Psyche-Out

Marca: Hasbro (EUA)
Série: 6
Ano: 1987
Equipe/sub-time: G.I. Joe
Significado do Nome de Código: Seu codinome é um trocadilho com a expressão psych-out, que significa intimidar. Psyche, como é escrito no caso, significa psique.

    Inclui:
  • 1 pistola preta
  • 1 antena prateada que encaixa na cabeça
  • 1 mochila prateada
  • 1 projetor de campo prateado com antena parabólica vermelha
  • 2 receptores sônicos vermelhos

Informações da ficha:

Nome de Código:Psyche-OutGuerra de Desinformação
Número de Segurança: 091-87-6274
Especialidade Militar Primária: Operações Psicológicas¹
Especialidade Militar Secundária: Conselheiro de Serviços Sociais
Local de nascimento: São Francisco, Califórnia
Graduação: O-2 (1º Ten.)
Psyche-Out formou-se em psicologia em Berkeley e trabalhou em vários projetos de pesquisa envolvendo indução da paranoia por meio de ondas de rádio de baixa frequência. Depois de se alistar, ele foi enviado para o Centro de Guerra de Dissimulação em Fort Bragg, onde continuou seu trabalho pioneiro no campo da modificação do comportamento induzido por ondas.
“O ponto em que você ganha uma batalha é quando você convence o inimigo de que ele perdeu. Isso pode ser alcançado por meio de algo tão simples como a repetição constante. Por exemplo, você pode ver um comercial na TV dez vezes por dia para um uma marca especial de biscoitos. Um dia, no supermercado, você é dominado por um súbito desejo por biscoito. Confrontado com uma variedade de marcas desconhecidas, você escolhe o que você viu no anúncio. Eles ganharam … E você perdeu.”

Exposição:

Psyche-out em display no diorama da guerra no Himalaia.

Versão 2

NIGHT FORCE

Marca: Hasbro (EUA)
Série: 7
Ano: 1988
Equipe/sub-time: G.I. Joe/Night Force
Informações Adicionais: Psyche-Out versão 2 era comercializado em cartela dupla da Night Force exclusivamente pela rede de lojas Toys R Us, junto ao Tunnel Rat versão 2. Trata-se de uma repintura da versão 1 com as cores temáticas da equipe.

    Inclui:
  • 1 pistola preta
  • 1 antena preta que encaixa na cabeça
  • 1 mochila preta
  • 1 projetor de campo preto com antena parabólica
  • 2 receptores sônicos pretos

Informações da ficha:

Nome de Código:Psyche-OutGuerra de Desinformação
Nome de arquivo: Rich, Kenneth D.
Número de Segurança: 091-87-6274
Especialidade Militar Primária: Operações Psicológicas
Especialidade Militar Secundária: Conselheiro de Serviços Sociais
Local de nascimento: São Francisco, Califórnia
Graduação: O-2 (1º Ten.)
PSYCHE-OUT formou-se em psicologia em Berkeley e trabalhou em vários projetos de pesquisa envolvendo a indução da paranoia por meio de ondas de rádio de baixa frequência. Após seu alistamento, ele foi colocado no Centro de Guerra de Dissimulação no Fort Bragg, onde continuou seu trabalho pioneiro no campo da modificação de comportamento induzida por ondas.
“O medo do escuro é primordial. É por isso que não queremos ver o que está escondido além da luz da fogueira e porque somos hesitantes em descobrir o que está fazendo aquele barulho embaixo da escada do porão. Psyche-Out pode usar esse medo como uma arma contra um inimigo tão segura e confiavelmente quanto Snake-Eyes pode usar uma submetralhadora.”

Exposição:

Psyche-Out v2 em exposição no diorama do Castelo Silencioso.

Versão 3

SUPER SONIC FIGHTERS

Marca: Hasbro (EUA)
Série: 11
Ano: 1991
Equipe/sub-time: G.I. Joe/Super Sonic Fighters

    Inclui:
  • 2 antenas parabólicas E.C.M. azuis pequenas
  • 1 antena parabólica E.C.M. azul grande
  • 1 laser E.C.M. preto
  • 1 microfone preto
  • 1 antena preta
  • 1 antena parabólica preta do radar
  • 1 tela do radar preta
  • 1 mangueira preta flexível
  • 1 mochila cinza com botões que acionam sons de batalha
  • 1 estande preto para manter o boneco em pé

Informações da ficha:

Nome de Código:Psyche-OutGuerra de Desinformação
Nome de arquivo: Rich, Kenneth D.
Número de Segurança: 091-8762-KR74*
Especialidade Militar Primária: Operações Psicológicas
Especialidade Militar Secundária: Conselheiro de Serviços Sociais
Local de nascimento: São Francisco, Califórnia
Graduação: O-3 (Capitão)
PSYCHE-OUT obteve seu diploma em psicologia em Berkeley e passou a fazer pesquisas inovadoras no campo da indução de paranóia com transmissões de ondas de rádio de frequência ultra baixa. Desde que ingressou no G.I. Joe e, posteriormente, nos Sonic Fighters, ele liderou inúmeras operações psicológicas e de desinformação sigilosas contra as legiões do Cobra!

“O que você pode dizer sobre um cara cuja tese de doutorado foi intitulada O Uso de Slogans de Camisetas na Desmoralização das Tropas Inimigas? Seu trabalho envolve raciocínio intrincado e várias camadas de desinformação: fazer o inimigo pensar que estamos seguindo o plano ‘A’ fazendo tanto alarido sobre a preparação para o Plano ‘B’ que o inimigo pensa que o Plano ‘B’ deve ser uma farsa, então na verdade vamos em frente com o Plano ‘B’!

Armas Atribuídas: E.C.M. (Contramedidas Eletrônicas) Laser de distorção cerebral ULF (Frequência Ultra-baixa)².
Qualificação de Armas: Atirador Proficiente

* O número de segurança do Psyche-Out foi especialmente modificado para evitar brechas na Segurança G.I. Joe. **Operações Psicológicas.

Brasil

TELE-MENTOR

Marca: Estrela (Brasil)
Série: 9
Ano: 1992
Equipe/sub-time: Comandos em Ação
Nome Desta Versão: Tele-Mentor
Versão Usada Como Base: Versão 1

Aparência:

    Inclui:
  1. 2 receptores sônicos vermelhos
  2. 1 projetor de campo prateado com antena parabólica vermelha
  3. 1 mochila prateada
  4. 1 pistola preta
  5. 1 antena prateada que encaixa na cabeça (não numerada)

Informações da ficha:

Nome de Código:Tele-MentorComando Indutor Mental
Os Cobras, estavam muito bem entrincheirados. TELE-MENTOR foi chamado. Só ele poderia tirá-los de lá. Primeiro, monitorou as comunicações inimigas com seus receptores sônicos de pulso. Depois, ativou a mochila geradora de sons de baixa freqüência³ para provocar ecos falsos no radar Cobra. Por fim, Com o projetor de campo de ondas cerebrais mandou a mensagem fatal para modificar o comportamento inimigo. Não deu outra: em pouco tempo, os Cobras – antes invencíveis – se entregaram sem resistência, convencidos de que tudo estava perdido.
Na faculdade de Engenharia, TELE-MENTOR desmontou um rádio e um projetor de slides e montou seu primeiro aparelho indutor mental. Escolheu a menina mais bonita e fez um rápido teste. Não é que ela se apaixonou por ele?”

Exposição:

O Tele-Mentor em exposição no Pit Museum.

HQs

Marvel

Estreia: G.I. Joe – Special Missions nº 7

Psyche-Out em Special Missions nº 7 (traço de Herb Trimpe).

Animações

DIC

Estreia (versão 3): T02E06 – Long Live Rock & Roll – parte I
Interpretado por: Maurice LaMarche

Psyche-Out v3 em Long Live Rock & Roll parte I.

Notas:

1 – Operações militares que visam influenciar um grupo de pessoas por meio do fornecimento de informações selecionadas.
2 – Siglas em inglês.
3 – Essa grafia é anterior à entrada em vigor do acordo ortográfico (2009)