Serpentor

Marca: Hasbro (EUA)
Série: 5
Ano: 1986
Equipe/sub-time: Cobra
Significado do Nome de Código: Não há tradução, mas seu nome lembra serpente
Veículo: Serpentor era vendido acompanhado de sua Air Chariot.

Informações da ficha:

Nome de Código:SerpentorImperador Cobra
Um conluio secreto de cientistas do Cobra, sob o comando do Interrogador¹ e de Destro, vasculhou túmulos, sarcófagos e relíquias dos grandes déspotas da história para encontrar células com vestígios de DNA. A partir desse mapas genéticos mortos há muito tempo, eles produziram um clone combinado com o gênio militar de Napoleão, a crueldade de Júlio César, a ousadia de Aníbal e a perspicácia fiscal de Átila, o Huno… o Imperador Cobra definitivo! Um mestre da intriga política e um estrategista brilhante, ele é capaz de tirar o poder do Comandante Cobra para o benefício do Interrogador e de Destro. Felizmente para os Joes, as ambições do próprio Imperador Cobra não foram levadas em consideração por seus criadores…
“Seus olhos viram as legiões de Roma pisotearem gauleses e nérvios² até se tornarem pó. Sua mão ergueu o bastão de pêlos de cavalo que sinalizou para o primeiro ataque da falange de elefantes de guerra cartaginense³. Seus ouvidos escutaram o tilintar dos couraceiros franceses nas ruas de Moscou. Mas é a sua mente que devemos temer mais. Os pensamentos do Imperador Cobra não se afastaram da conquista global desde o reinado do Rei Salomão… ”

Exposição:

Serpentor em sua Air Chariot no diorama da Ilha Cobra.

Animações

Sunbow

Estreia: Arise Serpentor Arise
Interpretado por: Dick Gautier (EUA), Antonio Patiño (Brasil)

Serpentor em Arise Serpentor Arise.

Informações Adicionais: Ele foi criado por engenharia genética como uma amálgama do DNA de vários conquistadores militares e déspotas ao redor do mundo pelo Dr. Mindbender com o apoio dos principais nomes do Cobra. A ideia seria substituir a liderança incompetente do Comandante Cobra na organização terrorista.

Embora no início ele se demonstre muito eficiente, sua impulsividade e arrogância acabam impedindo a dominação mundial repetidas vezes.

Em G.I. Joe – The Movie, é revelado que sua criação foi incitada pelo Cobra La, por meio do implante de lembranças na mente de Mindbender.

DIC

Estreia: Operation Dragonfire
Interpretado por: Maurice LaMarche (EUA)

O Serpentor em Operation Dragonfire.

Informações Adicionais: Em uma suposta continuação dos eventos de G.I. Joe – The Movie, Serpentor guarda o Comandante Cobra transformado em naja em uma bolha de vidro. Quando o antigo mandatário do Cobra é transformado novamente em humanoide, não está nada feliz e transforma Serpentor em uma iguana.

Essa versão ainda não saiu em brinquedo.

É interessante reparar que, embora seja mencionado que a transformação é temporária, ele nunca mais aparece para reclamar seu lugar na liderança do Cobra. Ele provavelmente foi devorado por algum animal selvagem antes de voltar à antiga forma, mas prefiro pensar que ele se cansou de tudo e resolveu se aposentar em algum lugar inóspito.

HQs

Marvel

Estreia: G.I. Joe – A Real American Hero nº 49

Serpentor em ARAH nº 49 (traço de Rod Whigham).

Informações Adicionais: Na HQ, Hama se esforçou em dar um verniz um pouco mais realista à sua origem, embora mantivesse o tom de ficção científica.

O plano de Mindbender foi conseguir o DNA de dez grandes estrategistas da História e jogar essa informação no computador para criar um cérebro que tivesse características físicas que destacaram esses homens em seus períodos históricos. Segundo o cientista explica, o DNA não carrega consigo as memórias dessas figuras históricas, mas esses dados seriam inseridos. O importante era dispor de suas capacidades de raciocínio.

Além dessas memórias, também seriam inseridas a capacidade física de Storm Shadow e atualizações políticas, tecnológicas, e principalmente onde sua lealdade deveria estar do próprio Dr. Mindbender por meio do Scanner de Ondas Cerebrais do finado Dr. Venom. O problema é que os Dreadnoks resolvem extrair uma informação de Rip Cord bem no momento em que o processo está ocorrendo e o colocam no aparelho.

A criação de Serpentor acontece bem no momento em que os Joes estão invadindo Springfield para acabar com o Cobra. Destro comanda a evacuação da população enquanto o primeiro ato da vida do Imperador é coordenar uma distração para os Joes. Usando de tática e coragem, ele consegue ganhar o tempo necessário para que toda a população fuja para a Ilha Cobra, ganhando assim o respeito de seus subordinados.

Ao chegar na base dos vilões, ele é recebido como herói e consegue se esquivar de uma tentativa de assassinato já engenhada pelo Comandante Cobra.

Desde o início, seu plano é tomar a liderança da organização, e o Comandante Cobra sabe disso, mas a chance acaba caindo em seu colo quando este participa da invasão do Pit e é dado como morto.

O Comandante, no entanto não morreu. Quer dizer, morreu, mas não assim. Ele sobrevive só para ser assinado por Fred VII, que assume seu lugar. Ao voltar para os Cobras, as conspirações e traições entre ele e Serpentor se acumulam até que quase chegam às vias de fato em público na Ilha Cobra, decretando assim uma Guerra Civil.

Mais sagaz, embora em menor número, Serpentor parece levar vantagem. Ele defende posição na fragata até conseguir o apoio de ninguém menos que o governo dos EUA, que manda os Joes em seu auxílio.

No momento que ele consegue pegar as tropas do Comandante Cobra desguarnecidas, um golpe do destino (bom, não tanto um golpe do destino quanto uma flecha do Zartan) acaba com a vida de Serpentor, e por consequência, com a guerra de forma abrupta.

Notas:

1 – Também conhecido como Dr. Mindbender.
2 – Povos que habitavam a região da Gália e foram conquistados pelo general romano Júlio César.
3 – Os elefantes de guerra foram usados pelo general cartaginês Aníbal, um dos maiores estrategistas militares da História que impôs muitas derrotas a Roma, chegando a invadir o norte da Península Itálica.
4 – Os Couraceiros eram como se chamava a cavalaria com armadura pesada célebre durante as Guerras Napoleônicas.