Dodger

Marca: Hasbro (EUA)
Série: 6
Ano: 1987
Equipe/sub-time: G.I. Joe/Battle Force 2000
Significado do Nome de Código: Esquivador
Informações Adicionais: Dodger esteve disponível nas lojas dos EUA no fim de 1987 em cartela individual, motivo pelo qual o site Yojoe.com o considera parte da série seis de G.I. Joe, e acompanharemos este critério. Em 1988, ele também foi vendido acompanhado de seu colega de Battle Force 2000, Knockdown.

Informações da ficha:

Nome de Código:DodgerPiloto do Marauder
Nome de arquivo: Renwick, Richard
Número de série: 439-67-9256
Especialidade Militar Primária: Manutenção de veículo blindado
Especialidade Militar Secundária: Manutenção eletrônica
Local de nascimento: South Bend, Indiana
Graduação: E-7
O operador do veículo blindado de combate moderno tem que acessar uma gama variada de recursos de direção e Dodger é bem versado no uso de todas elas, inclusive os óculos holográficos de visão noturna (sistema de lentes holográficas combinada com tubo de intensificação de imagem de fósforo), buscadores de alcance de imagem térmica, radares Doppler de pulso não-coerente, e monitores situacionais e multimodais guiados por computador.
“Esse cara estava guiando veículos com esteira antes de eles terem todos esses equipamentos chiques. Se precisar, ele abre a escotilha, põe o rosto contra o vento e conduz por percepção e instinto. Claro, ele é perito em todo esse equipamento novo, mas quem sabe se isso tudo vai estar funcionando quando a coisa for pra valer? Dodger não é dependente deles, e isso faz dele alguém de quem você pode depender…”
Dodger dirigindo o Marauder no diorama da Batalha do Himalaia.

Versão 2

SONIC FIGHTERS

Marca: Hasbro (EUA)
Série: 10
Ano: 1991
Equipe/sub-time: G.I. Joe (Sonic Fighters)
Informações Adicionais: A versão 2 do Dodger é uma repintura da versão 1.

    Inclui:
  • 1 rifle preto de fótons
  • 1 submetralhadora preta
  • 1 rifle preto
  • 1 rifle laser preto
  • 1 mochila azul com quatro botões, que emitiam um tipo de som de disparo cada

Informações da ficha:

Nome de Código:DodgerOperador de Armamento Pesado

Nome de arquivo: Renwick, Richard
Número de série: 439-6792-QS56*
Especialidade Militar Primária: Demilições com laser
Especialidade Militar Secundária: Manutenção eletrônica
Local de nascimento: South Bend, Indiana
Graduação: E-7


O DODGER é fascinado por laser desde que ele foi a uma feirinha de ciências local e viu um feixe de 2,5 centímetros cortar um pedaço de concreto de 1,8 metro de espessura como se fosse queijo suíço. Era só questão de tempo até ele estar usando telêmeros¹ térmicos, radares doppler de pulso não-coerente², monitores de situação multi-modais guiados por computador, e uma gama de equipamentos de alta tecnologia igualmente sofisticados. Com sua valiosa experiência de campo usando armas guiadas por laser, Dodger é agora parte dos Sonic Fighters.


“Uma vez que o Dodger posiciona sua mira laser em uma linha de frente avançada, ele tem cerca de trinta segundos para travar o alvo, disparar uma rajada e meter o pé. E quando o projétil impacta, ele tem cerca de três segundos até começar a chover estilhaços. Por que mais chamariam ele de ‘Dodger³?”

Armamentos Assinalados: Metralhadora de 5,56 mm M-A2 SAW**, Pistola Automática Beretta de 9mm, Intensificador Térmico GPLW*** de Longa Distância, Pistola Laser de Rajada Curta
Qualificação de Armas: Atirador Especial

*O Número de Segurança do Dodger foi especialmente modificado para evitar brechas na Segurança G.I. Joe
**Armamento Automático de Esquadrão, na sigla em inglês
***Arma Laser de Propósito Genérico, na sigla em inglês

1 – Dispositivo para detectar distância em tempo real.
2 – Radar que mede a mudança na frequência do sinal de retorno para determinar se alvos estão se movendo em direção à estação de radar ou se afastando. Os tipos não-coerentes não são capazes de determinar se os sinais que detecta são os emitidos ou os que estão retornando.
3 – Como já mencionado na primeira versão, Dodger significa Esquivador.

Brasil

KAPTOR

Marca: Estrela (Brasil)
Série: 7
Ano: 1990
Equipe/sub-time: Comandos em Ação/Força 2000
Nome Desta Versão: Kaptor
Informações Adicionais: Embora sua ficha mencione que ele é o piloto do ULTRA, ambos eram vendidos separadamente.

Informações da ficha:

Nome de Código:KaptorPiloto do Força 2000 – U.L.T.R.A.
Especialização: Piloto de veículos blindados. Especialista em eletrônica, Kaptor tem avançados equipamentos: ● Sensor infravermelho para detecção noturna, no capacete; ● Intercomunicador de operação do veículo U.L.T.R.A.; ● 3 visores de pulso para o sensor infravermelho, para o rifle fotoultrassônico e para detecção térmica. Com o apoio de toda esta tecnologia, Kaptor é invencível! Mas, e se o computador que controla tudo falhar? Tudo bem, Kaptor está programado para vencer de qualquer forma e por isso faz parte da Força 2000!
O Kaptor em exposição no Pit Museum.