Rip Cord

Rip Cord foi originalmente lançado como parte da série três de G.I. Joe em 1984.

Informações da ficha:

Nome de código

Rip Cord

HALO JUMPER (Saltador HALO, sigla para Altitude Elevada, Abertura Baixa em inglês)

Significado do nome de código: Cordinha de abertura do paraquedas
Nome de arquivo: Weems, Wallace A.
Número de série: RA148231056
Graduação: E-4
Local de nascimento: Columbus, Ohio
Especialidade Primária: Infantaria Aerotransportada
Especialidade Secundária: Demolições

Rip Cord entrou para a Patrulha Aérea Civil no ensino médio. Descobriu o paraquedismo e se juntou à equipe G.I. Joe para que ele pudesse pular de altitudes muito mais elevadas. Perito qualificado: M-16; Pistola Automática M-1911A1; Carl Gustav 9 mm Parabelum; Browning Hi-Power.

“Vamos dizer que você tem um local problemático – você não pode ir de barco, a pé ou de carro. Então, você manda um avião tão alto que não pode ser visto ou ouvido. Rip Cord salta e despenca como uma rocha por milhares de pés de altura. Em seguida, abre o paraquedas no último momento possível para evitar detecção visual e eletrônica. O que ele faz uma vez que atinge o solo, você nem vai querer saber. “

Rip Cord no Skyhawk em display no diorama de Broca Beach, no Pit Museum.

Brasil

Versão 1 | Fumaça

No Brasil, foi lançado pela Estrela como parte da série quatro do Comandos em Ação, em 1987 como Batedor Anti-Fogo (codinome Fumaça).

Nome de código:

Fumaça

Batedor Anti-Fogo

É o primeiro a enfrentar as missões mais “quentes”. Equipado com sua máscara de oxigênio, Fumaça atravessa incêndios e zonas bombardeadas para fazer o reconhecimento do terreno. Por entre os destroços, sempre pode restar um Cobra escondido pronto para dar o bote. Mas, com seus reflexosa ultra-rápidos, Fumaça antecipa qualquer golpe traiçoeiro e prende os inimigos. Os outros Comandos se aproximam depois que o terreno está limpo e a fumaça acabou, para comprovar que o valor do seu Fumaça não apaga nunca!

Fumaça em display no Pit Museum.

Versão 2 | Relâmpago

Em 1989, Rip Cord foi repintado para criar o personagem Naja Motociclista, codinome Relâmpago. Ele pertencia à Força Naja e foi uma figura exclusiva do Brasil.

Nome de código:

Relâmpago

Naja Motociclista

Após surpreender a todos com seu perigoso número de “Globo da Morte”, o jovem “RELÂMPAGO” foi o sucesso de um show ao acertar um alvo móvel de sua moto a 200 km/h! Rapidamente foi convocado para a Força Tigre dos Comandos. E rápido como um raio passou para o lado do inimigo! Descoberto traidor, foi expulso da Força Tigre. Hoje, faz parte da Força Naja, tropa de elite Cobra para missões que requerem capacidade sobre-humana. Quando o ronco da sua moto troveja, os Tigres têm que “pensar rápido”, pois o bote de “RELÂMPAGO” é fulminante!

Animações

Sunbow

Rip Cord apareceu pela primeira vez nas animação da Sunbow na minissérie A Vingança do Cobra.

Rip Cord em Dinheiro para Queimar.

HQs

Marvel

Rip Cord apareceu pela primeira vez em G.I. Joe – A Real American Hero nº 32, da Marvel.

Rio Cord em ARAH nº 32 (traço de Frank Springer).

Filmes Live-Action

G.I. Joe – A Origem do Cobra

Neste filme, o personagem foi interpretado por Marlon Wyans, o que foi bastante polêmico entre os fãs, uma vez que o ator é conhecido pelas comédias escrachadas que faz com o irmão Shawn, como Todo Mundo em Pânico, As Branquelas e O Pequenino.

Rip Cord é um personagem que nunca apareceu muito no universo de histórias do G.I. Joe, então o medo não era que o personagem aparecesse diferente do que os fãs lembram, mas sim que ele trouxesse um humor bobo demais para o filme.

Wyans como Rip Cord. Infelizmente não foi dessa vez.

Os produtores justificaram a escolha afirmando que Wyans tem porte físico para fazer um herói de ação, além de ter sido elogiado em papéis sérios, como em Réquiem para um Sonho. Eles têm razão, mas o roteiro não ajudava muito e o medo dos fãs se confirmou . Rip Cord acabou sendo um dos principais pontos fracos do filme.