Scarlett

A Scarlett fez parte da série um de G.I. Joe pela Hasbro em sua versão straight arm (braço duro).

Informações da ficha:

Nome de código:

Scarlett

Contra-inteligência

Significado do nome de código: Scarlett é um nome próprio e é possível que o apelido tenha origem em seu sobrenome O’Hara, o mesmo da Scarlett que protagoniza o filme …E O Vento Levou. Grafado com apenas um “t”, pode significar escarlate, o que combinaria com a cor de seus cabelos.
Nome de arquivo: O’Hara, Shana M.
Gaduação: E-5
Local de Nascimento: Atlanta, Georgia
Especialidade Primária: Inteligência
Especialidade Secundária: Classificado

O pai de Scarlett e os três irmãos eram instrutores de artes marciais. Ela começou seu treinamento aos 9 anos e foi premiada com sua primeira faixa preta aos 15 anos. Graduação: Treinamento de Infantaria Avançada e Escola Ranger. Educação especial: Escola de Operações Secretas; Escola de Franco-atirador da Marinha; Escola de Serviço Aéreo Especial; Simpósio de Tae Kwan Do dos Marines; Perita Qualificada: M-14; M-16; M-1911A1; M-79; M-3A1; M-700 (Rifle Sniper Remington); Mac-10; Besta XK-1; Lançamento de Estrelas; Garrote; Ka-Bar.

“Scarlett é confiante e resiliente … é notável que uma pessoa tão mortal ainda consiga manter um senso de humor.”

Scarlett em display na sala de situação do diorama do Pit.

Versão 1,5 | Swivel Arm

Como todos os bonecos de 1982, ela foi relançada em 1983 com um ponto de movimento a mais nos braços (swivel arm).

Embora personagens femininas não fossem muito demandadas pelos meninos (Scarlett vinha em quantidade mínima nas caixas fornecidas para as lojas), a ruiva criada em uma família de artes marciais foi um dos personagens mais destacados ao longo de toda a história do G.I. Joe – A Real American Hero.

Por ser a única mulher no começo, era comum que as crianças a colocassem como namorada de seu personagem favorito. Nas diversas versões de mídia, não foi diferente. Ela já foi interesse do Duke (principalmente na Sunbow), Snake-Eyes (principalmente na continuidade de Larry Hama na Marvel e IDW), Mainframe (na continuidade da IDW), e Rip Cord (no longa G.I. Joe – A Origem do Cobra).

Cartela da Scarlett v. 1,5.
Scarlett v. 1,5 em display no Pit Museum.

Brasil | Atena

No Brasil, Scarlett foi lançada pela Estrela na segunda série de Comandos em Ação (1985) como Contra-Espionagem, codinome Atena. A cor do seu uniforme era mais clara na versão nacional.

Informações da ficha:

Nome de código:

Atena

Contra Espionagem

ATENA, esta fiel companheira de aventuras dos Comandos tem por missão enganar os inimigos COBRA e descobrir seus planos. Infiltrando-se nas linhas inimigas, neutraliza suas ações, com coragem e sangue frio. Leva como proteção um sensacional arco-balestra.

Sparta exposta no Pit Museum.

Japão | スカーレット

Scarlett foi lançado no Japão em 1986 pela Takara.

Informações da ficha:

スカーレット

G-05
Nome em roomaji: Sukaaretto (Scarlett)

Animações

A primeira aparição de Scarlett na animação da Sunbow foi na minissérie O Dispositivo MASS, de 1983.

Melhores cenas da Scarlett em animações na playlist do G.I. Joe no canal da Hasbro do Youtube

HQs

Nas HQs da Marvel, Scarlett sempre teve grande destaque. Ela apareceu pela primeira vez nas HQs em G.I. Joe – A Real American Hero nº1 da Marvel.

Scarlett em ARAH nº1 (traço de Herb Trimpe)

Filmes Live Action

G.I. Joe – A Origem do Cobra

Scarlett aparece no filme G.I. Joe – A Origem do Cobra, de 2009, interpretada pela atriz Rachel Nichols. Ela é apresentada como séria e acadêmica.

Luta entre Scarlett e Baronesa no filme G.I. Jos – Rise of Cobra, da Paramount