Once Upon a Joe

Once Upon a Joe é o título do 10º episódio da segunda temporada do G.I. Joe. Não conseguimos ouvir quais são os dubladores, ou confirmar como foi traduzido na dublagem, mas acredito que a tenha sido intitulado Era Uma Vez Um Joe na Herbert Richers. Essa curiosa história começa com o Cobra tentando roubar o dispositivo McGuffin. Os joes conseguem evitar que os vilões levem o equipamento, que acaba perdido, mas Shipwreck acaba derrubando uma aeronave inimiga em um orfanato.

Enquanto a equipe Joe se oferece para reconstruir o lugar, Shipwreck (que está tentando evitar o trabalho) conta histórias para os órfãos, mas o Cobra ainda não desistiu de encontrar o dispositivo e vai causar mais problemas.

Ao mesmo tempo que o episódio aproxima os joes da realidade de crianças órfãs, ele também ele tem uma pegada mais lúdica do que o normal, mostrando a criatividade da mente do marinheiro bonachão que é o personagem preferido de Dixon.

Uma curiosidade é que o nome McGuffin é usado como uma piada. É que é assim que se chama o recurso de enredo na forma de um objeto desejado pelos protagonistas de uma história que funciona como motivador, exatamente como o dispositivo é apresentado aqui.

Título EUA: Once Upon a Joe
Escrito por: Buzz Dixon
Estreia EUA: 01 de outubro de 1986.
Estreia Brasil: Provavelmente primeiro semestre de 1989, no Xou da Xuxa.

Elenco de voz:

PapelAtor
Wet SuitJack Angel
DukeMichael Bell
Lift TicketMichael Bell
Beach HeadWilliam Callaway
Comandante CobraChris Latta
RipperChris Latta
Zandar Peter Cullen
Dr. MindbenderBrian Cummings
Dial ToneHank Garrett
Zartan Zack Hoffman
Leatherneck Chuck McCann
ZaranaLisa Raggio
Shipwreck Neil Ross
Polly Frank Welker
Lifeline Stan Wojno
ThrasherTed Schwartz
BobbyDavid Mendenhall