Tomax e Xamot

Tomax e Xamot foi lançado pela série quatro de G.I. Joe, em 1985 e eram vendidos juntos na mesma cartela, que tinha um design diferente das outras. Eles eram os comandantes da tropa de elite dos Crimson Guards.

Tomax e Xamot

CRIMSON GUARD COMMANDER (COMANDANTE DA GUARDA ESCARLATE)
Nome de arquivo: classificado
Local de nascimento: Ilha no Mediterrâneo.
Especialidade Primária: Infiltração, espionagem, sabotagem, propaganda e direito corporativo.
Escreva o nome TOMAX em maiúsculas e coloque na frente do espelho. Fica XAMOT. O mesmo vale para os verdadeiros irmãos. Cada um é a imagem espelhada do outro, exceto por uma cicatriz no rosto de Xamot. Ambos os gêmeos serviram com os paramilitares da Legião Estrangeira na Argélia antes do Putsch dos Generais. Aperfeiçoaram suas habilidades mercenárias nas guerras da África e da América do Sul. Eram espertos demais para serem soldados para sempre. Foram para Zurique e viraram banqueiros.
Rapidamente descobriram que os meandros das finanças internacionais eram muito aleatórios para o seu gosto. Eles preferiam uma situação que pudessem controlar. O COBRA estava disposto a dar-lhes o acesso a esse controle. Agora eles comandam legiões. Mas suas legiões usam ternos de três peças e lutam suas batalhas em salas de conselhos administrativos. Estes, então, são os mais temidos dos adversários do COBRA. Eles não lutam com aço e garra, contando com seus músculos e suor do trabalho… Eles perseguem você com papel, ferem você com suas próprias leis e o matam com o dinheiro que você mesmo emprestou a eles.

Tomax e Xamot no comando da Guarda Escarlate no diorama da Ilha Cobra.

Animações

Sunbow

Pode-se notar que, no desenho, essa face burocrática dos gêmeos escarlate é bastante explorada. Eles são os CEOs das Empresas Extensivas, uma espécie de braço legal da Organização Cobra, que serve como laranja para suas negociatas.

Tomax e Xamot apareceram pela primeira vez na animação da Sunbow na minissérie A Pirâmide da Escuridão. Ali, eles tinham uma característica inusitada: um elo mental que fazia com que tudo o que um sentisse fosse experimentado com o outro na mesma intensidade, o que era um ponto fraco em batalha, mas também fazia com que um pudesse facilmente localizar o outro em situação de estresse.

Nos EUA, a voz de Xamot era interpretada por Michael Bell, e no Brasil, por Orlando Prado.

Tomax tinha a voz interpretada por Corey Burton nos EUA e, no Brasil, variou mais. Na maior parte dos episódios, Marcio Simões vez o vilão, que também ganhou vida com outros dubladores como Orlando Drummond e Luiz Feier Motta.

HQs

Marvel

Tomax e Xamot apareceram pela primeira vez nas HQs em G.I. Joe – A Real American Hero nº 37. Nessa versão, eles também tinham um elo mental que fazia um sentir o mesmo que o outro e até enxergar o que o outro estava olhando, mas, diferente do que acontecia na animação da Sunbow, isso se refletia em uma vantagem nas batalhas, uma vez que tinham o dobro da resistência.

Tomax e Xamot na Ferret ATV em ARAH nº 37 (traço de Frank Springer)