Arise Serpentor Arise

Arise Serpentor Arise foi a minissérie em cinco capítulos que iniciou a segunda temporada de G.I. Joe. O desenho traz muitos personagens novos e ação frenética, além de fatos que vão sacudir as fundações da organização Cobra.

No início da história uma batalha deixa duas coisas bastante evidentes. A primeira é que os joes estão começando a ficar indolentes e relaxados. Preocupado, o Gen. Hawk resolve pedir ajuda para o Sgt. Slaughter, que os coloca de volta à velha forma.

A outra é que a cúpula do Cobra já está farta da incompetência do Comandante Cobra que os fazia perder batalha atrás de batalha. Tomax, Xamot, Destro e Baronesa decidem depositar sua confiança em um quadro novo da organização terrorista, o Dr. Mindbender. Guiado por sonhos estranhos, o cientista traça o plano de misturar o DNA de tiranos e líderes militares de vários pontos da História e do planeta com o intuito de criar o líder perfeito, o Imperador Cobra.

Quando o Comandante Cobra resolve agir contra a tentativa de golpe, ele percebe que não tem mais a lealdade nem mesmo de seus soldados, e não lhe resta mais nada além de tentar boicotar o plano a partir dos bastidores.

Os Joes conseguem interceptar parte de uma mensagem para os Dreadnoks que planejava o saque de tumbas ao redor do mundo, mas não conseguem descobrir por que o Cobra quer fazer isso. Eles se mobilizam para tentar proteger as criptas, mas não conseguem evitar que recolham o material genético até que o Sgt. Slaughter destrói o DNA do estrategista chinês Sun Tzu.

Ao roubar a última tumba, o Cobra consegue capturar o sargento como parte do plano de Mindbender para substituir o DNA perdido de Sun Tzu pelo do lutador brucutu.

Depois de muitas traições e dor-de-cabeça, o doutor consegue criar o seu super-soldado que vai liderar o Cobra nas batalhas. Seu nome? Serpentor! Em pouco tempo, ele alcança resultados surpreendentes. Mas os defeitos do novo líder podem se provar maiores do que suas habilidades no momento de assegurar uma dominação mundial.

A segunda temporada tenha uma qualidade de roteiros próxima à da primeira, e tenta fugir um pouco da fórmula do cientista sequestrado que ficou meio batida no primeiro ano.

Ainda comparando com o primeiro ano, alguns personagens novos ficaram meio deslocados. Ranzinza e reclamão, Serpentor não tinha metade do carisma do Comandante Cobra. Além disso, sempre que o Sgt. Slaughter aparecia, resolvia tudo sozinho, e assim tirava um pouco do charme do trabalho em equipe que estava por trás do sucesso do programa com a audiência.

Título EUA: Arise Serpentor Arise (Erga-se, Serpentor, Erga-se)
Escrito por: Buzz Dixon e Ron Friedman.
Estreia EUA: 15 de setembro de 1986.
Estreia Brasil: Este foi o único episódio que nunca ouvimos falar de ninguém que tenha assistido na Globo, o que me faz acreditar que ele é o único que permanece inédito na TV brasileira, no entanto, até agora, não temos como confirmar essa informação.

A seguir, os episódios completos disponibilizados gratuitamente na página da Hasbro no Youtube:

Elenco de voz:

PapelAtor
Low-Light Charlie Adler
Wet SuitJack Angel
DukeMichael Bell
Lift TicketMichael Bell
Scrap-IronMichael Bell
XamotMichael Bell
Col. Brekhov Gregg Berger
DestroArthur Burghardt
IcebergArthur Burghardt
Tomax Corey Burton
Beach HeadWilliam Callaway
Comandante CobraChris Latta
Gung-HoChris Latta
Horror ShowChris Latta
RipperChris Latta
Zandar Peter Cullen
Dr. MindbenderBrian Cummings
Dial ToneHank Garrett
SerpentorDick Gautier
Gen. HawkEd Gilbert
Slip-Stream Dan Gilvezan
Zartan Zack Hoffman
Roadblock Kene Holliday
Sci-Fi Jerry Houser
Doc Buster Jones
BaronesaMorgan Lofting
Leatherneck Chuck McCann
Cross-CountryMichael McConnohie
Lady JotaMary McDonald Lewis
Mutt Bill Morey
Recondo Bill Morey
Snow JobRob Paulsen
Mainframe Patrick Pinney
ZaranaLisa Raggio
Flint Bill Ratner
Deep Six Hal Rayle
Sgt. SlaughterRobert Remus
Buzzer Neil Ross
Dusty Neil Ross
Monkeywrench Neil Ross
Shipwreck Neil Ross
Thrasher Ted Schwartz
Alpine Lee Weaver
SucataFrank Welker
Polly Frank Welker
Torch Frank Welker
Wild BillFrank Welker
Lifeline Stan Wojno
Torpedo Michael Yama