Snake-Eyes

Snake-Eyes foi originalmente lançado nos EUA pela Hasbro na primeira série de G.I. Joe, em 1982.

Informações da ficha:

Snake-Eyes

Nome de código:

Comando

Significado do nome de código: O termo Snake-Eyes, traduzido literalmente, quer dizer Olhos de Serpente. É como se chama um resultado no jogo de dois dados em que ambos saem com a face um virada para cima. Por analogia, também é usado para descrever uma situação que apresentou o pior resultado possível.
Nome de arquivo: (CLASSIFICADO)
Graduação: E-5
Local de Nascimento: (CLASSIFICADO)
Especialidade Primária: Infantaria
Especialidade Secundária: Instrutor de Combate Corpo-a-Corpo

Snake Eyes é proficiente em 12 diferentes sistemas de combate desarmados (Caratê, Kung-Fu, Jiujitsu) e é altamente qualificado no uso de armas afiadas. Recebeu treinamento extensivo em montanhismo, demolições submarinas, selva, sobrevivência no deserto e no Ártico, e alguma forma de medicina holística. Perito Qualificado: Todas as armas leves da OTAN e do Pacto de Varsóvia.
“O homem é um mistério total, mas ele é muito bom em seu trabalho, diabos, ele é o melhor.”

Note que nessa época, a ficha ainda não contava com proficiência em ninjitsu, pela qual ele e seu clã Arashikage ficaram conhecidos dentro da mitologia de G.I. Joe.

Uma curiosidade é que a cor preta de seu uniforme original foi uma maneira que a Hasbro encontrou de economizar na fabricação, e assim poder investir em mais detalhes nos outros personagens. A ironia é que ele acabou por se tornar o preferido de grande parte dos fãs.

Cartela do Snake-Eyes v. 1.
Snake-Eyes em display na área de treinamento do diorama do Pit. Pobre green-shirt.

Versão 1,5 | Swivel Arm

Assim como todos os bonecos de 1982, Snake-Eyes ganhou uma versão com um ponto de movimento a mais em 1983 que permitia girar o braço (swivel arm).

Cartela do Snake-Eyes v. 1,5.
Snake-Eyes v. 1,5 em display no Pit Museum.

Versão 2

A segunda versão de Snake-Eyes, lançada pela série quatro de G.I. Joe, em 1985, fez tanto sucesso quanto a original e introduziu em sua ficha a proficiência em ninjitsu que o uniu a seu companheiro de clã, Storm Shadow. Ele acompanhava seu lobo Timber.

Essa nova versão marca a primeira vez na série do G.I. Joe em que um personagem é repensado inteiramente do zero, sem aproveitar peças da anterior.

Informações da ficha:

Nome de código:

Snake-Eyes

COMANDO

Nome de arquivo: CLASSIFICADO
Graduação: E-5
Local de nascimento: CLASSIFICADO
Especialidade Primária: Infantaria
Especialidade Secundária: instrutor de combate corpo-a-corpo

O citado serviu em Patrulhas de Reconhecimento de Longa Distância no Sudeste Asiático. Deixou o serviço para estudar artes marciais místicas com a mesma família Ninja que originou Storm Shadow. Snake-Eyes estava vivendo uma vida ascética sozinho nas High Sierras¹ com um lobo de estimação chamado Timber quando foi recrutado para a equipe G.I. Joe.

Especialista Qualificado: Todas as armas da OTAN e do Pacto de Varsóvia, faixa preta em 12 diferentes sistemas de combate e altamente qualificado no uso de armas cortantes.

“Snake-Eyes foi malhado na bigorna da vida até ficar tão perigoso quanto uma espada afiada sendo agitada no escuro. A Equipe G.I. Joe embainhou esta espada e domou sua energia mortal, mas mesmo eles estão acostumados a esquecer que, mesmo dentro a segurança da sua bainha, a lâmina mantém a seu fio de corte”.

Storm Shadow com Snake-Eyes em display no Pit Museum.

Brasil

Versão 1 | O Invasor

Curiosamente, ele trocou de lado em seu lançamento no Brasil. Na primeira série da Estrela (1984), não foi lançado nenhum Cobra. Este boneco foi denominado Invasor e fazia o papel de inimigo dos Comandos em Ação.

Informações da ficha:

O Invasor

De origem desconhecida, os inimigos são muito poderosos e querem dominar o mundo. Eles sempre atacam em bando e aparecem em qualquer parte do planeta. A única coisa que pode deter o seu avanço é a presença dos Comandos, super preparados para enfrentar essa terrível ameaça mundial.

O Invasor exposto no Pit Museum.

Versão 2 | Cobra Invasor

Na série 2 de Comandos em Ação, com a chegada do Cobra ao Brasil, foi adicionado um logo prateado da organização ao peito do Invasor e ele foi rebatizado de Cobra Invasor. Sua ficha foi levemente adaptada.

Informações da ficha:

Cobra Invasor

De origem desconhecida, os inimigos são muito poderosos e querem dominar o mundo. São os COBRAS INVASORES. Sempre atacam em bando e aparecem em qualquer parte do planeta. A única coisa que pode deter o seu avanço é a presença dos Comandos, super preparados para enfrentar essa terrível ameaça mundial.

Cobra Invasor em display no Pit Museum.

Versão 3 | Lobisomem

No Brasil, a versão 2 do Snake-Eyes nos EUA foi lançada pela Estrela como parte da série seis de Comandos em Ação, de 1989, como Cobra Comandante Negro (codinome Lobisomem). Como se pode inferir pelo nome, ele virou novamente a casaca em território nacional e se uniu às legiões do Cobra.

Lobisomem em display no Pit Museum.

Japão| スネークアイ

Snake-Eyes v.2 foi lançado no Japão em 1986 com o nome de Snake-Eye pela Takara.

Informações da ficha:

スネークアイ

G-03
Nome em roomaji: Suneeku Ai (Snake-Eye)
Operações Secretas
Nome verdadeiro: Secreto
Habilidades especiais: Mestre de artes marciais
Local de nascimento: Secreto

Animações

Snake-Eyes apareceu pela primeira vez na animação da Sunbow na minissérie O Mecanismo MASS, de 1983.

Snake-Eyes na minissérie O Mecanismo MASS.
O melhor de Snake-Eyes em animações, na playlist de G.I. Joe no canal da Hasbro no Youtube

HQs

Marvel

Foi um personagem com muito destaque nas HQs escritas por Larry Hama. Apareceu pela primeira vez em G.I. Joe – A Real American Hero nº1, da Marvel.

Snake-Eyes em ARAH nº1 (traço de Herb Trimpe).

Nessa continuidade, Snake-Eyes serviu no Vietnã junto a Stalker e Storm Shadow. Quando voltou para os EUA, ele descobriu que sua irmã gêmea e seus pais haviam morrido em um acidente de carro.

Depois dessa tragédia, sem saber que rumo tomar na vida, decidiu largar tudo e juntar-se ao clã de ninjas de Storm Shadow, de quem era muito amigo, no Japão. Lá, ele se torna um dos melhores guerreiros, tanto que o presidente Hard Master quer transformá-lo em seu herdeiro, o que ele recusa.

Enquanto o mestre tenta ensinar a ele como camuflar seus sons, respiração e batimentos cardíacos característicos para se proteger da habilidade de Storm Shadow de ser capaz de atingir um alvo mesmo que ele esteja do outro lado de uma parede, ele é alvo de uma flechada que atravessa uma parede. Estranho.

O clã Arashikage imediatamente culpa Storm Shadow pelo assassinato, e ele foge. Ele estaria tentando matar Snake-Eyes, mas confundiu o alvo porque o mestre estava imitando os sons do pupilo na hora em que a flecha o atingiu. Sem dois de seus principais mestres, o clã é desbandado.

Mais tarde, o amigo diz a ele que não é o assassino, mas que o viu ao escapar entrando em um helicóptero do Cobra. Ele havia se juntado à organização para tentar descobrir a identidade do matador e conseguir sua vingança.

Ao se juntar ao G.I. Joe, ele começa a namorar a Scarlett. Eles estão juntos em uma missão quando o helicóptero em que estão enfrenta problemas, e a ruiva fica presa na porta. Snake-Eyes se recusa a deixá-la, e tem seu rosto atingido por um jato de gás em chamas do outro helicóptero, que entra pela janela na sua frente.

Ele salva a namorada, mas seu rosto fica completamente desfigurado e ele perde o sentido da fala. Ele termina com Scarlett sem maiores explicações.

A segunda versão de Snake-Eyes apareceu pela primeira vez nas HQs da Marvel em G.I. Joe – A Real American Hero nº 45.

Snake-Eyes em ARAH nº 45 (traço de Rod Whigham).

Quem consegue descobrir quem foi o assassino do Hard Master é o Soft Master, que invade uma delegacia de Springfield e entra no sistema para puxar o nome. Ele morre ao fugir dali, mas consegue transmitir uma mensagem com o nome do matador para Snake-Eyes: Zartan! Embora não tivesse a habilidade para imitar Storm Shadow, ele usou de tecnologia para encontrar e mirar no mestre, e sua força fez com que a flecha atravessar a parede.

Snake-Eyes faleceu no número 215, já pela IDW, publicada em 2015.

Filmes Live Action

G.I. Joe – A Origem do Cobra

Snake-Eyes é interpretado nos filmes live action de G.I. Joe por Ray Park.

Nessa versão, ele não fala porque fez um voto de silêncio depois da morte do Hard Master (Gerald Okamura). Storm Shadow (Byung-Hun Lee) acredita que Snake-Eyes foi o assassino e quer vingança contra o ex-companheiro de clã.

Snake-Eyes em G.I. Joe Rise of Cobra, da Paramount

G.I. Joe – Retaliação

Novamente com um papel de destaque, dessa vez Snake-Eyes consegue revelar a Storm Shadow que não foi ele quem matou o Hard Master, mas sim o Zartan.

Snake-Eyes em G.I. Joe Retaliação, da Paramount