Storm Shadow

O Storm Shadow foi lançado em 1984, como parte da série três do G.I. Joe. Além de ser um dos bonecos mais cobiçados de toda a coleção e um dos favoritos de muita gente, o ninja cobra também sempre teve um papel proeminente em todas as mídias que a marca esteve presente.

O nome Storm Shadow pode ser traduzido para o japonês como Arashikage, nome de clã do qual faz parte.

Nome de código:

Storm Shadow

COBRA NINJA

Significado do nome de código: Sombra da Tempestade
Local de nascimento: Classificado
Especialidade Primária: Assassino
Especialidade Secundária: Inteligência

Storm Shadow pode traçar sua história familiar ao longo de trinta gerações de assassinos. Ele pode escalar paredes com as mãos e pés nus, mover-se com velocidade ofuscante e suportar dificuldades e dores indescritíveis. Especialista qualificado: Arco longo, espada Samurai; Lançamento de estrelas; Nunchaku; Faixa preta de 8º grau em cinco artes marciais.

“Os grandes clãs assassinos Ninja desapareceram há cem anos. Se eles foram eliminados, ninguém assumiu o crédito por isso e, se eles ainda estão por aí – para quem eles estão trabalhando?”

Storm Shadow com Snake-Eyes em display no Pit Museum.

Brasil | Naja

No Brasil, foi lançado pela Estrela em 1987, como parte da série quatro do Comandos em Ação sob o nome de Cobra do Gelo (codinome Naja). Um fato curioso é que, apesar de sua ficha por aqui fazer uma breve menção a artes marciais, a proficiência em ninjitsu não é mencionada.

Um palpite meu para explicar isso é que, nos anos 80, a relação do seu uniforme com a arte marcial japonesa não era tão automática porque ela ainda não estava tão presente na cultura pop e o pessoal da fábrica brasileira nem se deu conta.

Naja em display no Pit Museum.

Animações

Sunbow

Storm Shadow apareceu pela primeira vez na animação da Sunbow na minissérie A Vingança do Cobra.

Storm Shadow em Terremoto Cobra.

O ator de voz Keone Young interpretava o personagem nos EUA. No Brasil, ele não teve um dublador consistente.

Young conosco na JoeFest 2019

Embora seu antagonista principal em quase todas as mídias tenha sido Snake-Eyes, na versão da Sunbow, seu nêmesis era Spirit. O nativo americano revela que Tommy um dia foi um Joe, mas que ele virou a casaca.

HQs

Marvel

Storm Shadow apareceu pela primeira vez na HQs em G.I. Joe – A Real American Hero nº 21.

Storm Shadow em ARAH nº 21 (traço de Larry Hama).

Nas HQs, ele tem uma rivalidade com Snake-Eyes, com quem serviu no Vietnã. Lá, ele falava muito em se juntar à “firma” do seu tio no Japão. Na verdade, era um clã de ninjas do qual ele era um dos mestres, e era conhecido como Young Master (Mestre Jovem).

Ele é proficiente em um método chamado “o ouvido que vê”, no qual é capaz de acertar um alvo mesmo que esteja atrás de uma parede sendo guiado apenas pelos sons de movimento, padrão respiratório e batimentos cardíacos.

O clã, incentivado por ele, acolhe Snake-Eyes depois que este perde toda a sua família nos EUA. Seu tio, o Hard Master, quer escolher este como seu sucessor, o que ele não aceita.

Enquanto o mestre ensina Snake-Eyes a confundir o ouvido que vê imitando os padrões de som de outra pessoa, ele é morto por uma flechada.

Pobre Hard Master…

Como ele estava imitando o próprio Snake-Eyes, os membros do clã acreditam que Storm Shadow queria matar o amigo, mas se confundiu de alvo. O que aconteceu na verdade é que ele havia visto o assassino fugindo em um helicóptero cobra. Ele foge para se juntar à organização e, assim, descobrir a identidade do verdadeiro matador. Sem dois de seus principais mestres, o Arashikage se desmantela.

Mais tarde, Storm Shadow descobre que o verdadeiro assassino do Hard Master é Zartan, e falha em mata-lo da primeira vez que tenta. Ele se refugia em Nova York, onde treina o filho renegado do Comandante Cobra, Billy, e recupera sua amizade com Snake-Eyes.

Filmes Live-action

G.I. Joe – A Origem do Cobra

Storm Shadow foi interpretado no cinema pelo sul-coreano Byung-Hun Lee. Embora alguns tenham ficado reticentes com a mania de Hollywood de colocar atores não-americanos com nacionalidade diferente do papel, muitas vezes com resultados esquisitos, o ator convenceu os fãs como o ninja que busca vingança contra Snake-Eyes (Ray Park) pela morte de seu mestre.

G.I. Joe – Retaliação

Neste filme, Storm Shadow descobre que foi enganado e Snake-Eyes não havia matado o seu mestre. Ele se une temporariamente aos joes para conseguir vingança contra o verdadeiro assassino: Zartan.