década seguinte, no entanto, as características do mercado mudaram. Entre a entrada do país no GATT em 1986 e no NAFTA em 1994, muitas normas legais que exigiam que se fizesse uma porcentagem mínima dos produtos domesticamente foram abolidas em favor de medidas liberalizantes da economia.
Em 1990, a última série da Auriken já não foi mais fabricada localmente, mas sim completamente importada dos EUA, que por sua vez era fabricada na Ásia. Adesivos eram aplicados nas caixas para a tradução dos nomes e outras informações do brinquedo para o espanhol. A estratégia não parece ter sido capaz de salvar a empresa, que deixou de existir oficialmente em 1992, quando se fundiu com a Aurimat México, resultando apenas na Aurimat S.A., que aparentemente também não durou muito.
Talvez a Hasbro tenha entendido que não precisaria mais de intermediários e pediu a licença de volta, ou talvez a Auriken já não estivesse conseguindo enfrentar a concorrência e simplesmente abriu mão da marca. Seja como for, a Hasbro assumiu as rédeas da distribuição no país por meio de sua subsidiária local em 1992, usando a mesma estratégia do final da fase da Auriken: revender os itens americanos adesivados com as traduções.
Essa fase não é muito valorizada pelos colecionadores por ser basicamente o mesmo produto vendido nos EUA, e por isso não adicionamos na lista das nossas fichagens. No entanto, há uma exceção que vale bastante a pena mencionar aqui. Em 1994, os alienígenas da Star Brigade, ou seja, Carcass, Lobotomaxx e Predacon, foram lançados no mercado mexicano com cores diferentes. Diz a lenda que a Hasbro teria rejeitado esses lotes iniciais porque as cores não batiam com as ilustrações das cartelas, e simplesmente despacharam tudo pela fronteira sul.
Desta maneira, colocamos somente esses três itens da fase da Hasbro, no ano de 1994.