Lady Jaye

A Lady Jaye fez parte da série quatro de G.I. Joe, em 1985.

Uma curiosidade é que o nome Lady Jaye era o apelido da esposa de Jay Bacal, lembrado por ser filho do CEO da Hasbro, Griffin Bacal, mas que também escreveu e dirigiu alguns episódios das animações da empresa, inclusive G.I. Joe.

Informações da ficha:

Nome de código:

Lady Jaye

COVERT OPERATIONS  (Operações Secretas)

Significado do nome de código: Senhora Jota
Nome de arquivo: Hart-Burnett, Alison R.
NÚMERO DE SÉRIE: 853-71-6749
Graduação: E-4
Local de Nascimento: Martha’s Vineyard, Massachusetts.
Especialidade Primária: Inteligência
Especialidade Secundária: funcionária de pessoal

Lady Jaye se formou em Bryn Mawr e fez sua pós-graduação no Trinity College, em Dublin, onde adquiriu o tênue ritmo gaélico que adorna sua fala. Uma atriz e mímica premiada, assim como linguista estudada, ela pode facilmente passar por uma local na França, Itália, Polônia, Rússia, Alemanha, Afeganistão, Espanha e Portugal.
Paraquedista e Ranger qualificada, graduada pela escola de inteligência de Fort Holabird. Especialista qualificada: M-16, M1911A1 e besta recurva.

“A Lady Jaye não entra nessa picaretagem de peruca e máscara de borracha daqueles palhaços do Missão Improvável… Ela se torna a pessoa: linguagem corporal, gestos sutis, acentuação correta do dialeto – O olhar certo nos olhos. Com uma manta e sandálias, ela pode agachar com uma cesta de laranjas em qualquer mercado do Oriente Médio e se misturar perfeitamente. “

Lady Jaye no convés do USS Flagg, em exposição no Pit Museum.

Animações

Sunbow

Na dublagem da Herbert Richers, a pronúncia da letra J do seu nome era aportuguesada, sendo portanto chamada de Lady Jota. Ela teve duas dubladoras no Brasil, Edna Mayo e Nádia Carvalho.

Ela apareceu primeiro nos desenhos da Sunbow na minissérie A Vingança do Cobra. Sua voz, nos EUA, era interpretada por Mary McDonald-Lewis.

Na animação, ela é par romântico do Flint, e a filha do casal, chamada Marissa, se torna personagem recorrente do desenho dos Transformers (que está um pouco no futuro em relação à continuidade de G.I. Joe) na terceira temporada. Apesar de essa informação não ser explícita, ela foi confirmada por Flint Dille, que trabalhou como roteirista das duas séries.

Marissa Faireborn, no desenho dos Transformers.

HQs

Marvel

Lady Jaye apareceu pela primeira vez em G.I. Joe – A Real American Hero nº 32, da Marvel.

Lady Jaye em ARAH nº 32 (traço de Frank Springer).

Filmes Live-action

G.I. Joe – Retaliação

Lady Jaye é uma das protagonistas de G.I. Joe – Retaliação, em que é interpretada pela atriz Adrianne Palicki. Como em outras mídias, Flint (DJ Cotrona) é seu interesse romântico, embora não role muita coisa entre eles.

Ela tem uma relação difícil com Joe Colton (Bruce Willis), militar das antigas que conheceu seu pai e tem dificuldades de aceitar mulheres nas Forças Armadas.