G.I. Joe – A Real American Hero nº 43 | Crossroads

Editora: Marvel
Roteiro: Larry Hama
Lápis: Rod Whigham
Arte-Final: Andy Mushinski
Letrista: Joe Rosen
Colorista: George Roussos
Editor: Denny O’Neil
Editor-chefe: Jim Shooter
Publicação: Janeiro de 1986

Personagens nesta edição: Wade Collins, Stalker, Snake-Eyes, Storm Shadow, Candy, Buzzer, Firefly, Scrap-Iron, Hard Master e Billy.

Fred revela a Stalker e Snake-Eyes que é seu antigo companheiro de pelotão no Vietnã, Wade Collins. Ele ameaça os dois com uma arma os obriga a entrar no carro. Lá ele conta que, depois que a equipe deles foi emboscada e ele foi alvejado em missão, foi levado a uma prisão em que passou momentos terríveis até o fim da guerra. Ele culpa os antigos amigos por deixarem-no lá ao invés de mata-lo e abreviar seu sofrimento.

Stalker argumenta que acreditava que Wade já estava morto. Este segue contando que, quando a guerra acabou, ele foi libertado e voltou aos EUA, mas enfrentou hostilidade de pessoas que eram contra o conflito e desconfiança de empresários que não ofereciam emprego a veteranos. Ele diz que o Cobra, então uma organização pequena, o recebeu de braços abertos e então se tornou um Crimson Guard.

De fato, a Guerra do Vietnã enfrentou uma acentuada queda de popularidade tanto nos EUA quanto no resto no mundo à medida em que imagens e relatos do front chegavam à imprensa, principalmente após o massacre de My Lai, em que mulheres e crianças foram sumariamente executadas. Muita da revolta contra a guerra foi descontada nos soldados que voltavam para casa, chamados de “assassinos de bebês” por ativistas. Um bom filme para entender esse fenômeno melhor é o quase-documentário oitentista Rambo – Programado Para Matar ;-P.

Enquanto tudo isso acontece, o Soft Master consegue surrar todos em uma delegacia de Springfield e entrar no sistema do Cobra para descobrir o assassino do Hard Master. Quando ele foge do local, Buzzer, que acabara de voltar à cidade depois de sua fuga da prisão, Firefly e Scrap Iron o perseguem.

Não longe dali, mais dois estão se dirigindo para Springfield e seus caminhos se cruzarão por uma coincidência. Quando o carro de Candy quebra, ela pega carona com um sujeito que está tomando um café muito suspeito. Eles param para outro caronista, Billy.

Ao desviar do carro em fuga de Soft Master, o motorista bêbado bate e seu carro pega fogo. O mestre volta para ajuda-los, mas Scrap Iron lança um foguete que explode o velho ninja e também tudo o que estava em volta.

A cena volta para um Wade Collins já totalmente convertido contra o Cobra. Aparentemente, enquanto estávamos distraídos com a fuga do Soft Master, Stalker o convenceu de maneira inequívoca a largar a vida de vilão. Ao chegar em sua casa para pegar suas coisas, a família de Fred Broca, que ele havia assumido sem conhecer há pouco tempo e desde então só havia hostilizado, resolve fugir com ele para tentar uma vida normal. Não é bonitinho?