Destro

Destro é o dono das indústrias MARS e principal fornecedor de armamento para o Cobra. Foi originalmente lançado nos EUA pela Hasbro na segunda série de G.I. Joe, em 1983.

Informações da ficha:

Nome de código:

Destro

Fornecedor de Armas Inimigo

Nome de arquivo: Desconhecido
Local de Nascimento: Desconhecido
Especialidade Primária: Fabricante de Armas
Especialidade Secundária: Terrorista

Destro é o poder sem rosto por trás do MARS (Sistema de Pesquisa de Armamento Militar, na sigla em inglês), o maior fabricante de armamento de última geração. Para Destro, a guerra é o estado mais natural do homem: os mais aptos sobrevivem e os maiores avanços tecnológicos são alcançados. Ele mantém um estilo de vida luxuoso pelo mundo todo. Destro fornece armas de alta tecnologia para qualquer lado capaz de atender seu preço e incitará a guerra onde ela não existir. Ele veste sua máscara de batalha de prata (uma tradição familiar) e entra em batalha ele mesmo, seja com Comando COBRA (Destro é o seu maior fornecedor de armas) ou contra eles se é melhor para os negócios.

Destro respeita a equipe G.I. Joe por suas habilidades de combate e experiência, mas abomina-os por desperdiçar essas habilidades para manter a paz. Ele é totalmente dedicado a vê-los prejudicados, subvertidos ou destruídos!

Destro em display no Pit Museum.

Versão 2

A versão 2 do Destro foi originalmente lançado nos EUA pela Hasbro na série sete de G.I. Joe, em 1988. Ele era comercializado junto a nave Destro’s Despoiler.

Nome de Código:

Destro

Nome de Arquivo: James McCullen Destro
Especialidade: Líder dos Iron Grenadiers e Fabricante de Armas
Local de Nascimento: Callander, Escócia

No passado um importante fornecedor e consultor do Cobra, DESTRO agora persegue seus próprios objetivos diabólicos. Construindo um pequeno exército de Iron Grenadiers a partir de seus guarda-costas particulares, ele incita a desordem em países instáveis, criando novos mercados para seus armamentos. À medida que sua influência cresce ao redor do mundo, ele tem os sonhos que o COMANDANTE COBRA teve um dia.
“Um dos ancestrais de Destro começou a fortuna da família vendendo armas para ambos os lados durante a guerra civil inglesa¹. Um ancestral foi pego em flagrante pelos homens de Cromwell e obrigado a usar uma máscara de aço desconfortável. (Eles tinham que puni-lo, mas ainda queriam suas armas.) Desde essa época, os lairds² do clã Destro têm usado a máscara com orgulho e a passaram para as gerações seguintes! “

1 – A Guerra Civil Inglesa foi um brutal embate entre as forças do Rei Carlos I e do Parlamento, que demandava a contenção dos poderes monárquicos, no qual estima-se que 15% da população tenha perecido. Nesse contexto, Cromwell ascendeu rapidamente como militar e político, criando o modelo de forças militares profissionais, em detrimento da contratação de mercenários, que era mais comum na época. Como consequência, o rei foi capturado e aprisionado, e Cromwell assumiu o poder, sob uma ditadura militar.
2 – Termo escocês, associado a uma pessoa que possui grandes propriedades de terra, similar ao significado original do termo “lord” em inglês.

Japão | デストロ

A versão 1 do Destro foi lançada no Japão em 1986 pela Takara.

Informações da ficha:

デストロ

E-02
Nome em roomaji: Desutoro (Destro)

Brasil

No Brasil, esteve presente na quinta série de Comandos em Ação, lançada pela Estrela em 1988. Chamava-se Cobra Contrabando de Armas, codinome Fora da Lei.

Fora da Lei em display no Pit Museum.

Animações

Sunbow

Na animação, Destro faz parte da cúpula que toma as decisões no Cobra e está sempre às turras com o Comandante Cobra e os outros líderes da organização. Um pouco menos com a Baronesa, com quem mantém um relacionamento amoroso.

Ele apareceu pela primeira vez em O Mecanismo MASS e sua voz era interpretada por Arthur Burghardt originalmente, e por Sílvio Navas no Brasil.

Destro em Jogo de Mestre.

HQs

Marvel

Destro apareceu pela primeira vez como um misterioso associado do Comandante Cobra em G.I. Joe – A Real American Hero nº11, da Marvel. O seu nome, no entanto, não é mencionado e seu rosto não aparece.

Destro em ARAH nº 11 (traço de Mike Volsburg).