A base conhecida como The Pit já teve várias versões. Para o diorama, nos baseamos na primeira delas, apresentada em G.I. Joe – A Real American Hero nº1, da editora Marvel.
O QG Joe foi criado por Larry Hama para a Fury Force, que era uma equipe comandada pelo filho de Nick Fury que combatia a Hydra. Ele vinha anotando ideias para esse seu conceito e muita coisa foi aproveitada em G.I. Joe. O Pit foi uma delas.
Nessa primeira versão do Pit, ele era localizado dentro do Forte Wadsworth, em Staten Island, uma região da cidade de Nova York. Ele realmente existe e deixou de ser usado pelo Exército americano em 1994. Hoje, o local é aberto à visitação.
O Pit ficava camuflado abaixo da oficina mecânica do assistente do capelão da unidade. Se você for visitar e perguntar onde fica isso, devem responder que isso não existe e foi tudo uma invenção de Hama. Exatamente o que se espera que se fale de uma instalação secreta 😛
A maior dificuldade encontrada por nós foi encontrar uma maneira de deixar os cinco níveis subterrâneos visíveis para quem fica de fora. A solução foi fazer tudo transparente, e então o QG foi incorporado ao projeto original do armário, com as prateleiras de vidro fazendo o papel das lajes que dividem os armários.
Térreo
Mas a estrutura do Pit ser comum à da estante não quer dizer que não foi necessário construir nada. Fizemos a superfície com a garagem do capelão com madeira MDF, serragem pintada como grama e material de maquete em geral.
1º Subsolo
O material de garagem e bombas de gasolina foram comprados no eBay. Há muitas miniaturas de garagem no padrão 1:18 que serviram como uma luva.
No primeiro andar subterrâneo, colocamos algum material de oficina 1:18 também, mas no geral, adornamos com os próprios veículos e bonecos. Nessa foto, vemos o Breaker olhando para dentro do fosso e mandando Clutch e Steeler jogarem um HAL lá dento. Uma pequena homenagem a uma cena de G.I. Joe ARAH nº 3.
2º Subsolo
No andar abaixo, Scarlett e Stalker planejam a próxima missão na sala de situação.
Logo ao lado, Grand Slam explica o trabalho para alguns novos recrutas na sala de briefing.
Em sua sala diretamente conectada ao Pentágono, Hawk planeja como acabar com os Cobras. Aqui foi tomada alguma liberdade em relação ao original de Hama, uma vez que Hawk não tem uma sala própria na planta concebida pelo autor. Ele não sabe tudo, tá legal? Ok, mentira, ele sabe sim, mas a gente achou legal colocar isso.
Os móveis são, em maior parte, peças de Playmobil.
3º Subsolo
Nesse andar, o destaque é a área de treinamento. Alguns adornos do cenário foram feitas à mão e outros são peças de Playmobil.
Na área de tiro, Flash treina sua pontaria com o laser.
E Snake-Eyes ensinou um recruta a não treinar com ele…
4º Subsolo
O terceiro subsolo é uma área voltada à convivência, e muita coisa foi comprada de outros brinquedos de escalas como Marauders Task Force e até uma marca de bonecas dinamarquesa que usa escala 1:18 e faz coisas muito bonitas e detalhadas.
Nos quartos, um recruta relaxa depois de um dia duro.
Enquanto Rock ‘n Roll e Grunt se descontraem com mais um green-shirt na sala de recreação.
Na sala do arsenal, Short-Fuze limpa seu morteiro.
5º Subsolo
No andar mais profundo, fica o material sensível, como servidores e equipamento de tecnologia. Boa parte do que está aqui foi feito à mão.
Zap pesquisa nos computadores superpotentes. Ou talvez esteja jogando fortnite.
É necessário manter o Pit funcionando em qualquer situação, por isso um gerador é essencial quando a energia acaba.
Ops! Parece que o que quer que eles estivessem analisando aí escapou…
O novo recruta reconhece a enfermaria, outra liberdade que tomamos em relação à planta original, alheio à situação suspeita acontecendo no fosso do elevador do outro lado da parede (o robô é um Homem de Ferro mk. 1).
Uma curiosidade é que esse diorama fez a primeira vítima de suas obras. Uma das prateleiras de vidro caiu em cima do Zap. Sobrou pouca coisa pra contar a história.