Como Recuperar Seus Desenhos em VHS

Em outras áreas deste site, já comentamos como nunca houve um lançamento em home video que reunisse todos os episódios dublados das séries 1 e 2 de G.I. Joe – A Real American Hero. A única maneira de não deixar essa memória morrer é cooperando com outros fãs. Por isso, fizemos o pequeno tutorial abaixo para ajudar você a recuperar os episódios que gravou em casa.

Se há uma coisa que ficou realmente datada hoje em dia é o videocassete. Na segunda metade da década de 1980, esses aparelhos ofereciam a oportunidade de se guardar um programa interessante para ver mais vezes, ou deixar gravando algo que passava em um horário que não conseguiríamos estar à frente da telinha (lembre-se que não havia Internet, nem muito menos streaming).

Como não se fabricam mais videocassetes, se esses programas nunca foram lançados em DVD ou não estão em um catálogo de streaming, como é o caso do desenho do Comandos em Ação, as opções para ver essas fitas hoje em dia são cada vez mais escassas. Se o seu vídeo quebra, simplesmente não há modelos novos para comprar, nem peças de reposição para consertá-lo.

Dessa maneira, é importante se manter ao menos um backup no computador dos seus programas mais raros. Aqui vão algumas opções para você que quer preservar essa memória para o futuro.

Como Usar a Placa de Captura

O que sugerimos é uma placa de captura. Elas são baratas e bem fáceis de usar. Trata-se de um dispositivo que adapta o sinal da fita VHS para USB (lembrando que, se sua placa de vídeo já tem entrada de AV, nem precisa de um adaptador, mas isso é raro hoje em dia).

Há modelos disponíveis no Mercado Livre, e nas grandes lojas on-line como Submarino, Americanas, Magazine Luíza, etc, além de sites chineses de eletrônicos, como Aliexpress e Shopee.

Um exemplo de uma placa de captura

Conectando Tudo

Para conectar o videocassete ao computador, basta conectar um cabo AV na saída indicada com “out” no videocassete, e a outra ponta nos conectores da placa, sempre seguindo as cores indicadas.

Obs.: O plug preto pode ficar solto. Ele é uma saída de vídeo de qualidade melhor, que só surgiu na época do DVD.

Conecte a sua placa em qualquer porta de USB do seu PC.

Grave e Salve seu Vídeo

Sua placa normalmente vem com um software de captura. Insira o CD que vem junto à placa e instale o driver, que vai fazer o seu PC enxergá-la, e o software, que vai permitir que você administre a gravação. Se o seu computador não tem leitor de CD, normalmente há um site indicado no manual no qual você pode baixar esses arquivos, é só questão de dar uma olhada.

No caso do Easycap, que estamos usando como exemplo, ele vem com um chamado Honestech VHS to DVD. As outras marcas terão pequenas diferenças de interface, mas a ideia é a mesma.

Talvez você tenha que escolher “Advanced Mode” (Modo Avançado), talvez ele entre direto. Quando abrir, vai aparecer algo mais ou menos igual à página abaixo.Clique em Options.

Clique em Options, ou Opções, se estiver em português, onde a seta está indicando.

Uma janela vai abrir. Escolha seu dispositivo de captura de áudio e vídeo (USB), e em seguida formato AVI ou WMV, conforme a figura abaixo:

Clique em OK. Você já está pronto para começar a gravação. Dê o play no videocassete e Record no botão ao lado da imagem.

Nesta tela preta estará passando o vídeo que você quer gravar.

Depois que o vídeo terminar, clique em Stop. Você já está com o vídeo capturado, e só precisa decidir como quer salvá-lo. Clique na aba 2. Edit. O seu arquivo aparecerá como na imagem abaixo, indicado pelo que chameir como referência de “Caixa 1”. Segure-o com o mouse e arraste-o para a “Caixa 2”.

Fazendo isso, o seu arquivo está pronto para ser salvo.

Obs.: Nesta parte, é possível também se sequenciar diferentes arquivos, e cortar partes deles, para retirar os comerciais, por exemplo. Não vamos entrar nesses detalhes aqui para não ficar muito complicado para iniciantes.

Então, é só clicar no ícone de salvar conforme apontado pela seta na figura acima. Entre as opções que aparecerem, escolha novamente AVI ou WMV.

Vai abrir uma janela, e é só clicar em OK.

Escolha um nome para o seu arquivo e clique em Salvar.

Pronto, você tem seu vídeo salvo no seu computador!

Esta é a maneira mais básica de converter seus arquivos. Se você quiser, pode se aprofundar mais para melhorar a qualidade dos seus arquivos, como escolher melhor codecs ou formatos.

No tutorial abaixo, eles inclusive orientam a buscar um software melhor para a captura, mas está tudo explicado passo a passo até melhor do que consegui fazer aqui.

Mas Eu Não Tenho Um Videocassete!!

Não ter um videocassete é um problema muito comum, tendo em vista que eles pararam de ser usados já tem uns 20 anos e a última fábrica que ainda os fabricava (a japonesa Funai Electric) abandonou a produção em 2015 por falta de demanda.

Mesmo assim, existe um aparelho que até passa a fita que será gravada no computador por um software que vem incluso. Essa seria a opção mais cômoda e fácil de se usar, porque é só ligar no computador, instalar o programa e sair gravando.

O nome desse aparelho é ION VCR2PC, que permite vc assisitir seus programas no computador também. Portanto, se o seu vídeo quebrou, ou se você já jogou ele fora, essa é uma boa pedida.

O grande problema é que ele é muito difícil de encontrar, porque já saiu de linha. Os únicos exemplares que encontramos estavam no Ebay, e, na conversão do dólar, acaba ficando mais barato comprar um videocassete que ainda funciona no ML e usar a placa de captura mesmo.

Não Entendi Nada! E Agora?

Se você não acha que consegue fazer a transferência de arquivos sozinho, não há problema. Basta dar um Google para ver que há várias pessoas por aí que fazem esse serviço, e até mandam buscar e entregar sua fita e o pendrive com os vídeos transferidos sem que você precise sair de casa.

Pessoalmente, não tive uma boa experiência quando tentei fazer isso. Não sei como eles estavam tentando passar os vídeos, mas não souberam mexer com a qualidade de gravação. Nos videocassetes, uma qualidade mais alta (SP) permitia até duas horas de gravação, enquanto uma mais baixa (SSP ou EP) chegava a até 6 horas. Para economizar fita, o mais frequente era que se gravasse nesse último, mas a pessoa que mandei só tinha meios de digitalizar o primeiro. No fim, tive que aprender a fazer sozinho mesmo.

No entanto, se você não tem um videocassete, ou se não tem muita intimidade com o computador, pode dar menos dor de cabeça procurar uma pessoa que saiba o que está fazendo.

Quer ajuda?

Se, mesmo assim, você ainda precisar de uma mão para recuperar um dos episódios raros com a dublagem da Herbert Richers que esteja incluído na lista abaixo, entre em contato conosco pelo e-mail cobracafe@cobracafe.com.br.

Se você já tem um desses episódios em formato digital, ficaremos felizes em trocá-los pelos que temos e preservar essa memória. Quanto mais fãs a tiverem em sua coleção, melhor a dublagem será preservada. É só escrever para e-mail cobracafe@cobracafe.com.br.

Lista de episódios perdidos

Marvel/Sunbow:

  • Minissérie – A Vingança do Cobra (The Revenge of Cobra), os cinco episódios.
  • S01E16 – A Conspiração Sintoide (The Synthoid Conspiracy), episódio 1.
  • S01E36 e 37 – Mundos Sem Fim (Worlds Without End), os dois episódios.
  • S01E46 e 47 – O Traidor (The Traitor), os dois episódios.
  • S01E52 – Perigo no Alasca (The Great Alaskian Land Rush).
  • S02E01 a 05 – Arise Serpentor Arise.
  • S02E07 – Computer Complications.
  • S02E08 – Sink the Montana.
  • S02E09 – Let’s Play Soldier.
  • S02E10 – Once Upon a Joe.
  • S02E11 – O Médico de Um Milhão de Dólares (The Million Dollar Medic).
  • S02E13 -The Rotten Egg.
  • S02E15 – Iceberg Goes South.
  • S02E17 – Grey Hairs and Growing Pains.
  • S02E18 – My Brother’s Keeper.
  • S02E19 – My Favorite Things.
  • S02E20 – Raise the Flagg.
  • S02E21 – Ninja Holiday.
  • S02E22 – G.I. Joe and the Golden Fleece.
  • S02E24 – Nightmare Assault.
  • S02E25 – Second Hand Emotions.
  • S02E28 – Sins of Our Fathers.

DIC

  • Minissérie – Operation Dragonfire, os cinco episódios.
  • S01E07 – Pigskin Commandos.
  • S01E08 – Cold Shoulder.
  • S01E09 – Injustice and the Cobra Way.
  • S01E10 – General Confusion.
  • S01E11 – A Noite dos Arrepios (Night of the Creepers).
  • S01E12 – That’s Entertainment.
  • S01E13 – I Found You… Ivy.
  • S01E14 – An Officer and a Viperman.
  • S01E17 – The Mind Mangler.
  • S01E18 – BIOK.
  • S01E19 – Stuck on You.
  • Segunda Temporada: Todos os episódios.

Observação: Infelizmente, não podemos vender os episódios que temos, nem disponibilizá-los on-line, uma vez que há direitos autorais envolvidos. Contamos com a compreensão.

Observação 2: É possível assistir boa parte dos episódios da série clássica e versões posteriores, como Resolute e Renegados, em inglês no canal oficial do G.I. Joe no Youtube. Também é possível encontrar os DVDs de quase todas as versões em sites americanos. Não deixe de prestigiar!