G.I. Joe – A Real American Hero nº 101 | The New Guard

Editora: Marvel
Roteiro: Larry Hama
Lápis: M.D. Bright
Arte-Final: Randy Emberlin
Letrista: Rick Parker
Colorista: Bob Sharen
Editor: Bobbie Chase
Editor-chefe: Tom DeFalco
Publicação: Junho de 1990

Personagens nesta edição: Mutt, Spirit, Vipers, Russ, Sucata, Tele-Vipers, Spike e sua gangue, Roadblock, Flint, Lady Jaye, Muskrat, Gen. Hollingsworth, Gen. Hawk, Daina, Ten. Gorky, Sgt. Misha, Dragonsky, Darklon, Snake-Eyes, Storm Shadow, Scarlett e Sioban.

Mutt e Spirit são encurralados na casa do tio Jeff, em Millville. Quem os denunciou foi o próprio Jeff, que havia sofrido lavagem cerebral pelo Cobra. Com a ajuda do Sucata e do veterano Russ, que havia ficado no Hiss II que eles haviam roubado, eles conseguem escapar, mas os vilões continuam em seu encalço.

Para fugir, eles têm que se livrar do tanque e Russ sugere um pessoal para pedir ajuda. É a gangue de delinquentes de Spike, que são jovens marginalizados que o veterano havia ajudado com trabalho voluntário no centro comunitário. Eles conhecem as ruas e sabem como enganar os Cobras. Hesitantes no início, eles terminam por aceitar montar uma resistência.

No Pit, os Generais Hollingsworth e Hawk chamam Roadblock, Flint, Lady Jaye e Muskrat para uma nova missão, pessoalmente assinada pelo presidente, que, se obtiver sucesso, pode salvar a equipe do desmembramento.

A missão é tão secreta que nem os generais sabem direito o que é, e os soldados descobrem, ao embarcar em um avião de carga russo e abrir os envelopes com suas instruções, que aquela é uma missão conjunta com a Guarda de Outubro para voltar a Sierra Gordo e destituir o governo marionete do Cobra, reestabelecendo um que seja amigável aos EUA e à URSS.

O problema é que, assim que chegam, eles são atingidos por mísseis antiaéreos, levantando a suspeita que alguém havia vazado informações da missão. Só que, para descobrir quem foi, primeiro eles teriam que sobreviver.

De volta ao hospital onde Scarlett está em coma, Snake-Eyes faz uma vigília ao lado do leito de sua amada enquanto Storm Shadow diz que acredita que os truques mentais ninjas do amigo têm ajudado a paciente a melhorar.

Neste momento, uma mulher que se diz irmã da Scarlett, uma advogada chamada Sioban, chega para expulsar os dois dali e comunicar que entrou com uma ação para desligar os aparelhos da irmã, e assim acabar com seu sofrimento.