A Vingança do Cobra

A Vingança do Cobra, especial de cinco capítulos que nos EUA foi a segunda história do G.I. Joe produzida pela Sunbow. A fórmula usada foi a mesma do ano anterior: uma minissérie de cinco capítulos, mais uma vez escrita por Ron Friedman.

No primeiro episódio, o Cobra consegue roubar o Núcleo Laser do comboio joe. Na batalha, Snake-Eyes e Duke são feitos prisioneiros (sério, melhor o primeiro-sargento já levar uma muda de roupa e escova-de-dentes antes de sair pra missão), mas ao mesmo tempo, o Comandante Cobra também é capturado.

O Comandante escapa da prisão com a ajuda da Baronesa e do Zartan. Enquanto isso, Destro junta o Núcleo Laser ao Hidro-mestre e ao Correlator de Íons de sua nova invenção, o Dominador do Tempo, capaz de controlar o clima, se não ficou claro pelo nome.

Ele usa o aparelho para repelir um ataque aéreo joe, e derruba os Skystrikers de Mutt, Flint e Roadblock no Poço do Caos. Ali, Destro planeja testar uma nova arma, uma vinha que cresce com a adição de água e, com força de aço, ataca quem estiver por perto.

Eles conseguem escapar usando as turbinas dos Skystrikers danificados para afugentar as plantas e improvisam um mini-helicóptero para sair do buraco, mas Roadblock se separa do grupo. Depois que o transporte improviasado falha, Flint, Mutt e Sucata buscam ajuda e encontram um desconhecido chamado Shipwreck que diz saber como sair dali.

Enquanto isso, Snake-Eyes e Duke são forçados a lutar na arena de esportes cobra (melhor ele também já colocar umas luvas de boxe na trouxinha), e conseguem passar para o QG joe uma comunicação com o próximo alvo da nova arma dos vilões: a cidade de Washington.

Com tempo para montar sua defesa, os mocinhos levam a nova invenção de Doc, um espelho que redireciona energia, para a capital dos EUA. Eles conseguem mandar a energia dos relâmpagos de volta para o Dominador do Tempo e ele explode, enviando cada um de seus três componentes essenciais para um canto do mundo.

O Correlator de Íons foi parar na Ilha Sem Retorno. A Baronesa e o Zartan lideram as tropas de buscas cobra enquanto o Cutter lidera um time com Clutch, Torpedo e outros, mas Spirit, Liberdade e Storm Shadow são aqueles que encontram o fragmento e travam uma batalha por sua posse e pela própria sobrevivência.

Graças à honra do ninja e à desonra de Zartan, o nativo americano acaba ficando com a peça.

O hidro-mestre caiu no Palácio da Destruição. Major Bludd lidera as buscas dos vilões contra as tropas joes lideradas por Lady Jota e Flint, que conseguiu chegar à base, além de Gung Ho, e o Shipwreck, porque, bom, ele estava por ali. Depois que os heróis fazem todo o trabalho, os Cobras conseguem tirar o fragmento deles.

A última peça, o Núcleo Laser, está no lugar mais inóspitos: o Topo do Mundo. Enquanto Destro e a Baronesa lideram a equipe cobra que enfrenta a joe fromada por Flint, Lady Jota, Gung Ho, Snow Job e Shipwreck, um outro time, liderado por Zartan e os Dreadnoks, que ficam com o fragmento e o oferecem a quem pagar mais.

Tanto o G.I. Joe quanto o Cobra conseguem localizar a base de Zartan e se dirigem para lá. Destro consegue pegar o mestre dos disfarces tentando fugir e ficam com esse fragmento. Não só isso, o Storm Shadow consegue recuperar o último fragmento do QG joe e os vilões ficam com todas as peças do Dominador do Tempo.

Roadblock acaba preso pelo Cobra com uma moça chamada Honda Lou West. No QG inimigo, ele reencontra Duke e Snake-Eyes. Os quatro conseguem escapar e plantar um localizador na base, possibilitando um último e desesperado ataque do G.I. Joe mesmo os inimigos estando com a posse do Dominador do Tempo totalmente operacional.

Apesar de ser basicamente uma repetição de todas as fórmulas de O Mecanismo MASS, A Vingança do Cobra é superior à primeira minissérie e muito divertida.

No Brasil, A Vingança do Cobra abriu o período em que Comandos em Ação dividiu o horário da Sessão Aventura Especial com Thundercats, entre a Sessão da Tarde e a Sessão Comédia nos fins de tarde da Globo. O desenho ocupou esse espaço da grade entre 29 de junho e 21 de agosto de 1987.*

EpisódioData de estreia EUAData de estreia Brasil*
In the Cobra’s Pit10 de setembro de 198429 de junho de 1987
The Vines of Evil11 de setembro de 1984 30 de junho de 1987
The Palace of Doom12 de setembro de 1984 1 de julho de 1987
Battle on the Roof of the World 13 de setembro de 1984 2 de julho de 1987
Amusement Park of Terror14 de setembro de 1984 3 de julho de 1987

*Embora a programação dos jornais da época citem A Vingança do Cobra estreando em 02 de novembro de 1986, achamos que não faz muito sentido. Isso porque só teriam passado dois dos cinco episódios (dia 16 de novembro foi programada uma reprise de Luz, Câmera, Cobra), e nossa recordação da época é que o período do desenho na Sessão Aventura foi aberto se anunciando A Vingança do Cobra como episódio inédito. Claro que podemos estar errados.

A Hasbro disponibilizou os cinco episódios de A Vingança do Cobra em inglês gratuitamente em seu canal do Youtube. Assista abaixo:

In the Cobra’s Pit

The Vines of Evil

The Palace of Doom

Battle on the Roof of the World

Amusement Park of Terror

Ficha Técnica:

Roteiro: Ron Friedman
Direção: Dave Brain, Dan Thompson, Jeff Hale, John Walker, Norm McCabe, Sam Weiss, Kent Butterworth
Produção: Jim Duffy

PapelEUA
Narrador aberturaJackson Beck
DukeMichael Bell
Major BluddMichael Bell
BlowtorchMichael Bell
ClutchMichael Bell
Scrap IronMichael Bell
Rip CordGregg Berger
CutterGregg Berger
FireflyGregg Berger
SpiritGregg Berger
SparksGregg Berger
DestroArthur Burghardt
StalkerArthur Burghardt
BreakerChris Latta
Cobra CommanderChris Latta
Gung HoChris Latta
RipperChris Latta
ZartanZack Hoffman
RoadblockKene Holiday
Lady JotaMary McDonald-Lewis
FlintBill Ratner
ShipwreckNeil Ross
BuzzerNeil Ross
Rock ‘n RollWill Ryan
TorchPat Fraley
Wild BillPat Fraley
Short-FusePat Fraley
ScarlettB.J. Ward
DocBuster Jones
ZapBuster Jones
Honda Lou WestSally Julian
BaronesaMorgan Lofting
MuttBill Morey
RecondoBill Morey
Cor. SharpRobert David Hall
Snow JobRob Paulsen
TripwireRob Paulsen
Storm ShadowKeone Young
TorpedoMichael Yama