Footloose

Footloose foi mais uma das figuras lançadas em 1985 como parte da série quatro de G.I. Joe.

Informações da ficha:

Nome de código:

Footloose

INFANTRY TROOPER (Soldado de Infantaria)

Significado do nome de código: Pé Chato
Nome de arquivo: Meyers, Andrew D.
NÚMERO DE SÉRIE: 039-44-9036
Graduação: E-4
Local de nascimento: Gary, Indiana
Especialidade Primária: Infantaria
Especialidade Secundária: Serviços Especiais (técnico de basquete)

Meyers foi orador da sua turma do ensino médio, capitão da equipe de atletismo e Eagle Scout 1. Ele estava bem encaminhado para conseguir seu diploma em Educação Física com uma bolsa de estudos estadual quando de repente largou tudo, mudou-se para a praia e ficou meio esquisitão por uns três anos. Ele estava de pé no calçadão em Venice² pensando algo psicodélico quando a falta total de sentido de sua existência o atingiu bem entre os olhos como um trem de carga desgovernado. “Acho que vou entrar para o Exército”, ele disse, e prontamente o fez. Estudou o básico e AIT³ no Forte Benning, formou-se na escola de salto e na unidade de  treinamento no deserto. Especialista qualificado em todas as armas leves da OTAN e do Pacto de Varsóvia.
“Alguns dos Joes acham que o Footloose viaja, mas tudo o que ele está tentando fazer é se encontrar. Ele é o típico moleque americano que se perdeu no caminho do shopping e só está tentando encontrar o rumo de casa de algum jeito. A maioria das pessoas pensa que sabe quem é e para onde está indo… Esses é que são os mais perigosos! “

1 – É o maior rank que pode se atingir como escoteiro nos EUA. São necessários anos e muitos requisitos para chegar a ele, sendo que somente 4% dos escoteiros já o conquistaram.
2 – Bairro de praia em Los Angeles.
3 – Treinamento Individual Avançado, segundo estágio do treinamento básico do exército americano.

O Footloose e o Armadillo no diorama da Ilha Cobra.

Brasil | Coiote

No Brasil, foi lançado pela Estrela na série cinco de Comandos em Ação, que saiu em 1988 como o nome de Infantaria Pesada, codinome Coiote.

Nome de código

Coiote

Infantaria Pesada

Andar pelas florestas, atravessar as correntezas dos rios e sobreviver aos perigos da selva eram o passatempo favorito do escoteiro Coiote. Foram tantas as suas longas caminhadas em contato com natureza, que para ele foi fácil se tornar um bravo e insubstituível Comando. As missões solitárias e arriscadas, em que seus reflexos rápidos são a única garantia para salvar sua vida, são a especialidade de Coiote.

Coiote em display no Pit Museum.

Animações

Sunbow

Footloose apareceu pela primeira vez nas animações da Sunbow na minissérie A Pirâmide da Escuridão.

É possível observar o lado bicho-grilo de Footloose nos episódios que ele tem um pouco mais de destaque na animação, com uma fala zen característica e o constante uso de termos como “cara”, pouco usados em ambiente militar.

HQs

Marvel

O Footloose apareceu pela primeira vez nas HQs em G.I. Joe – A Real American Hero nº 37.

Footloose em ARAH nº 37 (traço de Frank Springer)