Cobra Commander

Marca: Hasbro (EUA)
Série: 1
Ano: 1982
Equipe/sub-time: Cobra
Significado do Nome de Código: Comandante Cobra
Informações Adicionais: O Cobra Commander, ou Comandante Cobra, como acabou ficando conhecido no Brasil, foi lançado nos EUA por meio de compra por correio. Ele também poderia ser adquirido junto com o Cobra Missile Command Headquarters.

    Inclui:
  • 1 pistola laser preta que encaixa nas costas

Informações da ficha:

Nome de Código: Líder InimigoCobra Commander

Nome de arquivo: (CLASSIFICADO)
Especialidade Militar Primária: Inteligência
Especialidade Militar Secundária: Artilharia (Armamento Experimental)
Local de Nascimento: (CLASSIFICADO)
Graduação: Comandante-em-chefe


Poder absoluto! Controle total do mundo… seu povo, riqueza e recursos – esse é o objetivo do Comandante COBRA. Este líder fanático governa com mão de ferro. Ele exige total lealdade e aliança. Seu principal plano de batalha, para o controle do mundo, baseia-se na revolução e no caos. Ele pessoalmente liderou levantes no Oriente Médio, Sudeste Asiático e outros locais problemáticos. Responsável pelo sequestro de cientistas, empresários e líderes militares, forçando-os a revelar seus segredos de alto nível.
“Comandante COBRA é ódio e o mal personificado. Corrupto. Um homem sem escrúpulos. Provavelmente o homem mais perigoso vivo!”
O Comandante Cobra na bolha em que era enviado pelo correio.
Comandante Cobra, versão mais conhecida, liderando suas tropas no display do Pit Museum.

Variante

LOGO “MICKEY”

Comandante Cobra, variante com o logo do Cobra com olhos grandes, apelidado de Mickey. Em display em seu trono no Pit Museum. O trono foi feito com impressora 3D, e comprado pelo eBay.

Versão 1,5

SWIVEL ARM

Marca: Hasbro (EUA)
Série: 2
Ano: 1983
Equipe/sub-time: Cobra
Informações Adicionais: Em 1983, o Comandante Cobra foi relançadocom um ponto a mais de movimento nos braços conhecido como swivel arm (braço giratório).

    Inclui:
  • 1 pistola laser preta que encaixa nas costas
O Cobra Commander em display no Pit Museum.

Versão 2

COMANDANTE COBRA ENCAPUZADO

Marca: Hasbro (EUA)
Série: 3
Ano: 1984
Equipe/sub-time: Cobra
Nome Desta Versão: Devido às principal diferença desta versão para a 1,5 a troca do indefectível capacete de batalha pela máscara de pano (usada no seu dia-a-dia e que já havia aparecido na revista havia algum tempo), é comum se referir a esta figura como Hooded Cobra Commander (Comandante Cobra Encapuzado)
Informações Adicionais: Fora a escultura da cabeça, essa versão tem o corpo praticamente igual à versão original, apenas a pintura mudava para um tom mais escuro.

    Inclui:
  • 1 pistola laser preta que encaixa nas costas
Baronesa ao lado do Comandante Cobra em display no diorama de Broca Beach, no Pit Museum.

Versão 3

COMANDANTE COBRA COM ARMADURA DE BATALHA

Marca: Hasbro (EUA)
Série: 6
Ano: 1987
Equipe/sub-time: Cobra
Nome Desta Versão: Cobra Comander with Battle Armor (Comandante Cobra com Armadura de Batalha)

    Inclui:
  • 1 pistola laser preta
  • 1 mochila prateada
  • 1 mangueira preta que conecta no capacete

Informações da ficha:

Nome de Código:Cobra CommanderCom Armadura de Batalha
Nome de arquivo: classificado
O Comandante Cobra gosta de estar lá na frente no meio da ação quando seus VIPERS, EELS e CGs confrontam a equipe G.I. Joe. Para proteger seu líder no calor da batalha, as melhores mentes técnicas da fábrica de armamentos de Destro criaram uma armadura especial que combina tecidos poliméricos flexíveis à prova de balas com componentes de chapa de aço de berílio. O traje inteiro é climatizado, resistente a solventes e blindado contra raios. O capacete é equipado com um sistema de comunicação integrado, leituras internas de qualidade ambiental e um monitor de computador miniaturizado.
“Pelo menos não precisamos nos preocupar com o Cobra equipando unidades inteiras com esses trajes. Cada um custa tanto quanto um caça! As peças da chapa resistem a um impacto direto de uma metralhadora pesada e as partes flexíveis param tudo com potência igual ou menor que uma magnum .357. Suspeitamos que o capacete tenha um dispositivo anti-violação com ligação direta a meio quilo de explosivo plástico! ”
Nemesis parece ter diferenças com o Comandante Cobra Versão 3.

Versão 4

1991

Marca: Hasbro (EUA)
Série: 10
Ano: 1991
Equipe/sub-time: Cobra

    Inclui:
  • 1 metralhadora dourada
  • 1 planador em duas peças
  • 1 lançador azul para o planador que dispara de verdade com bipé laranja removível
  • 1 estande preto para manter o boneco em pé

Informações da ficha:

Nome de Código:Cobra CommanderLíder Cobra
Totalmente implacável e inteiramente desprovido de consciência, o COBRA COMMANDER quer nada menos do que dominar completamente o mundo por meio do terrorismo, tirania social e escravidão econômica! Ele é basicamente um vigarista engenhoso e vendedor de títulos podres¹ com visões de grandeza, apoiado por legiões de Cobra Vipers, e pequenas força aérea e marinha. Detalhista, o Cobra Commander mantém o controle de seus Vipers mais remotos com sua arma de vigilância voadora controlada por rádio, tipo bomba zumbidora², equipada com monitor de visão ampla e aprimoramentos térmicos de imagem.
“A maioria desses tipos ditadores e metidos a Napoleão são prejudicados pela necessidade de fingir que estão buscando uma causa nobre e justa. O Comandante Cobra não tem esse problema. Esse cara está nisso pelo dinheiro e pelo poder, e se mais alguém está interessado nessas coisas, pode pegar um rifle de assalto e entrar na fila atrás dele!”

1 – Também conhecidos como junk bonds, são investimentos de renda fixa de alto risco.
2 – Fieseler Fi 103, também conhecida por como Vergeltungswaffe 1, ou simplesmente V-1. Foi o primeiro míssil guiado a ser usado em uma guerra e ganhou esse apelido por causa do som que emite.

Versão 5

BATTLE TALKING COMMANDERS

Marca: Hasbro (EUA)
Série: 11
Ano: 1992
Equipe/sub-time: Cobra/Battle Talking Commanders
Informações Adicionais: A série Battle Talking Commanders conta com mochilas parafusadas aos bonecos com botões que acionam efeitos sonoros de batalha e frases. No caso do Comandante Cobra, as frases eram “I’ll get you!” (Vou te pegar!), “Vipers attack!” (Vipers, ataquem!) e “Cobra!”.

    Inclui:
  • 1 lança-mísseis preto
  • 2 mísseis pretos
  • 1 rifle preto
  • 1 estande preto para manter o boneco em pé

Informações da ficha:

Nome de Código:Cobra CommanderLíder Cobra
Comandante supremo das Legiões Cobra, comerciante de armas contrabandeadas, terrorista internacional e vigarista imobiliário, o COMANDANTE COBRA é o inimigo definitivo do G.I. Joe. Embora nenhum Cobra Viper ou mesmo seus oficiais mais confiáveis ​​tenham visto o rosto do Comandante Cobra, eles estão muito familiarizados com o som desagradável de sua voz, entoando o grito de guerra do Cobra enquanto exorta as Legiões de Vipers a atacar ou gritando ameaças terríveis! Implícito em cada palavra que ele pronuncia, o principal desejo deste líder implacável é esmagar totalmente a Equipe G.I. Joe! O Comandante Cobra pode operar qualquer veículo Cobra no arsenal da organização. Ele gosta especialmente de operar o Cobra Rat e o Parasite, cujo nome ele mesmo deu.
1. Capuz sintético e não inflamável disfarça a identidade
2. Jaqueta de batalha de comandante de campo
3. Cordão amarelo de traje de batalha para extrema crueldade em ação
4. Cinto de munição e armas
especializado
5. Lança-mísseis duplo de longo alcance
6. Insígnia de ranque de comando do Cobra
• “Cortadora” Cobra, faca multiuso
• Botas à prova de furo para todos os climas
• Mochila de monitor de artilharia tática

Versão 6

BATTLE CORPS

Marca: Hasbro (EUA)
Série: 12
Ano: 1993
Equipe/sub-time: Cobra/Battle Corps
Versão Usada Como Base: A não ser pela peça da parte de trás do torso, esta versão aproveita todas as outras peças da versão 5.

    Inclui:
  • 1 lança-mísseis preto
  • 2 mísseis pretos
  • 1 rifle preto
  • 1 estande preto para manter o boneco em pé

Informações da ficha:

Nome de Código:Cobra CommanderLíder Supremo Cobra
“Agghhh! Por que esses Joes não saem do meu caminho e me deixam governar o mundo como um tirano deveria!”
Comandante supremo das Legiões Cobra, comerciante de armas contrabandeadas, terrorista internacional e vigarista imobiliário, o COMANDANTE COBRA é o inimigo definitivo de G.I. Joe. Embora nenhum COBRA VIPER ou mesmo seus confiáveis ​​COMANDANTES DA CRIMSON GUARD já tenham visto seu rosto, eles sabem que o homem por trás da máscara é o vilão mais diabólico que se possa imaginar. O principal desejo deste líder implacável é esmagar totalmente a Equipe G.I. Joe, e, já que está lá mesmo, dominar o mundo! Suas inúmeras tentativas de realizar esse sonho distorcido de domínio mundial foram frustradas até agora pelos Joes, mas eles estão sempre em alerta porque o Comandante Cobra continua voltando cada vez mais forte, com armas e veículos cada vez mais destrutivos!
1. Capuz sintético e não inflamável disfarça a identidade
2. Jaqueta de batalha de comandante de campo
3. Cinto de munição e armas especializado
4. Lança-mísseis “Canhão Cobra” de longo alcance
5. Faca “Cortadora” de uso geral Cobra com bainha de perna
6. Insígnia do Comando Cobra
7. Botas personalizadas e à prova de furo para todos os climas
• Pistola de assalto pessoal do Comandante Cobra
• Metralhadora de repetição CC-1 com silenciador embutido

Versão 7

STAR BRIGADE

Marca: Hasbro (EUA)
Série: 13
Ano: 1994
Equipe/sub-time: Cobra/Star Brigade

    Inclui:
  • 1 rifle amarelo
  • 1 capacete preto e amarelo
  • 1 escalador de três peças (uma etrutura que segura uma roda com ventosas e permite que o boneco se prenda a superfícies lisas)

Informações da ficha:

Nome de Código:Cobra CommanderLíder Supremo Cobra
Nome de arquivo: Classificado
Local de nascimento: Classificado
Graduação: Líder Supremo Cobra
Série de 1994 nº 24
Comandante supremo das Legiões Cobra, o COMANDANTE COBRA é o inimigo definitivo do G.I. Joe. Embora ninguém saiba sua verdadeira identidade, é do conhecimento geral que ele é o vilão mais diabólico que se possa imaginar! Como ele falhou até agora em seus planos de dominar a Terra (graças, é claro, à coragem, habilidade e poder de fogo das forças do G.I. Joe), o Comandante Cobra está indo para o espaço para estabelecer estações de batalha na lua e fortalecer suas tropas. A Star Brigade do G.I. Joe deve detê-lo antes que ele ganhe mais poder ou arriscar a destruição da Terra, do espaço e de toda a raça humana!

Brasil

COURAÇA

Marca: Estrela (Brasil)
Série: 7
Ano: 1989
Equipe/sub-time: Cobra
Nome Desta Versão: Couraça  
Versão Usada de Base: Versão 3
Informações Adicionais: Cabe destacar que a tradução do nome para Comandante Cobra, com o qual ficou conhecido no Brasil, era proveniente da animação, e mais tarde das HQs, uma vez que a Estrela nunca usou essa denominação para este personagem.

    Inclui:
  • 1 pistola laser preta
  • 1 mochila prateada
  • 1 mangueira preta que conecta no capacete
Nome de Código:CouraçaCobra Armadura
“Tem um coração de ouro, esse menino”, diziam seus pais. “Só faz o bem”, comentavam os vizinhos. Desde criança, Cobra Armadura vivia para os outros. Sua vida não contava. Até que, um dia, cansou-se de tudo isso e saiu descendo o braço em todo mundo. O garoto do bem virou uma fera. E, mais tarde, um homem mau. Tornou-se tão ruim que juntou-se aos Cobras, vestiu uma armadura à prova de balas e anti-laser e, agora, combate os Comandos com todas as forças. “É um homem de ferro e sem coração, dizem todos.”
O Couraça em exposição no Pit Museum.

Japão

コブラコマンダー

Marca: Takara (Japão)
Série: 1
Ano: 1986
Equipe/sub-time: G.I. Joe
Nome Desta Versão: コブラコマンダー
Nome em roomaji: Kobura Komandaa (Cobra Commander)
Versão Usada de Base: Versão 1,5

    Inclui:
  • 1 pistola laser que encaixa nas costas

Informações da ficha:

E-01コブラコマンダー
 

Animações

Sunbow/Marvel

Estreia: O Mecanismo MASS
Interpretado por: Chris Latta (EUA), André Luiz Chapéu (Brasil)

O Comandante na abertura de O Dispositivo MASS.

Embora fosse um dos personagens que mais apareceram em toda a série, ele não teve vida fácil. Além de amargar derrotas diárias contra os joes, ele também perdeu muito internamente na Organização Cobra.

No início da segunda temporada, ele sofre um golpe arquitetado pela cúpula de sua própria organização, cansada de sua incompetência em dominar o mundo, e perde o poder para Serpentor, líder projetado em laboratório a partir da fusão genética de grandes nomes militares ao redor do planeta.

Serpentor o mantém por perto para levar a culpa sempre que necessário. Apesar de parecer um bom negócio para ele em um primeiro momento, no longa animado G.I. Joe – the Movie, descobre-se que Golobulus, líder de Cobra La, a entidade secreta que financia o Cobra, não está nada satisfeito com as constantes derrotas e o sentencia a ser transformado em uma cobra. Ao final deste que foi o último desenho da série, o Comandante vai embora serpenteando irreversivelmente mudado.

DIC

Estreia: Operation Dragonfire
Interpretado por: Chris Latta (EUA), Antônio Patiño

O Comandante Cobra versão 2 em Operation Dragonfire.

A continuidade da DIC retoma diretamente os acontecimentos de G.I. Joe – The Movie, e o Comandante é transformado de volta pela Baronesa. O objetivo dela é se vingar dos Cobras e de Destro, que a trocou pela Zarana.

Mas a transformação acontece pela metade, e ele permanece parte cobra. Apesar disso, ele consegue tomar o poder de volta de Serpentor, que é transformado em uma iguana, e passa o resto da série como líder do Cobra.

HQs

Marvel

Estreia (versões 1 e 2): G.I. Joe – A Real American Hero nº1
Estreia (versão 3): G.I. Joe – A Real American Hero nº 58

Nas HQs, o Comandante era um vendedor de carros usados (segundo ele mesmo, fundar o Cobra foi “um passo em direção à honestidade”) que mudou sua vida depois da morte precoce de seu irmão Dan.

Dan havia servido vários períodos no Vietnã para que seu irmão não precisasse, mas voltou mudado da guerra. Passou a dirigir na estrada em alta velocidade para desafiar a morte. Por isso causou o acidente que matou a família de Snake-Eyes.

O Comandante, então, culpou Snake-Eyes pela morte do irmão e contratou Zartan para matá-lo, nos fatos que desencadearam na morte do Hard Master. Ele começou a juntar dúvidas para pagar o assassino, e começou a ficar cada vez mais distante. Foi quando sua mulher ameaçou deixá-lo, e ele fugiu com seu filho Billy.

Ele então fundou uma empresa de vendas em formato de pirâmide, que era usada para recrutar novos membros. Em pouco tempo, toda a cidade de Springfield estava envolvida na nova organização.

Nos anos seguintes, passou a alienar Billy, até que o jovem ajudou os Scarlett, Clutch e Snake-Eyes quando esses estavam presos em Springfield. Depois, foi manipulado pela Baronesa e pelo Major Bludd para assinar o pai sem que nenhum dos envolvidos, a não ser o próprio Comandante, soubesse do parentesco.

Depois da tentativa de assassinato, Billy foi preso e libertado em seguida por Storm Shadow, que passou a treiná-lo em ninjitsu. Enquanto voltava para Springfield de carona, teve o carro em que estava explodido por Scrap Iron, que procurava acertar o Soft Master, que estava fugindo dos Cobras dos de roubar informações em uma delegacia e morreu na ocasião. Por coincidência, Candy, a ex-namorada de Rip-Cord, também estava de carona no carro e morreu no mesmo incidente.

Enquanto retornava de uma espetacular fuga que seguiu a destruição do Pit II, em que foi soterrado e dado como morto, o Comandante Cobra é avisado do que aconteceu com o filho por um guarda de trânsito que reconhece seu sobrenome no documento. No hospital, ele descobre que Billy perdeu um dos olhos e uma das pernas abaixo do joelho, além de ter ficado em coma por mais de um ano. Ao ver o filho daquele jeito, ele se arrepende de tudo o que fez e resolve tratá-lo.

Ele vai até um dos Sieges (Crimson Guards), que era especializado em robótica e interação fazer próteses para o filho. Nesse momento, o soldado chamado Fred VII apresenta uma armadura que fez para o Comandante.

O Cobra Commander versão 3 em ARAH nº 58.

Fred VI fica chocado ao descobrir que o Comandante pretende mudar de vida e deixar a vilania de lado. Sem conseguir aceitar ter dedicado sua vida a uma causa que seu líder não acredita mais, atira nele pelas costas.

Fred VI

Depois de se livrar do corpo do antigo Comandante com seu comparsa Raptor, Fred VII aluga um barco e chega à Ilha Cobra com estardalhaço. Lá, vê que a organização está agora liderada pelo Serpentor, que desconfia da sua identidade.

O problema é que ninguém ali conhece o verdadeiro rosto do Comandante Cobra, a não ser a Baronesa. Cabe a ela, então, verificar sua identidade. Eles vão a um lugar reservado e ela imediatamente percebe que ele não é o seu verdadeiro líder. Ela decide participar da farsa depois que sua falha em proteger o prédio da embaixada do Cobra em Nova York havia feito com que perdesse poder na organização, e vê a sociedade com o impostor como uma maneira de recuperá-lo.

Serpentor é obrigado a receber o Comandante de volta, mas planeja um meio de derrubá-lo. Em uma discussão em uma cerimônia em homenagem ao Space Viper, que roubou uma tecnologia crucial para inteligência dos Joes, eles têm um bate-boca, saem na mão na frente dos soldados, e declaram guerra civil na Ilha Cobra.

Debate de alto nível.

O Comandante começa em desvantagem mesmo estando em maior número, mas acaba vencendo a guerra quando Zartan mata Serpentor com uma flechada, encerrando o conflito.

Filmes Live-action

G.I. Joe – A Origem do Cobra

O Comandante Cobra foi interpretado nas telonas por Joseph Gordon-Levitt no longa de 2009. No primeiro filme, houve a tentativa de se criar uma história para ele, e esconderam sua participação até o final da trama. Ele escraviza boa parte dos seus aliados com a ajuda da tecnologia de nanomitas, inclusive Destro e Baronesa, sua irmã.

Comandante Cobra em G.I. Joe – Rise of Cobra, da Paramount

G.I. Joe – Retaliação

No segundo filme, eles deixaram tudo isso de lado e ele é apresentado apenas como um sujeito bem malvado e com recursos militares infinitos. Luke Bracey assumiu o papel em um uniforme que lembrava mais o original da versão 1.

Comandante Cobra em G.I. Joe Retaliação, da Paramount
Pôster de personagem em G.I. Joe – Retaliação
Divulgação Paramount