×
Cobra Café | Cobra Commander

Cobra Commander

Exclusivo via Correio

Versão 1

Marca: Hasbro (EUA)
Série: 1
Ano: 1982
Equipe/sub-time: Cobra
Significado do Nome de Código: Comandante Cobra
Informações Adicionais: O Cobra Commander, ou Comandante Cobra, como acabou ficando conhecido no Brasil, foi lançado nos EUA por meio de compra por correio. Ele também poderia ser adquirido junto com o Cobra Missile Command Headquarters.

Aparência

    Itens:
  1. 1 pistola laser preta que encaixa nas costas

Embalagem

Informações da ficha:

Nome de Código:
Líder Inimigo
Cobra Commander
Nome de arquivo: (CONFIDENCIAL)
Especialidade Militar Primária: Inteligência
Especialidade Militar Secundária: Artilharia (Armamento Experimental)
Local de Nascimento: (CONFIDENCIAL)
Graduação: Comandante-em-chefe
Poder absoluto! Controle total do mundo... seu povo, riqueza e recursos - esse é o objetivo do Comandante COBRA. Este líder fanático governa com mão de ferro. Ele exige total lealdade e aliança. Seu principal plano de batalha, para o controle do mundo, baseia-se na revolução e no caos. Ele pessoalmente liderou levantes no Oriente Médio, Sudeste Asiático e outros locais problemáticos. Responsável pelo sequestro de cientistas, empresários e líderes militares, forçando-os a revelar seus segredos de alto nível.
"Comandante COBRA é ódio e o mal personificado. Corrupto. Um homem sem escrúpulos. Provavelmente o homem mais perigoso vivo!"

Em exposição

Variantes:

Em 1982, unidades iniciais do Comandante Cobra foram comercializadas com uma impressão menos detalhado do logo Cobra, apelidado de “Mickey” por lembrar as grandes orelhas do rato da Disney.

Comparação:

Exposição:

Outras Versões

Outros Países:

HQs:

Marvel

Estreia (versão 1): G.I. Joe – A Real American Hero nº 1

Comandante Cobra V1 em ARAH nº1 (traço de Herb Trimpe)

Estreia (versão 2): G.I. Joe – A Real American Hero nº 1

Comandante Cobra V2 em ARAH nº1 (traço de Herb Trimpe)

Estreia (versão 3): G.I. Joe – A Real American Hero nº 58

O Cobra Commander versão 3 em ARAH nº 58.

Estreia (versão 4): G.I. Joe – A Real American Hero nº 116

O Comandante Cobra v4 em ARAH nº 116 (traço de Rod Whigham)

Estreia (versão 5): G.I. Joe – A Real American Hero nº 118

O Comandante Cobra v5 em ARAH nº 119.

Nas HQs, o Comandante era um vendedor de carros usados (segundo ele mesmo, fundar o Cobra foi “um passo em direção à honestidade”) que mudou sua vida depois da morte precoce de seu irmão Dan.

Dan havia servido vários períodos no Vietnã para que seu irmão não precisasse, mas voltou mudado da guerra. Passou a dirigir na estrada em alta velocidade para desafiar a morte. Por isso causou o acidente que matou a família de Snake-Eyes.

O Comandante, então, culpou Snake-Eyes pela morte do irmão e inicialmente subornou Firefly, então conhecido como Faceless Master, para matá-lo, mas este achou que não tinha habilidade suficiente para fazê-lo, e bolou um plano que envolvia trazer um assassino de fora com ele fornecendo apoio por dentro. O contratado para fazer o serviço foi Zartan, nos fatos que desencadearam na morte do Hard Master.

Ele juntou dúvidas para pagar os assassinos, e começou a ficar cada vez mais distante. Foi quando sua mulher ameaçou deixá-lo, e ele fugiu com seu filho Billy.

Ele então fundou uma empresa de vendas em formato de pirâmide, que era usada para recrutar novos membros. Em pouco tempo, toda a cidade de Springfield estava envolvida na nova organização.

Nos anos seguintes, passou a alienar Billy, até que o jovem ajudou os Scarlett, Clutch e Snake-Eyes quando esses estavam presos em Springfield. Depois, foi manipulado pela Baronesa e pelo Major Bludd para assinar o pai sem que nenhum dos envolvidos, a não ser o próprio Comandante, soubesse do parentesco.

Depois da tentativa de assassinato, Billy foi preso e libertado em seguida por Storm Shadow, que passou a treiná-lo em ninjitsu. Enquanto voltava para Springfield de carona, teve o carro em que estava explodido por Scrap Iron, que procurava acertar o Soft Master, que estava fugindo dos Cobras dos de roubar informações em uma delegacia e morreu na ocasião. Por coincidência, Candy, a ex-namorada de Rip-Cord, também estava de carona no carro e morreu no mesmo incidente.

Enquanto retornava de uma espetacular fuga que seguiu a destruição do Pit II, em que foi soterrado e dado como morto, o Comandante Cobra é avisado do que aconteceu com o filho por um guarda de trânsito que reconhece seu sobrenome no documento. No hospital, ele descobre que Billy perdeu um dos olhos e uma das pernas abaixo do joelho, além de ter ficado em coma por mais de um ano. Ao ver o filho daquele jeito, ele se arrepende de tudo o que fez e resolve tratá-lo.

Ele vai até um dos Sieges (Crimson Guards), que era especializado em robótica e interação fazer próteses para o filho. Nesse momento, o soldado chamado Fred VII apresenta uma armadura que fez para o Comandante.

Fred VI fica chocado ao descobrir que o Comandante pretende mudar de vida e deixar a vilania de lado. Sem conseguir aceitar ter dedicado sua vida a uma causa que seu líder não acredita mais, atira nele pelas costas.

Fred VI

Depois de se livrar do corpo do antigo Comandante com seu comparsa Raptor, Fred VII aluga um barco e chega à Ilha Cobra com estardalhaço. Lá, vê que a organização está agora liderada pelo Serpentor, que desconfia da sua identidade.

O problema é que ninguém ali conhece o verdadeiro rosto do Comandante Cobra, a não ser a Baronesa. Cabe a ela, então, verificar sua identidade. Eles vão a um lugar reservado e ela imediatamente percebe que ele não é o seu verdadeiro líder. Ela decide participar da farsa depois que sua falha em proteger o prédio da embaixada do Cobra em Nova York havia feito com que perdesse poder na organização, e vê a sociedade com o impostor como uma maneira de recuperá-lo.

Serpentor é obrigado a receber o Comandante de volta, mas planeja um meio de derrubá-lo. Em uma discussão em uma cerimônia em homenagem ao Space Viper, que roubou uma tecnologia crucial para inteligência dos Joes, eles têm um bate-boca, saem na mão na frente dos soldados, e declaram guerra civil na Ilha Cobra.

O Comandante começa em desvantagem mesmo estando em maior número, mas acaba vencendo a guerra quando Zartan mata Serpentor com uma flechada, encerrando o conflito.

A Volta do Verdadeiro Comandante Cobra

O Comandante Cobra verdadeiro faz seu retorno triunfal no número 98, e imediatamente se vinga de todos aqueles que o traíram, trancando Zartan, Billy, Firefly, Raptor, Voltar, Fred VII, o Dr. Mundbender e um monte de outros na fragata encalhada da ilha Cobra, e soterrando todos sob o vulcão. Eventualmente, só os três primeiros sobrevivem.

Devil's Due

Estreia: G.I. Joe – A Real American Hero (Vol. 2) nº 1

O Comandante Cobra em ARAH Vol. 2 (Arte de Steve Kurth)

Skybound

Estreia: Cobra Commander nº 1

O Comandante Cobra em Cobra Commander nº 1 (Arte de Andrea Milana)

Animações:

Sunbow/Marvel Animation

Estreia: O Mecanismo MASS

Embora fosse um dos personagens que mais apareceram em toda a série, ele não teve vida fácil. Além de amargar derrotas diárias contra os joes, ele também perdeu muito internamente na Organização Cobra.

No início da segunda temporada, ele sofre um golpe arquitetado pela cúpula de sua própria organização, cansada de sua incompetência em dominar o mundo, e perde o poder para Serpentor, líder projetado em laboratório a partir da fusão genética de grandes nomes militares ao redor do planeta.

Serpentor o mantém por perto para levar a culpa sempre que necessário. Apesar de parecer um bom negócio para ele em um primeiro momento, no longa animado G.I. Joe – the Movie, descobre-se que Golobulus, líder de Cobra La, a entidade secreta que financia o Cobra, não está nada satisfeito com as constantes derrotas e o sentencia a ser transformado em uma cobra. Ao final deste que foi o último desenho da série, o Comandante vai embora serpenteando irreversivelmente mudado.

O Comandante na abertura de O Dispositivo MASS.

DIC

Estreia (versão 3): Operation Dragonfire
Interpretado por: Christopher Collins (EUA), Antônio Patiño (Brasil)

O Comandante Cobra versão 2 em Operation Dragonfire.

Estreia (versão 5): S02E01 – The Eliminator

O Comandante Cobra v5 em The Eliminator.

Informações Adicionais: A continuidade da DIC retoma diretamente os acontecimentos de G.I. Joe – The Movie, e o Comandante é transformado de volta pela Baronesa. O objetivo dela é se vingar dos Cobras e de Destro, que a trocou pela Zarana.

Mas a transformação acontece pela metade, e ele permanece parte cobra. Apesar disso, ele consegue tomar o poder de volta de Serpentor, que é transformado em uma iguana, e passa o resto da série como líder do Cobra.

Reel FX Creative

Estreia: Spy Troops
Interpretado por: Michael Dobson

Comandante Cobra em Spy Troops.

Sigma 6

Estreia: T01E02 – A Fuga
Interpretado por: Mark Thompson (EUA), Antônio Moreno (Brasil).

Comandante Cobra em A Fuga.

G.I. Joe: Resolute

Interpretado por: Charlie Adler

O Comandante Cobra em G.I. Joe: Resolute.

G.I. Joe: Renegados

Estreia: T01E01 - A Queda parte 1
Interpretado por: Charlie Adler

O Comandante Cobra em O Inimigo do meu Inimigo.

Videogames:

G.I. Joe - A Real American Hero ()

Sistema: Commodore 64/Apple II

G.I. Joe - A Real American Hero

Sistema: Nintendo

G.I. Joe - The Atlantis Factor

Sistema: Nintendo

A Real American Hero (Fliperama)

O Cobra Commander no fliperama de G.I. Joe.

Filmes:

G.I. Joe – A Origem de Cobra

Interpretado por: Joseph Gordon-Levitt
No primeiro filme da franquia, houve a tentativa de se criar uma história pregressa para o Comandante Cobra, e esconderam sua participação até o final da trama. Ele escraviza boa parte dos seus aliados com a ajuda da tecnologia de nanomitas, inclusive Destro e Baronesa, sua irmã.


 

G.I. Joe – Retaliação

Interpretado por: Luke Bracey
No segundo filme, eles deixaram tudo isso de lado e ele é apresentado apenas como um sujeito bem malvado e com recursos militares infinitos. Luke Bracey assumiu o papel em um uniforme que lembrava mais o original da versão 1.