Zarana foi lançada originalmente pela série cinco de G.I. Joe, em 1986. Assim como seus irmãos, ela ficava azul ao ser exposta à luz solar.
Informações da ficha:

Zarana
Irmã do Zartan
Significado do nome: Nome próprio de origem indiana, e que significa Lagoa d’Água.
Zarana é uma assassina profissional que ganha acesso a suas vítimas por meio de um trabalho atuação habilidoso e uso de maquiagem e disfarce. Enquanto seu irmão Zartan se concentra em aspectos puramente físicos do disfarce, Zarana trabalha do ponto-de-vista de um ator-de-método: tornando-se completamente o objeto de sua imitação – pensar, sentir e reagir como outra pessoa. Ela é perita em armas leves, explosivos e armas cortantes. Como seus dois irmãos, ela também tem a habilidade de mudar a cor da pele.
“Zarana poderia ter tido uma brilhante carreira nos palcos profissionais se o mal em sua natureza não fosse tão forte. Ela faz birras, fura filas e nunca deixa gorjeta. Ela se fingiu de dentista por seis meses em um trabalho armada apenas com rolo de fio-dental com revestimento especial para incapacitar suas vítimas involuntárias. Ela escapou, vestida como uma velhinha mancando com um andador, passando pelos policiais até um táxi. O taxista se lembrou dela… ela não deixou gorjeta.”
Variação
A versão 1 de Zarana tem uma variação na escultura da cabeça com brincos na orelha.
Animações
Sunbow
Zarana apareceu nas animações da Sunbow pela primeira vez na minissérie Arise Serpentor Arise. Nos EUA, sua voz era interpretada por Lisa Raggio e, no Brasil, por Ilka Pinheiro.
No episódio Computer Complications, ela se apaixona por Mainframe em uma missão.
HQs
Marvel
Zarana apareceu pela primeira vez nas HQs da Marvel em G.I. Joe – A Real American Hero nº 50.