G.I. Joe – A Real American Hero nº 106 | I Lift My Lamp

Editora: Marvel
Roteiro: Larry Hama
Lápis: Mark Bright
Arte-Final: Randy Emberlin
Letrista: Rick Parker
Colorista: Bob Sharen
Editor: Bobbie Chase
Editor-chefe: Tom DeFalco
Publicação: Novembro de 1990

Personagens nesta edição: Snake-Eyes, Maj. Bludd, Palhaço Branco, Orlovsky, George Strawhacker, Metz, Magda, Marina, Sorm Shadow e Stalker.

Em Borovia, com a ajuda do Palhaço Branco e de Orlovsky, Snake-Eyes consegue liberar Magda e George Strawhacker, mesmo com o Maj. Bludd em seu encalço. Quando a poeira levanta, no entanto, eles percebem o tamanho da bagunça que a revolução que derrubou o governo socialista está causando no país.

O gulag que Snake-Eyes havia acabado de libertar já estava sendo reocupado com presos políticos e minorias étnicas¹. Quando Metz tenta matar uma menina a sangue frio, George interfere, e acaba morto pelo líder agitador.

Nesse momento, Snake-Eyes se vira para matar Metz, mas este o chama de traidor e estimula as pessoas que estão ali contra o ninja. Felizmente, o Maj. Bludd, avaliando que suas chances eram melhores com se o Joe estivesse ao seu lado, confessa que veio ao país para matar este, e que Metz havia acertado que ajudaria a assassinar o agora herói silencioso do povo para não ter concorrentes na liderança da revolução.

Enquanto as pessoas partem para cima de Metz, Bludd também confessa a Snake-Eyes que havia sido contratado para assassiná-lo porque George estava plantando informações falsas para a inteligência soviética. Se ele fosse libertado, essas informações poderiam ficar sob suspeita. Como sua missão primária era evitar que ele fosse libertado, agora que ele estava morto, não havia mais necessidade de prosseguir com o assassinato do ninja.

A menina que George salvou se chamava Marina e era a mesma que pedira para Snake-Eyes salvar seu pai do pelotão de fuzilamento, mas ele a havia ignorado por causa do mindset Arashikage. Com o fim da missão, ele se compadece e leva a órfã para morar nos EUA, onde poderá reconstruir sua vida.

Em Nova York, o Gen. Crowther continua tentando atar as pontas soltas e contrata mafiosos para subir na Estátua da Liberdade e assassinar Storm Shadow e Stalker, que estão presos e amarrados. Os capangas são matadores experientes e estão em maior número, além de contar com o apoio do D.O.A. (Agência de Operações Domésticas, na sigla em inglês) em barcos e helicóptero, caso falhem. Naturalmente, esse pessoal todo não tem a menor chance contra dois Joes.

1 – Em 1990, o processo de decadência do Império Soviético já havia se iniciado, causando convulsões sociais em muitos países de regime comunista. Infelizmente, processos em que civis eram tratados como alvo, e limpezas étnicas eram comuns. É provável que Hama tenha se inspirado principalmente na situação da Iugoslávia, cuja situação vinha se deteriorando desde a queda do muro de Berlim no ano anterior, e resultaria na independência da Eslovênia e da Bósnia no ano seguinte, culminando em uma sangrenta guerra civil de uma década.