G.I. Joe – A Real American Hero nº 69 | Into the Breach

Editora: Marvel
Roteiro: Larry Hama
Lápis: Tony Salmons
Arte-Final: Randy Emberlin
Letrista: Joe Rosen
Colorista: Bob Sharen
Editor: Bob Harras
Editor-chefe: Tom DeFalco
Publicação: Março de 1988

Personagens nesta edição: Hawk, Roadblock, Psyche-Out, Destro, Goodfellow, Gen. Villavaca, embaixador Winthrop, Thrasher, Zarana, Monkeywrench, Vipers, Wild Bill, Crazylegs e Maverick.

Larry Hama lutou na Guerra do Vietnã e parecia ter uma boa ideia de como o tabuleiro da Guerra Fria entre EUA e União Soviética era complicado nos anos 80. Prova disso é o arco que se inicia nesse número, que leva Joes e Cobras de volta ao conturbado país latino-americano de Sierra Gordo, em meio a múltiplos interesses na região.

De um lado, estão os revolucionários de esquerda liderados pelo Gen. Villavaca, que está prestes a tomar o poder no país. Ele é apoiado financeiramente pela Companhia do Monopólio de Banana Norte-Americana, representada pelo sr. Goodfellow, que espera retorno para o seu investimento uma vez que o general seja bem-sucedido em seu golpe.

Em outro lado, os Joes estão na região cumprindo ordens do governo dos EUA, que vinha apoiando ditaduras de direita no governo de Sierra Gordo. A missão deles é resgatar o embaixador Winthrop em meio às revoltas desencadeadas pelo golpe na capital Rio Vista.

O plano é que o Gen. Hawk, Roadblock e Psyche-Out resgatem o diplomata e seus assessores na embaixada, e então os levem até o aeroporto, onde Wild Bill, Crazylegs e Maverick estariam esperando para a extração.

O problema é que Villavaca está neste momento conduzindo operações contra os Terror Dromes adquiridos pelo governo dos Cobras. Contra os vilões, ele tem a ajuda inesperada de Destro, seu fornecedor de armas. Zarana, Thrasher e Monkeyrench conseguem fugir no Thunder Machine antes que a base em que estão seja invadida.

Destro, Villavaca e Goodfellow recebem a notícia de que os Joes estão na embaixada americana e dirigem suas tropas para sitiá-la, e assim evitar que documentos embaraçosos para a Companhia do Monopólio de Banana Norte-Americana sejam levados para os EUA.

Hawk, Roadblock e Psyche-Out conseguem fugir com os diplomatas, levando os documentos que podem causar problemas para a empresa de banana, e destruindo os que podem ser ruins para o governo americano. Cumprindo o plano, eles se dirigem ao aeroporto, onde a situação está conturbada.

Jeito prático de destruir documentos.

Wild Bill, Crazylegs e Maverick estão no aguardo do grupo de resgate enquanto pessoas comuns se aglomeram no aeroporto pedindo refúgio. Antes que eles possam chegar, os Dreadnoks fugidos do Terror Drome aparecem e fazem os civis, entre os quais há idosos e crianças, como reféns.

Todos embarcam juntos, e, sem escolha, os Joes deixam Hawk, Roadblock e Psyche-Out na pista com o exército de Villavaca atrás deles. Para piorar, o avião é atingido na fuga e começa a perder combustível.

A sorte dos que foram deixados para trás é que um grupo de contrarrevolucionários aparece, chamado por um denunciante misterioso, e conseguem repelir as tropas de Villavaca.