G.I. Joe – A Real American Hero nº 6 | To Fail is to Conquer… To Succeed is to Die!

Capa de ARAH nº 6.

Editora: Marvel
Roteiro: Larry Hama
Lápis/Trama: Herb Trimpe
Arte-Final: Jack Abel
Letrista: Jim Novak
Colorista: Christie Scheele
Editor: Tom DeFalco
Editor-chefe: Jim Shooter
Publicação: Dezembro de 1982

Brasil:

Comandos em Ação nº 6 | Falhar é Conquistar… Ter Sucesso é Morrer!

Capa de CeA nº 6.

Editora: Globo
Publicação: Janeiro de 1988
Tamanho: Formatinho

Personagens na edição: Hawk, Stalker, Scarlett, Clutch, Steeler, Grand Slam, Breaker, Coronel Brekow, Schrage, Horror Show, Stormavik, Daina, Comandante Cobra e Cobra Soldiers.

Quando uma aeronave soviética com tecnologia secreta cai nas montanhas do Afeganistão, líderes de tribos rebeldes se mostram dispostos a vendê-la para os EUA. Mas o Cobra também se mostra interessado em levar o equipamento, e por isso o G.I. Joe é destacado para recuperá-lo antes da organização terrorista e das forças da URSS.

A Guarda de Outubro

Lembrando que a região é um território de conflito com forte presença soviética. Quando a revista foi publicada, a região do Afeganistão passava por uma guerra interna com apoio direto da URSS ao governo marxista, e as milícias rebeldes recebiam apoio de diversos países, principalmente dos EUA por meio de financiamentos da CIA, mas sem o envolvimento direto do governo americano, como foi comum na Guerra Fria.

Muitas vezes lembrada como o Vietnã soviético, a guerra durou dez anos e foi um desastre militar e econômico para a URSS. A natureza caótica do equilíbrio de forças na região durante o conflito possibilitou a ascensão de grupos com al-Qaeda e Talibã.

É óbvio que nenhuma equipe militar que prestasse nos anos 1980 deixaria de ter sua contrapartida soviética, e o G.I. Joe não era exceção. Essa edição marca a estreia da Guarda de Outubro, que apareceu também na animação dos joes e até dos Transformers. Esta também é a primeira história dividida em duas partes.

Claro que o grupo do Coronel Brekow não vai abrir mão de sua tecnologia secreta tão fácil. Mas as duas equipes estão em desvantagem em relação ao Cobra, que pode estar recebendo informações de uma fonte inusitada.