G.I. Joe – A Real American Hero (1985)

Data de lançamento: Março de 1985
Plataforma: Commodore 64/Apple II
Desenvolvimento: Parker Brothers
Publicação: Epyx, Inc.
Gênero: Ação
Desenvolvedores: Design: Ray Carpenter e Jeff Johannigman, Gráficos: Pam Carpenter.¹

G.I. Joe – A Real American Hero para Commodore 64 e Apple II é um jogo muito mais próximo do que se esperaria encontrar de um game da marca do que a versão para Atari lançada anos antes. Agora que ela já estava um pouco mais firmada, personagens e veículos já começavam a aparecer para que o jogador pudesse manipular na tela os brinquedos que já tinha em casa.

Logo no início, o jogador é apresentado a um mapa mundi com atividades do Cobra que precisam ser combatidas. Ele, então, pode escolher uma delas, que estão distribuídos em vários tipos de terreno, que podem ser ártico, deserto, floresta ou vegetação baixa.

Escolhido o cenário, há dois modos de jogo, um de batalha mano-a-mano, na qual o jogador pode escolher entre os Joes Duke, Scarlett, Recondo, Torpedo, Snake Eyes, Roadblock, Spirit, Zap, Gung-Ho, Snow Job, Blowtorch ou Stalker para enfrentar os cobras Destro, Baronesa, Zartan, Firefly, Comandante Cobra, Storm Shadow, Major Bludd, ou Scrap-Iron. Cada personagem tem suas próprias características e habilidades. Cada vez que o oponente é derrotado duas vezes, é capturado pelo inimigo.

Batalha Duke x Baronesa no deserto.

O outro modo é combate de veículos, no qual o jogador pode escolher entre o MOBAT, o Skystriker, o VAMP Mk. II ou o Dragonfly. O objetivo nesse modo é destruir os tanques HISS e torres de radar e lança-mísseis. O jogo não parece ter fim, uma vez que na medida em que se captura os inimigos, eles se libertam depois de um tempo.

O Skystriker no ambiente ártico.

Esse jogo é uma bela tentativa de se pegar o espírito do G.I. Joe com os recursos disponíveis na época. O jogo era vendido por meio de mídia física (disquetes), e são difíceis de se encontrar com caixa e manual hoje em dia.

Notas

1 – Fonte: Moby Games