Grunt

Grunt foi lançado originalmente pela Hasbro na primeira série de G.I. Joe, em 1982.

Informações da ficha:

Nome de código:

Grunt

Infantry Trooper (Soldado de Infantaria)

Significado do nome de código: Soldado raso
Nome de Arquivo: Graves, Robert W.
Número de Série: RA52779623
Graduação: E-4
Local de Nascimento: Columbus, Ohio
Especialidade Primária: Infantaria
Especialidade Secundária: Coordenador de Artilharia de Armas Leves

Familiarizado com todas as armas leves da OTAN e do Pacto de Varsóvia, bem como com armas civis domésticas. Graduação: Treinamento de Infantaria Avançada. Terminou entre os dez melhores de sua turma. Perito Qualificado: M-14; M-16; M-1911A1 (Pistola Automática).

“Grunt é um sujeito altamente motivado e sistemático. Ele é um cara ponta firme que não perde a calma em um tiroteio.”

Grunt em display na sala de recreação do diorama do Pit.

Versão 1,5 | Swivel Arm

Em 1983, ele foi relançado com o novo ponto de articulação nos braços (swivel arm).

Grunt v. 1,5 em display no Pit Museum.

Versão 2 | Tan Grunt

A uma repintura da versão 1,5 do Grunt com um uniforme bege acompanhava a asa delta Falcon em 1983. Por causa da cor, essa versão foi apelidada de Tan Grunt (Grunt Bege).

Sua ficha teve algumas alterações para incluir a habilidade de pilotar asas delta:

Grunt

Nome de Arquivo: Graves, Robert W.
Número de série: RA52779623
Graduação: E-4
Local de nascimento: Columbus, Ohio
Especialidade Primária: Infantaria
Especialidade Secundária: Piloto da Falcon, Artilharia de Armas Leves, Coordenador de Artilharia

Familiarizado com todas as armas leves da OTAN e do Pacto de Varsóvia, bem como com armas civis domésticas. Graduação: Escola de Asa Delta Falcon. Treinamento Avançado de Infantaria: terminou entre os dez primeiros de sua turma. Perito Qualificado: M-14; M-16; M-1911A (pistola automática).
 
“Grunt é um indivíduo altamente motivado e sistemático. Ele é um cara ponta firme que não perde a calma em um tiroteio.”

Grunt na Falcon em display no diorama da Abertura do Desenho.

Brasil

Versão 1 | Front

No Brasil, foi lançado pela Estrela na segunda série de Comandos em Ação, em 1985 como Frente de Batalha (codinome: Front)

Front exposto no Pit Museum.

Versão 2 | Falcon Piloto

Esta parte é um pouco confusa. Consideramos o Falcon Piloto como uma versão do Tan Grunt no Brasil porque ele era o piloto da Asa Delta Camuflada e as cores eram as mesmas, mas ele não era exatamente igual, e sim uma adaptação.

Ele não tinha o movimento giratório nos braços e a peça do peito era diferente, o que na prática fazia dele uma repintura do Dragon com as cores do piloto como era nos EUA.

O nome é mais um fator que pode causar confusão, não apenas porque este era o nome da asa delta que o acompanhava nos EUA, mas também porque Falcon também era o codinome do Breaker no Brasil, além de ser a denominação da versão de 12 polegadas da marca.

Falcon Piloto exposto no Pit Museum.

Versão 3 | Estopim

O Tan Grunt igual ao americano foi lançado pela Estrela na série quatro, com o nome de Granadeiro, codinome Estopim. Ele era vendido sem acompanhar nenhum veículo.

Nome de código:

Estopim

Granadeiro

Granadeiro juntou-se aos Comandos e tornou-se especialista em explosivos e armamentos: desmonta e monta qualquer tipo de arma de fogo que lhe cai nas mãos. Mas sua munição preferida são as granadas. Com elas pode atingir alvos bem próximos e, assim, ficar onde ele mais gosta: onde a ação acontece. Por causa de sua coragem, é respeitado por todos. Seu único problema é a falta de paciência: você não precisa ser um Cobra para fazer Estopim “explodir” de raiva.

Estopim exposto no Pit Museum.

Animações

Sunbow

Na animação da Sunbow, ele trajava sempre com o uniforme de sua versão 1 e apareceu primeiro na minissérie O Mecanismo MASS.

No episódio Mundos Sem Fim, ele foi transportado para uma dimensão paralela em que o Cobra dominou o planeta. No fim, ele decide não voltar e fica por lá para se unir à resistência ao governo tirânico.

Grunt em Mundos sem Fim.

HQs

Marvel

Grunt apareceu pela primeira vez nas HQs em G.I. Joe – A Real American Hero nº1 da Marvel.

Grunt em ARAH nº1 (traço de Herb Trimpe)

Depois de alguns anos na ativa, Grunt pede baixa para estudar engenharia na Georgia Tech.