Hawk

Hawk em sua versão straight arm (braço duro) acompanhava MMS na primeira série de G.I. Joe, em 1982.

Informações da ficha:

Nome de código:

Hawk

Missile Commander (Comandante de Mísseis)

Significado do nome de código: Falcão
Nome de Arquivo: Abernathy, Clayton M.
Número de série: RA212754036
Graduação: O-6
Local de Nascimento: Denver, Colorado
Especialidade Primária: Artilharia
Especialidade Secundária: Radar

Hawk vem de uma família bem estabelecida (muito rica). Ele é formado em West Point, como melhor da turma e já entrou em ação em vários locais problemáticos. Graduação: Treinamento de Infantaria Avançada; Escola de Operações Secretas. Serviu em um quadro para o Comando da Cordilheira do Atlântico Norte e Treinamento em Mísseis e Radar no USA ENG COM EVR; (classificado). Perito Qualificado: M-16; Pistola automática M-1911A1.

“Ele é muito inteligente e perspicaz e capaz de atitudes totalmente altruístas em apoio aos seus companheiros de equipe. Um excelente líder!”

Hawk despachando em sua sala no diorama do Pit.

Versão 1,5 | Swivel Arm

Assim como os outros bonecos de 1982, foi relançado em 1983 com um ponto de movimento a mais nos braços (swivel arm).

Hawk com seu MMS em display no diorama da Abertura do Desenho, de 1983.

Versão 2 | General Hawk

A versão 2 de Hawk foi lançada pela série cinco de G.I. Joe, em 1986. Na ocasião, ele foi promovido a general de brigada.

Nome de código:

Hawk

Comandante do G.I. Joe

Nome do Arquivo: Abernathy, Clayton M.
Número de série: RA 212-75-4036
Especialidade Primária: Artilharia
Especialidade Secundária: Radar
Local de Nascimento: Denver, Colorado
Graduação: General de Brigada

Hawk era o comandante de campo original da equipe Joe antes de conseguir sua estrela de general e ser chutado para o andar de cima para comandar toda operação do G.I. Joe. Ele é formado em West Point¹ e tem uma lista de créditos de educação do tamanho do braço dele, mas ele ainda conseguiu colocar a parte principal de sua experiência lá fora, onde conta – no campo de batalha.

“Hawk é o tipo de comandante que vai lá e leva um tiro como todo mundo. A tropa respeita isso. Eles sabem que ele não vai pedir para eles fazerem qualquer coisa que ele não esteja disposto a fazer. E é por isso que eles estão dispostos a fazer qualquer coisa que Hawk manda. “

1 – Tradicional academia federal de educação militar do Exército dos EUA, localizada no Estado de Nova York, e que também é um conhecido ponto turístico.
Hawk pilotando a Silver Mirage no diorama da Ilha Cobra.

Brasil | Hawk

A versão 2 do Hawk foi lançada no Brasil pela série oito de Comandos em Ação, em 1991.

Informações da ficha:

Nome de código:

Hawk

Comando Travessia

“Não vai dar pra passar…” Essa frase mudou a vida de Hawk. Quando criança, uma vez ele não teve festa de aniversário porque uma ponte havia caído, impedindo que os convidados chegassem até a casa dele. Hawk prometeu, então, que isso nunca mais aconteceria com ele. Dito e feito: com sua experiência e engenhosidade, não existe obstáculo que o COMANDO TRAVESSIA não consiga transpor! Por isso, quando algum Comando ainda pensa – “Não vai dar pra passar…”, ele só se aproxima, calmamente, com um leve sorriso no canto da boca…

Hawk em display no Pit Museum.

Animações

Sunbow

A primeira versão do Hawk nunca apareceu na animação da Sunbow, provavelmente para abrir espaço para mais Duke. Não foi até 1986, quando Hawk teve uma segunda versão e foi promovido a general, que ele passou a ser um personagem recorrente.

Sua voz era interpretada nos EUA por Ed Gilbert, e, no Brasil, por Carlos Seidl.

HQs

Hawk sempre foi o líder do G.I. Joe na continuidade de Larry Hama das HQs. Ele apareceu pela primeira vez nas HQs em G.I. Joe – A Real American Hero nº1 da Marvel.

Hawk em ARAH nº1 (traço de Herb Trimpe).

Ele toma um papel mais burocrático ao assumir a função do falecido Gen. Flagg como contato entre os Joes e o Pentágono. No entanto, quando o Gen. Austin tem problemas cardíacos e decide entrar para a reserva, nomeando Hawk para seu lugar, ele é promovido a General-de-Brigada e volta a participar das batalhas com o novo uniforme da versão 2, que apareceu pela primeira vez em G.I. Joe – A Real American Hero nº 46.

Gen. Hawk em ARAH nº 46 (traço de Rod Whigham).